Caça ao Tesouro das Sílabas

Desenvolvida por: Maress… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias
Temática: Leitura e escrita de palavras

Nesta atividade lúdica e interativa denominada 'Caça ao Tesouro das Sílabas', os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental embarcam em uma empolgante jornada de descoberta e aprendizagem. A aventura incita os estudantes a resolverem enigmas que os conduzem à formação de novas palavras utilizando as combinações sílabicas CV, V, CVC, CCV. Através da decifração dos enigmas e da escrita das palavras, os alunos praticam e reforçam as regras de escrita e pontuação previamente ensinadas. Este processo não apenas fortalece a habilidade de leitura e escrita, como também promove o engajamento e a motivação por meio de uma atmosfera de mistério e exploração. Ao consolidar todas as palavras-chave, os estudantes são levados ao local onde o tesouro secreto está escondido. Este tesouro pode ser uma caixa contendo livros diversos ou uma seleção cuidadosa de poemas visuais, estimulando a apreciação da leitura e o contato com diferentes texturas literárias. Assim, a atividade não somente aborda habilidades essenciais de literacia definidas pela BNCC, como também enriquece a experiência dos alunos com a literatura.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos, utilizando para isso estruturas sílabicas variadas. Espera-se que, por meio deste jogo educativo, os estudantes melhorem sua capacidade de decodificação e escrita de palavras, seguindo as normas de pontuação e escrita corretas. Adicionalmente, almeja-se cultivar o gosto pela leitura através do tesouro final, encorajando os alunos a explorarem diferentes gêneros literários. A atividade estimula não apenas o aprendizado individual, mas também enfatiza o trabalho em equipe, o raciocínio lógico, e habilidades de resolução de problemas, importantes para o desenvolvimento integral dos alunos.

  • Desenvolver habilidades de decodificação e formação de palavras utilizando as estruturas sílabicas CV, V, CVC, CCV.
  • Praticar as regras de escrita e pontuação corretas.
  • Estimular o gosto pela leitura através da descoberta e exploração de livros e poemas visuais.
  • Promover trabalho em equipe, raciocínio lógico e resolução de problemas.
  • Aplicar conhecimentos prévios de leitura e escrita em um contexto lúdico.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade foi cuidadosamente escolhido para complementar e reforçar as competências de leitura e escrita dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Focando nas estruturas sílabicas especificadas pela BNCC e na aplicação correcta das regras de escrita e pontuação, os alunos terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades linguísticas. Além disso, a introdução à variedade de textos, como os poemas visuais, visa ampliar a compreensão e apreciação da linguagem em diferentes formatos.

  • Estruturas sílabicas: CV, V, CVC, CCV
  • Regras de escrita e pontuação
  • Formação e decodificação de palavras
  • Leitura e interpretação de poemas visuais
  • Introdução aos gêneros literários

Metodologia

A abordagem pedagógica desta atividade engloba metodologias ativas como Aprendizagem Baseada em Jogos, que permite aos alunos aprenderem de forma dinâmica e interativa. Através da 'Caça ao Tesouro das Sílabas', os estudantes irão explorar, investigar e descobrir, aplicando seus conhecimentos em um contexto prático e lúdico. Esta metodologia não só facilita a fixação do conteúdo de forma mais significativa, como também promove o desenvolvimento de competências socioemocionais, como trabalho em equipe e resolução de problemas.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Resolução de enigmas em equipe
  • Descoberta guiada
  • Atividades mão-na-massa
  • Apresentação e discussão coletiva dos poemas visuais

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada ao longo de quatro aulas de cinquenta minutos cada, permitindo um progresso gradual e efetivo na aprendizagem e na solução dos enigmas. Este tempo será dividido entre a introdução das atividades, a exploração e resolução de enigmas, a descoberta do tesouro e, por fim, a apreciação e discussão dos poemas visuais e livros encontrados.

  • Aula 1: Introdução ao jogo e exploração das estruturas sílabicas.
  • Aula 2: Resolução de enigmas em equipes.
  • Aula 3: Decifração dos enigmas finais e descoberta do tesouro.
  • Aula 4: Apresentação e apreciação do tesouro de livros e poemas visuais.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, observando a participação ativa e colaborativa dos alunos durante a resolução dos enigmas e a descoberta do tesouro. Será fornecido feedback contínuo, estimulando a reflexão dos estudantes sobre as estratégias utilizadas e o progresso na leitura e escrita. A correção e discussão em grupo das palavras e enigmas solucionados, além da expressão das impressões sobre os poemas visuais, serão cruciais para a avaliação do engajamento e compreensão dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis, incluindo fichas com enigmas, lápis, borrachas, cadernos para anotações, uma caixa decorada para simbolizar o tesouro e uma seleção de livros e cópias de poemas visuais. O uso de elementos visuais e tangíveis estimula o interesse e a participação dos alunos, criando uma experiência de aprendizagem mais imersiva e significativa.

  • Fichas com enigmas
  • Lápis e borrachas
  • Cadernos para anotações
  • Caixa decorada para o tesouro
  • Seleção de livros e poemas visuais

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo