Caça ao Tesouro das Sílabas

Desenvolvida por: Valqui… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e escrita

A atividade 'Caça ao Tesouro das Sílabas' é uma experiência lúdica e educativa projetada para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Nela, os alunos são divididos em pequenos grupos e participam de uma emocionante caça ao tesouro dentro da sala de aula ou no pátio da escola, procurando por sílabas escondidas em locais diversos. Com a ajuda de pistas, eles devem encontrar estas sílabas e, em seguida, usar sua criatividade e conhecimento para combinar as sílabas encontradas e formar o maior número possível de palavras. Esta atividade foca nas correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona no final de palavra), promovendo o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. É uma forma divertida de motivar os alunos, incentivando o trabalho em equipe, a movimentação e a aplicação prática das habilidades linguísticas. A equipe que conseguir formar mais palavras válidas ganha a competição, unindo diversão e aprendizado de maneira integrada.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, de maneira lúdica e participativa. Por meio da caça ao tesouro das sílabas, os estudantes terão a oportunidade de praticar a segmentação de palavras em sílabas, além de trabalhar com as correspondências regulares diretas entre letras e fonemas e as correspondências regulares contextuais. Além disso, a atividade busca fomentar habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, liderança, e solução de problemas, ao mesmo tempo em que estimula a movimentação física e a exploração do ambiente ao seu redor.

  • Praticar a segmentação de palavras em sílabas.
  • Identificar e aplicar correspondências regulares diretas entre letras e fonemas.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.
  • Estimular a atividade física e a exploração do ambiente.
  • Promover o prazer pela descoberta e aprendizado autônomo.

Conteúdo Programático

Este plano de aula aborda a importância das habilidades básicas de leitura e escrita, focando em elementos fundamentais como a segmentação de palavras e a correspondência fonêmica. Os estudantes terão a chance de aplicar essas habilidades em um contexto prático e significativo, por meio de uma atividade envolvente e divertida. A inclusão de movimentação física e trabalho em equipe destaca a abordagem holística do processo de aprendizagem, onde o desenvolvimento cognitivo, social e físico dos alunos é considerado.

  • Segmentação de palavras em sílabas.
  • Correspondências regulares diretas e contextuais entre letras e fonemas.
  • Trabalho em equipe e desenvolvimento socioemocional.
  • Motricidade e exploração do ambiente.

Metodologia

A metodologia ativa será empregada na Caça ao Tesouro das Sílabas, onde os alunos são protagonistas de sua aprendizagem. Eles deverão explorar o ambiente, buscar pistas, e trabalhar em equipe para encontrar e compor palavras a partir de sílabas escondidas. O feedback imediato dado pelos professores durante a atividade incentiva a reflexão sobre as estratégias adotadas e promove uma aprendizagem significativa e duradoura.

  • Dinâmica de caça ao tesouro para exploração de sílabas.
  • Trabalho em equipe para solução de desafios.
  • Reflexão guiada e feedback imediato do professor.
  • Utilização de pistas e elementos do ambiente.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade totalizará uma carga horária de 6 horas, divididas em 7.2 aulas de 50 minutos cada, onde os alunos serão introduzidos à atividade, participarão da caça ao tesouro, e finalizarão com a criação de palavras e reflexão sobre o processo.

  • Aula 1: Introdução e divisão dos grupos.
  • Aulas 2 e 3: Explicação das regras e início da caça.
  • Aulas 4 e 5: Continuação da caça ao tesouro.
  • Aula 6: Criação de palavras com as sílabas encontradas.
  • Aula 7: Apresentação das palavras, contagem de pontos e reflexão.
  • Aula 7.2: Encerramento e feedback.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Caça ao Tesouro das Sílabas' será baseada na quantidade de palavras válidas formadas por cada equipe, considerando as correspondências regulares entre letras e fonemas. Além disto, será considerada a participação, engajamento no trabalho em equipe e a capacidade de resolver problemas de forma criativa. Professores devem observar como os alunos aplicam o conhecimento adquirido durante a atividade, incentivando a reflexão sobre diferentes estratégias de aprendizagem. Exemplos específicos de como equipes superaram desafios ou utilizaram pistas criativamente podem ser discutidos para promover a reflexão.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da Caça ao Tesouro das Sílabas, serão necessários diversos recursos como sílabas impressas ou escritas em papel colorido e escondidas pela sala ou pátio, pistas impressas, cadernos ou folhas em branco para a composição das palavras, canetas ou lápis. Adicionalmente, um espaço adequado que permita a movimentação dos alunos é essencial, assim como a supervisão e orientação constante do professor.

  • Sílabas impressas ou escritas em papel colorido.
  • Pistas impressas para guiar os alunos.
  • Cadernos ou folhas em branco e canetas/lápis.
  • Espaço adequado para movimentação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo