Caça ao Tesouro do Conhecimento

Desenvolvida por: Vander… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Exploração e Descoberta de Informações

A atividade 'Caça ao Tesouro do Conhecimento' propõe uma dinâmica envolvente e educativa onde alunos do 2º ano do Ensino Fundamental são convidados a participar de uma caça ao tesouro. O objetivo central é incentivar os estudantes a desenvolverem suas habilidades de leitura, compreensão e trabalho em equipe através de uma experiência prática de investigação. A sala será dividida em grupos e cada um receberá uma série de pistas que os levarão a encontrar diferentes textos e recursos visuais espalhados pela sala ou escola. Esses recursos podem incluir trechos de livros, imagens, diagramas, e curiosidades. Ao longo da atividade, os alunos vão exercitar a leitura em grupo, a colaboração, e buscarão identificar e compreender informações explícitas nos materiais encontrados. A culminação da atividade ocorrerá com a elaboração de um verbete para uma enciclopédia infantil, onde cada grupo apresentará o que aprendeu e incluirá curiosidades interessantes sobre o tema explorado. Este exercício não só ajuda a consolidar o conhecimento factual sobre o tema, mas também promove habilidades investigativas, a comunicação eficaz, e o engajamento entre os estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade englobam o desenvolvimento das competências de leitura colaborativa e a habilidade de localizar informações explícitas em textos simples. Além disso, visa-se aprimorar a capacidade dos alunos de escutar atentamente, tanto instruções quanto contribuições dos colegas, formulando perguntas pertinentes quando necessário. Espera-se que os alunos adquiram um maior entendimento de como contextualizar informações dentro de um formato enciclopédico simples, traduzindo suas descobertas em conteúdos claros e interessantes.

  • Desenvolver a capacidade de leitura e compreensão de textos.
  • Estimular a colaboração entre os alunos durante atividades de grupo.
  • Promover a habilidade de transformar informações em um formato claro e informativo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP17: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP10: Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade está centrado em três tópicos principais: a leitura e interpretação de textos simples, a capacidade de identificar informações explícitas nesses textos, e a colaboração em projetos de grupo. A atividade oferece uma oportunidade para os alunos praticarem leitura e interpretação dentro de um contexto prático e lúdico, incentivando a curiosidade e a descoberta. Além disso, promove a troca de ideias entre os alunos, essencial para desenvolver habilidades sociais e comunicativas.

  • Leitura colaborativa de textos simples.
  • Identificação de informações explícitas em textos.
  • Trabalho colaborativo em projetos de grupo.

Metodologia

A metodologia adotada envolve uma abordagem prática e interativa, centrada nos alunos, que utiliza uma caça ao tesouro como ferramenta de engajamento. Os alunos serão organizados em grupos, recebendo pistas que os conduz ao encontro de diversos materiais de leitura distribuídos pelo ambiente escolar. Essa abordagem busca não apenas motivar os estudantes através de uma atividade divertida, mas também incentivar o trabalho em equipe e a resolução colaborativa de problemas. Ao final, a criação dos verbetes enciclopédicos serve para consolidar e aplicar os conhecimentos adquiridos de maneira significativa.

  • Divisão dos alunos em grupos pequenos.
  • Distribuição de pistas para encontrar materiais de leitura.
  • Colaboração para criar verbetes enciclopédicos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está dividido em duas etapas principais, distribuídas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos se familiarizarão com a dinâmica da caça ao tesouro e darão início à busca e análise dos recursos textuais e visuais. A segunda aula será dedicada à elaboração dos verbetes enciclopédicos, assegurando que cada grupo tenha tempo suficiente para discutir, redigir e revisar seus textos, além de apresentar suas descobertas à turma.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Elaboração e apresentação dos verbetes enciclopédicos.

Avaliação

A avaliação dos alunos será multidimensional, focando tanto no processo quanto no produto final da atividade. Durante a caça ao tesouro, os alunos serão observados quanto à sua capacidade de trabalhar em equipe e ao engajamento com a tarefa. Critérios como colaboração, participação ativa, e respeito às ideias dos colegas serão levados em consideração. Para a avaliação do verbete enciclopédico, serão analisados a clareza e precisão das informações apresentadas, a coerência do texto, e a inclusão de curiosidades relevantes e interessantes. Exemplos de critérios específicos incluem: se o verbete responda às perguntas básicas sobre o tema (quem, o que, quando, onde, por que), se as curiosidades são bem integradas e enriquecem o texto, e se o grupo demonstrou habilidade em revisar e melhorar o texto com base em feedback.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade são variados e devem incluir materiais que estimulem a leitura e a curiosidade dos alunos. Serão utilizados textos simplificados, diagramas e imagens relacionadas ao tema escolhido, além de pistas impressas que orientem a caça ao tesouro. É fundamental também a utilização de um espaço amplo onde os alunos possam se movimentar livremente. Recursos digitais, como tablets ou computadores, poderão ser usados para a pesquisa adicional e formatação dos verbetes.

  • Textos infantis simplificados.
  • Diagramas e imagens relacionados ao tema.
  • Espaço amplo para a caça ao tesouro.
  • Acesso a recursos digitais (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo