Caça ao Tesouro Literário

Desenvolvida por: Aldeni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Leitura e interpretação de textos

Este plano de aula tem como objetivo conduzir os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I em uma emocionante aventura de caça ao tesouro, a qual é realizada dentro da escola ou da sala de aula. A atividade começa com a leitura de um mapa repleto de pistas escritas e desenhos, guiando os estudantes através de uma jornada em busca de trechos perdidos de histórias clássicas. Estes trechos, uma vez encontrados, deverão ser coletados pelos alunos e montados em ordem para formar uma narrativa completa. Ao final da atividade, os grupos de alunos terão o desafio de ler a história reconstituída, identificando seus elementos primordiais como início, meio e fim. Depois, serão incentivados a produzir uma recontagem criativa do texto, adicionando ou alterando elementos da trama conforme sua imaginação permitir. Esta atividade pedagógica prática não só estimula a compreensão leitora, mas também promove a produção escrita colaborativa, incluindo a elaboração criativa e o trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade Caça ao Tesouro Literário visa desenvolver nas crianças habilidades de leitura e interpretação de texto de forma lúdica e interativa. Ao longo da atividade, os alunos serão capazes de melhorar a sua compreensão textual, identificando elementos fundamentais de histórias, como início, meio e fim. Além disso, a iniciativa visa ampliar a criatividade e inovação, permitindo que os estudantes recriem as histórias coletadas com novos elementos, fomentando também a habilidade de trabalho em equipe e colaboração ao realizar tarefas em grupo. Estas metas educativas alinham-se com os objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino fundamental.

  • Compreensão e interpretação de textos
  • Identificação dos elementos da narrativa
  • Produção escrita criativa e colaborativa
  • Desenvolvimento da criatividade
  • Trabalho em equipe e colaboração

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • EF02LP18: Planejar e produzir cartazes e folhetos para divulgar eventos da escola ou da comunidade, utilizando linguagem persuasiva e elementos textuais e visuais (tamanho da letra, leiaute, imagens) adequados ao gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF02LP27: Reescrever textos narrativos literários lidos pelo professor.

Conteúdo Programático

A atividade Caça ao Tesouro Literário incorpora conceitos fundamentais para o desenvolvimento das habilidades de leitura, interpretação e produção textual no contexto educativo do 2º ano do Ensino Fundamental. Ao envolver os alunos em uma busca ativa e lúdica por trechos de histórias clássicas, a metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Jogos será aplicada, promovendo um ambiente de descoberta e colaboração. Além disso, a atividade traz à tona a importância da narrativa e dos elementos que a compõem, estimulando os estudantes a explorarem sua criatividade ao recriar e reimaginar as histórias através da escrita.

  • Leitura e interpretação de textos
  • Elementos da narrativa
  • Produção de texto
  • Trabalho em equipe
  • Criatividade na escrita

Metodologia

A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos será o pilar desta atividade, onde os alunos estarão engajados em uma caça ao tesouro literária. Através de pistas e mapas, eles serão incentivados a explorar o ambiente escolar em busca de trechos escondidos de histórias clássicas. Esta abordagem permite que os estudantes vivenciem a aprendizagem de modo ativo, promovendo a colaboração, a interpretação de texto e a criatividade. Será um trabalho em equipe, com cada grupo responsável por decifrar as pistas, encontrar os trechos e, ao final, reconstruir e reimaginar a história em uma narrativa coletiva.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Trabalho em equipe
  • Leitura interpretativa
  • Atividades de recontagem
  • Uso de pistas e mapas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 4 aulas de 50 minutos, totalizando uma carga horária de 4 horas. Durante este período, os alunos serão divididos em grupos para realizar a caça ao tesouro, seguida da etapa de reagrupamento das histórias e a produção da recontagem criativa.

  • Aula 1: Introdução à atividade e explicação das regras. Leitura inicial do mapa e distribuição dos primeiros materiais.
  • Aula 2: Continuação da caça ao tesouro com acompanhamento e suporte do professor.
  • Aula 3: Reunião dos grupos para organizar os trechos encontrados em uma narrativa coerente e completa.
  • Aula 4: Produção da recontagem criativa da história em grupo e apresentação para a classe.

Avaliação

A avaliação da atividade Caça ao Tesouro Literário focará na participação ativa, habilidade de trabalhar em equipe, compreensão leitora, capacidade de interpretação de texto e criatividade na recontagem da história. Será considerada a eficácia dos alunos em seguir pistas, engajamento durante o processo de busca, e a habilidade de sintetizar as informações coletadas em uma narrativa coerente. Adicionalmente, a qualidade criativa da recontagem, incluindo originalidade e a adição de elementos novos à trama, será avaliada. Exemplos de sucesso incluem a clara identificação dos elementos da narrativa, colaboração efetiva entre os membros do grupo e a entrega de uma versão reimaginada da história que mantenha sua essência, mas com toques pessoais.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos materiais como mapas temáticos contendo pistas, trechos impressos de histórias, envelopes ou caixas para esconder os trechos, e materiais de escrita para a etapa de recontagem. Além disso, a utilização de recursos como fantasias ou objetos que possam enriquecer a ambientação da caça ao tesouro pode ser considerada, contribuindo para uma imersão maior dos alunos na atividade.

  • Mapas temáticos com pistas
  • Trechos impressos de histórias
  • Envelopes ou caixas para esconder os trechos
  • Materiais de escrita (lápis, borracha, papel)
  • Fantasias ou objetos temáticos (opcionais)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo