Este plano de aula tem como objetivo conduzir os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I em uma emocionante aventura de caça ao tesouro, a qual é realizada dentro da escola ou da sala de aula. A atividade começa com a leitura de um mapa repleto de pistas escritas e desenhos, guiando os estudantes através de uma jornada em busca de trechos perdidos de histórias clássicas. Estes trechos, uma vez encontrados, deverão ser coletados pelos alunos e montados em ordem para formar uma narrativa completa. Ao final da atividade, os grupos de alunos terão o desafio de ler a história reconstituída, identificando seus elementos primordiais como início, meio e fim. Depois, serão incentivados a produzir uma recontagem criativa do texto, adicionando ou alterando elementos da trama conforme sua imaginação permitir. Esta atividade pedagógica prática não só estimula a compreensão leitora, mas também promove a produção escrita colaborativa, incluindo a elaboração criativa e o trabalho em equipe.
A atividade Caça ao Tesouro Literário visa desenvolver nas crianças habilidades de leitura e interpretação de texto de forma lúdica e interativa. Ao longo da atividade, os alunos serão capazes de melhorar a sua compreensão textual, identificando elementos fundamentais de histórias, como início, meio e fim. Além disso, a iniciativa visa ampliar a criatividade e inovação, permitindo que os estudantes recriem as histórias coletadas com novos elementos, fomentando também a habilidade de trabalho em equipe e colaboração ao realizar tarefas em grupo. Estas metas educativas alinham-se com os objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino fundamental.
A atividade Caça ao Tesouro Literário incorpora conceitos fundamentais para o desenvolvimento das habilidades de leitura, interpretação e produção textual no contexto educativo do 2º ano do Ensino Fundamental. Ao envolver os alunos em uma busca ativa e lúdica por trechos de histórias clássicas, a metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Jogos será aplicada, promovendo um ambiente de descoberta e colaboração. Além disso, a atividade traz à tona a importância da narrativa e dos elementos que a compõem, estimulando os estudantes a explorarem sua criatividade ao recriar e reimaginar as histórias através da escrita.
A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos será o pilar desta atividade, onde os alunos estarão engajados em uma caça ao tesouro literária. Através de pistas e mapas, eles serão incentivados a explorar o ambiente escolar em busca de trechos escondidos de histórias clássicas. Esta abordagem permite que os estudantes vivenciem a aprendizagem de modo ativo, promovendo a colaboração, a interpretação de texto e a criatividade. Será um trabalho em equipe, com cada grupo responsável por decifrar as pistas, encontrar os trechos e, ao final, reconstruir e reimaginar a história em uma narrativa coletiva.
A atividade será desenvolvida ao longo de 4 aulas de 50 minutos, totalizando uma carga horária de 4 horas. Durante este período, os alunos serão divididos em grupos para realizar a caça ao tesouro, seguida da etapa de reagrupamento das histórias e a produção da recontagem criativa.
A avaliação da atividade Caça ao Tesouro Literário focará na participação ativa, habilidade de trabalhar em equipe, compreensão leitora, capacidade de interpretação de texto e criatividade na recontagem da história. Será considerada a eficácia dos alunos em seguir pistas, engajamento durante o processo de busca, e a habilidade de sintetizar as informações coletadas em uma narrativa coerente. Adicionalmente, a qualidade criativa da recontagem, incluindo originalidade e a adição de elementos novos à trama, será avaliada. Exemplos de sucesso incluem a clara identificação dos elementos da narrativa, colaboração efetiva entre os membros do grupo e a entrega de uma versão reimaginada da história que mantenha sua essência, mas com toques pessoais.
Para a realização desta atividade, serão necessários diversos materiais como mapas temáticos contendo pistas, trechos impressos de histórias, envelopes ou caixas para esconder os trechos, e materiais de escrita para a etapa de recontagem. Além disso, a utilização de recursos como fantasias ou objetos que possam enriquecer a ambientação da caça ao tesouro pode ser considerada, contribuindo para uma imersão maior dos alunos na atividade.
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