Caça ao Tesouro Literário

Desenvolvida por: Yasmin… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação de textos literários

A atividade 'Caça ao Tesouro Literário' é projetada para envolver alunos do 2º ano do Ensino Fundamental em uma experiência imersiva e divertida de leitura. Divididos em pequenos grupos, os estudantes embarcarão em uma aventura dentro e fora da sala de aula, buscando pistas escondidas que estão intimamente relacionadas a trechos de obras literárias adequadas à sua faixa etária. Cada pista descoberta levará a um novo trecho de livro que deverá ser lido em conjunto pela equipe, incentivando a leitura compartilhada e a interpretação coletiva. Além de fomentar o trabalho em equipe, esta atividade tem o intuito de apresentar aos alunos diversos gêneros literários e autores, estimulando a apreciação pela literatura e o desenvolvimento da fluência leitora. A caça ao tesouro não só promoverá uma aproximação lúdica e dinâmica com os livros, mas também ajudará a desenvolver habilidades de pesquisa, interpretação textual e solução de problemas, fundamentais para o processo educativo dos alunos nesta fase de aprendizado.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos de aprendizagem desta atividade são estimular a leitura compartilhada entre os alunos, promover a colaboração e o trabalho em equipe, e desenvolver habilidades de interpretação e análise literária. Além disso, espera-se que os estudantes ampliem seu repertório literário, entrando em contato com uma diversidade de gêneros literários e autores, o que contribuirá para o desenvolvimento de uma relação positiva e prazerosa com a leitura. Esta atividade também visa desenvolver habilidades de raciocínio lógico e solução de problemas através das pistas que precisam ser decifradas, bem como habilidades de pesquisa ao buscar informações adicionais para compreender melhor os contextos dos textos.

  • Promover a leitura colaborativa de textos literários.
  • Fomentar o desenvolvimento do raciocínio lógico e da interpretação textual.
  • Explorar a diversidade literária, introduzindo diferentes gêneros e autores.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.
  • Estimular o interesse e o prazer pela leitura.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
  • EF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
  • EF02LP21: Explorar, com a mediação do professor, textos informativos de diferentes ambientes digitais de pesquisa, conhecendo suas possibilidades.

Conteúdo Programático

Este plano de aula enfoca a interação dos alunos com textos literários de diferentes gêneros, promovendo a compreensão e análise da estrutura narrativa, personagens, cenários e temas. Por meio de uma metodologia ativa, os estudantes serão encorajados a participar ativamente de sua aprendizagem, colaborando com seus colegas para solucionar os enigmas propostos pela atividade de caça ao tesouro. O conteúdo programático abrangerá a leitura e interpretação de textos, desenvolvimento de habilidades de pesquisa, e engajamento com obras literárias de modo a desenvolver uma apreciação pela diversidade literária.

  • Leitura e interpretação de textos literários.
  • Identificação de elementos narrativos em textos literários.
  • Colaboração e trabalho em equipe para solução de problemas.
  • Desenvolvimento de habilidades de pesquisa literária.
  • Aplicação de conhecimento literário para desvendar pistas.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade consiste na utilização da aprendizagem baseada em jogos, especificamente uma caça ao tesouro, para engajar os alunos de forma lúdica e interativa. Os alunos serão divididos em grupos pequenos para promover a colaboração. Cada grupo receberá a primeira pista, levando-os a um livro e um trecho específico que precisarão ler e interpretar juntos para encontrar a próxima pista. Este método promove não apenas a leitura e interpretação de textos, mas também o trabalho em equipe, habilidades de comunicação e pensamento crítico enquanto exploram diferentes partes da escola em busca das pistas.

  • Divisão dos alunos em grupos pequenos para fomentar o trabalho em equipe.
  • Utilização de pistas impressas que conduzem a diversos trechos de livros.
  • Leitura compartilhada e discussão em grupo para decifrar cada pista.
  • Utilização do espaço escolar como parte do jogo para aumentar o engajamento.
  • Mediação do professor para auxiliar na interpretação dos textos e pistas.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade será de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos à atividade, as regras serão explicadas, e os grupos formados. A caça ao tesouro começará logo em seguida. Na segunda aula, a atividade continuará até todos os grupos concluírem o percurso. A conclusão da caça ao tesouro será seguida de uma discussão em grupo sobre as obras lidas e as habilidades desenvolvidas durante a atividade.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Continuação e conclusão da caça ao tesouro, discussão sobre a experiência.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação e engajamento dos alunos, assim como na capacidade de trabalhar em equipe e na habilidade de interpretar os textos lidos. Observações sobre a dinâmica de grupo, como os alunos colaboram e comunicam-se durante a atividade, também serão consideradas. Além disso, haverá uma discussão reflexiva ao final da caça ao tesouro, onde os alunos poderão compartilhar o que aprenderam sobre as obras literárias e os desafios enfrentados. Esta avaliação formativa permitirá ao professor identificar avanços e dificuldades no processo de aprendizagem, sem focar na competição entre os grupos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos recursos, incluindo cópias de trechos selecionados de obras literárias, impressões das pistas que guiarão a caça ao tesouro, e recursos para a delimitação dos espaços da escola utilizados durante a atividade. Também será útil ter acesso a tablets ou computadores caso algumas pistas exijam pesquisas em ambientes digitais. Materiais básicos de sala de aula, como lápis, papel, e marcadores, serão necessários para que os alunos anotem suas ideias e conclusões ao longo da atividade.

  • Trechos impressos de obras literárias adequadas à faixa etária.
  • Cópias das pistas para a caça ao tesouro.
  • Tablets ou computadores para pesquisas relacionadas às pistas.
  • Materiais básicos de sala de aula (lápis, papel, marcadores).
  • Mapa da escola, se necessário, para orientação dos alunos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo