Caça-Palavras Aventureiro

Desenvolvida por: Josima… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura/escuta compartilhada e alfabeto fônico

A atividade 'Caça-Palavras Aventureiro' visa aumentar o interesse dos alunos pela leitura através de uma experiência prática e colaborativa. Durante a atividade, a turma trabalhou junta para criar um grande caça-palavras em papel pardo, escondendo palavras selecionadas de um texto lido coletivamente. Essa abordagem lúdica não somente reforça a habilidade de leitura e observação dos alunos, mas também encoraja a cooperação e o trabalho em equipe, essenciais para o desenvolvimento emocional e social na faixa etária dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.

Além disso, a atividade incentiva o protagonismo e a autonomia dos alunos no processo de aprendizado, ao mesmo tempo em que eles desenvolvem competências importantes previstas na BNCC, como empatia, comunicação eficaz e respeito às opiniões dos colegas. A interação entre os estudantes durante a construção do caça-palavras promove um ambiente de aprendizado dinâmico e significativo, onde o cuidado com os materiais utilizados também é evidenciado, apontando o caminho para uma educação integrada e cheia de propósito.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados no desenvolvimento das competências linguísticas e habilidades cognitivas básicas através da prática da leitura e escuta compartilhada. Encoraja-se a habilidade de ler textos curtos e interpretar seu significado, ao mesmo tempo que promove a busca ativa e reconhecimento de palavras em um contexto lúdico. Esta atividade busca desenvolver a proatividade dos alunos ao participar ativamente da construção do conhecimento coletivo, ao mesmo tempo que trabalha importantes habilidades sociais como cooperação e autonomia. A atividade está ligada diretamente aos objetivos da BNCC, promovendo uma abordagem participativa e inclusiva do processo de aprendizagem.

  • Estimular habilidades de leitura e reconhecimento de palavras no contexto.
  • Promover a cooperação e trabalho coletivo entre os alunos.
  • Incentivar o protagonismo e autonomia dos estudantes.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange principalmente o alfabeto fônico, a escuta e leitura compartilhada de textos curtos. Inicialmente, será escolhida uma pequena narrativa ou texto didático compatível com a faixa etária dos alunos, que servirá como base para a identificação e seleção das palavras-chave do caça-palavras. A prática é introduzida através da leitura comum, permitindo que os alunos experimentem a escuta ativa e o compartilhamento de ideias e reflexões sobre o texto. Por meio dessa atividade, os alunos também terão a oportunidade de vivenciar o uso funcional do vocabulário aprendido, aprimorando o processamento fonológico e a capacidade de decodificação das palavras, além de incentivar a escrita colaborativa.

  • Leitura e escuta ativa de textos curtos e narrativas.
  • Reconhecimento fonético e visual de palavras.
  • Trabalho cooperativo em atividades práticas lúdicas.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade será baseada em metodologias ativas que incentivam o envolvimento direto e criativo dos alunos. A prática 'mão-na-massa' será aplicada na confecção do caça-palavras, aproveitando da experiência tátil e visual para reforçar as habilidades linguísticas e cognitivas das crianças. Além disso, utilizar-se-á a metodologia de leitura compartilhada, onde o professor mediará e orientará a leitura do texto escolhido, promovendo discussão coletiva sobre o seu conteúdo. Isso permitirá uma maior participação dos alunos, que serão motivados a oferecer suas interpretações e sentimentos sobre a leitura, reforçando a aprendizagem significativa e o desenvolvimento das competências socioemocionais.

  • Leitura compartilhada.
  • Atividade prática de confecção de caça-palavras.
  • Trabalho em equipe com foco em metodologias ativas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será concentrado em uma única aula de 60 minutos, permitindo foco intenso em cada etapa do processo. A primeira parte da aula envolve a leitura e discussão do texto que servirá como base para o caça-palavras. Em seguida, passaremos para a identificação conjunta das palavras que serão incluídas na atividade prática. A terceiro parte do tempo será dedicado à contribuição coletiva na montagem do painel, reforçando o aprendizado através de experiências concretas e sensoriais. Finalmente, teremos uma breve sessão de avaliação da atividade, onde os alunos compartilharão suas experiências e dificuldades enfrentadas, estimulando o feedback construtivo.

  • Aula 1: Início com leitura compartilhada do texto, seguida pela seleção e confecção do caça-palavras com término em avaliações individuais e coletivas.

Avaliação

Para avaliar a eficácia da atividade e o progresso dos alunos, serão empregadas múltiplas metodologias de avaliação. Inicialmente, a avaliação formativa ocorrerá durante a atividade, onde o professor observará e registrará o engajamento e a capacidade dos alunos de trabalharem em grupo e identificarem as palavras corretamente. Uma lista de observações anotadas pelo professor servirá como base para o feedback individualizado. Além disso, uma breve autoavaliação será realizada, na qual os alunos apontarão suas percepções sobre seu desempenho e desafios enfrentados. A combinação entre feedback formativo e somativo, com foco na reflexão e autodesenvolvimento, é essencial para a aprendizagem contínua e incentivo ao protagonismo discente, oferecendo suporte onde necessário e adaptando práticas conforme o contexto específico dos alunos.

  • Observação contínua e anotação de desempenho durante a atividade.
  • Autoavaliação dos alunos sobre participação e desafios.
  • Feedback formativo com base em observações individualizadas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem materiais simples e acessíveis, que minimizam custos e viabilizam a prática colaborativa em sala de aula. Utiliza-se papel pardo para a confecção do painel de caça-palavras, que oferece um espaço significativo para a visibilidade e interação dos alunos. Além disso, canetas coloridas ou marcadores facilitarão a marcação das palavras e a personalização do painel, incentivando a criatividade e atenção aos detalhes. Os professores também utilizarão textos impressos ou adequadamente preparados para a leitura compartilhada, garantindo que todos os alunos possam participar ativamente, independentemente de suas habilidades específicas de leitura.

  • Papel pardo para o painel de caça-palavras.
  • Canetas coloridas ou marcadores.
  • Textos impressos para leitura compartilhada.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o papel do professor é inundado de desafios e responsabilidades, e, dentro deste contexto, entendemos a importância de elaborar atividades que sejam sensíveis às diversas necessidades dos alunos sem sobrecarregar ainda mais o profissional. Embora os alunos desta turma não possuam condições específicas, garantir acessibilidade e inclusão permanece fundamental. Recomenda-se o uso de textos com fontes claras e de fácil leitura, evitando materiais em papel brilhante que poderiam causar distração ou desconforto visual. Criar um ambiente onde todos os alunos possam participar é possível através do incentivo a que eles expressem dúvidas e compartilhem suas ideias livremente. Fomentar uma atmosfera aberta e de não-julgamento promove um clima seguro e acolhedor para a aprendizagem, ressaltando a importância das práticas inclusivas que abraçam a diversidade e respeitam as individualidades de cada aluno, permitindo observar qualquer necessidade adicional que surja em tempo real, ajustando estratégias conforme necessário.

  • Uso de textos com fontes legíveis e material não refletivo.
  • Promoção de um ambiente seguro para expressão aberta.
  • Observação contínua para identificar necessidades emergentes.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo