O Caça-Palavras Cantado é uma atividade interativa que visa engajar os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental no processo de aprendizagem de formação de palavras utilizando sílabas de estruturas variadas (CV, V, CVC, CCV) e na criação artística por meio de cantigas. Iniciando com a formação de grupos, os alunos receberão conjuntos de letras embaralhadas e, em um esforço colaborativo, deverão compor palavras válidas seguindo as estruturas silábicas propostas. Uma vez formadas as palavras, cada grupo selecionará uma para desenvolver uma cantiga, enfatizando a criatividade no uso de rimas e ritmos. Adotando a metodologia da Sala de Aula Invertida, os grupos prepararão suas cantigas em casa para serem apresentadas na aula seguinte. Durante a apresentação, haverá uma Roda de Debate permitindo a discussão sobre as estratégias utilizadas para compor as rimas, os ritmos e a mensagem das cantigas. Esta atividade não apenas estimula o reconhecimento e a escrita de palavras com diferentes estruturas silábicas, mas também promove o desenvolvimento de habilidades linguísticas, criativas e sociais.
O principal objetivo dessa atividade é proporcionar aos alunos um ambiente de aprendizagem lúdica e interativa que favoreça o desenvolvimento da leitura e escrita, reconhecendo a estrutura silábica das palavras e utilizando-as de forma criativa na composição de cantigas. Visa também aprimorar habilidades sociais por meio do trabalho em grupo, incentivar a criatividade na criação de conteúdo artístico e promover o desenvolvimento da oralidade e da percepção auditiva ao explorar rimas e ritmos nas cantigas. Pretende-se, com isso, não apenas cumprir objetivos pedagógicos associados à língua portuguesa, mas também estabelecer conexões interdisciplinares que enriqueçam a experiência educativa dos alunos.
A atividade é planejada para integrar o ensino de estruturas silábicas básicas com a expressão artística através da música. Além de focar na identificação e escrita correta de palavras, a abordagem incentiva os alunos a explorarem a musicalidade da língua, utilizando as palavras como base para a criação de cantigas. A inclusão da Sala de Aula Invertida e da Roda de Debate visa não apenas a aplicação prática do conteúdo, mas também o desenvolvimento de competências importantes como criatividade, colaboração e pensamento crítico.
A metodologia ativa aplicada nesta atividade inclui a Sala de Aula Invertida, onde os alunos têm a responsabilidade de criar as cantigas em casa, e a Aprendizagem Baseada em Jogos, através da montagem de palavras com letras embaralhadas. O trabalho em pequenos grupos incentiva a colaboração e a comunicação, enquanto a Roda de Debate pós-apresentação das cantigas promove o pensamento crítico e reflexivo sobre as escolhas artísticas e linguísticas feitas pelos alunos. Essa abordagem integra o aprendizado teórico com a prática criativa, estimulando a participação ativa de cada aluno no processo de aprendizagem.
A atividade será realizada em quatro aulas de 60 minutos cada, distribuídas ao longo de duas semanas. Na primeira aula, introduziremos o projeto e as estruturas silábicas. A segunda aula será dedicada à formação das palavras e escolha das que serão utilizadas nas cantigas. As cantigas serão preparadas em casa. Na terceira aula, os alunos apresentarão suas cantigas, seguidas pela Roda de Debate. A quarta aula será destinada à conclusão do debate e reflexões finais sobre o aprendizado.
A avaliação será contínua e formativa, considerando a participação individual e do grupo em todas as etapas da atividade. A qualidade das palavras formadas, a criatividade na composição das cantigas, a apresentação em si e a contribuição para a Roda de Debate serão critérios considerados. Além disso, será avaliado o processo de trabalho em equipe, a capacidade de argumentação e a reflexão sobre o próprio aprendizado. Serão fornecidos feedbacks construtivos para apoiar o desenvolvimento contínuo dos alunos.
Os recursos necessários para a realização da atividade incluem letras embaralhadas, que podem ser de papel, plástico ou digitalizadas, dependendo da disponibilidade de recursos da escola. Será preciso também acesso a um espaço adequado para as apresentações e para a realização da Roda de Debate, além de materiais básicos de escritório para a anotação e composição das cantigas. Recursos digitais, como um projetor ou uma lousa digital, podem enriquecer a apresentação das cantigas, mas não são estritamente necessários.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula