Caça-Palavras de Aventuras

Desenvolvida por: Milca … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação de Histórias e Decodificação de Palavras

A atividade 'Caça-Palavras de Aventuras' consiste na criação de caça-palavras a partir de histórias inventadas pelos alunos, promovendo o enriquecimento do vocabulário e a prática da leitura. Os estudantes, organizados em grupos, serão incentivados a criar narrativas fictícias envolvendo personagens aventureiros. Cada grupo deverá identificar palavras-chave dessas narrativas para compor um caça-palavras. A troca de caça-palavras entre os grupos permitirá que os alunos pratiquem a decodificação e memorização de palavras novas ao mesmo tempo em que usufruem da leitura das histórias criadas pelos colegas. Essa proposta pedagógica visa estimular a criatividade, cooperação e o interesse pela escrita e leitura em um contexto lúdico e interativo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam promover o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita em um sentido amplo, incluindo a capacidade de decodificar palavras novas e compreender seu significado dentro de um contexto narrativo. A atividade também busca fomentar o trabalho em equipe, a capacidade de comunicação e a troca de experiências criativas entre os alunos. Além disso, a elaboração de caça-palavras estimula o reconhecimento de padrões linguísticos e sonoros, contribuindo para a construção de competências leitoras essenciais na formação dos estudantes.

  • Desenvolver a capacidade de criação de narrativas.
  • Praticar a decodificação de palavras novas.
  • Estimular a leitura e a apreciação de textos criativos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
  • EF12LP18: Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade foi estruturado para englobar aspectos fundamentais da leitura e da escrita no Ensino Fundamental. Ao criar histórias e caça-palavras, os alunos têm a oportunidade de explorar a língua de maneira lúdica e interativa, desenvolvendo habilidades essenciais para a alfabetização e letramento. O processo de escolha de palavras-chave, por sua vez, envolve a reflexão sobre a ortografia, semântica e importância contextual, compondo um aprendizado significativo.

  • Criação de narrativas fictícias.
  • Identificação e seleção de palavras-chave.
  • Elaboração e resolução de caça-palavras.

Metodologia

A metodologia desta atividade está centrada no aprendizado ativo e colaborativo, onde os alunos participam ativamente de todas as etapas do processo, desde a criação das histórias até a resolução dos caça-palavras dos colegas. Através do trabalho em grupo, as crianças são encorajadas a discutir ideias, pensar criticamente e tomar decisões coletivas. A orientação do professor é essencial para mediar as discussões e auxiliar na sistematização dos aprendizados.

  • Trabalho em grupo para criação de narrativas.
  • Seleção colaborativa de palavras-chave.
  • Troca e resolução de caça-palavras entre os grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está organizado para ser conciso e eficiente, permitindo que os alunos explorem todos os aspectos da tarefa dentro de um limite de tempo adequado. A divisão em três aulas facilita a organização das etapas, garantindo que os alunos possam se concentrar em cada parte do processo de forma detalhada e tranquila.

  • Aula 1: Introdução à atividade e criação de histórias.
  • Aula 2: Seleção de palavras-chave e elaboração dos caça-palavras.
  • Aula 3: Troca e resolução dos caça-palavras entre os grupos.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada de forma contínua, considerando o envolvimento e a participação de cada estudante no processo de criação e resolução dos caça-palavras. A avaliação incluirá observação do trabalho em grupo, criatividade na elaboração das histórias, capacidade de identificar palavras-chave e empenho na leitura das narrativas dos colegas. Exemplos de critérios de avaliação incluem a coerência das narrativas criadas, a variedade das palavras escolhidas para o caça-palavras e a colaboração no grupo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade são simples e acessíveis, visando facilitar a execução e garantir a participação ativa de todos os alunos. O uso de materiais básicos como papel e lápis permite que os alunos concentrem suas energias no desenvolvimento das histórias e caça-palavras. Recursos audiovisuais podem ser utilizados para inspirar e guiar a elaboração das narrativas.

  • Papel e lápis.
  • Exemplos de caça-palavras impressos.
  • Recursos audiovisuais para inspiração.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo