Caça-Palavras do Jardim

Desenvolvida por: Thais … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Reconhecimento de letras e formação de palavras

A atividade 'Caça-Palavras do Jardim' configura-se como uma estratégia lúdica e interativa de aprendizagem, projetada para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Transformando a sala de aula em um grande jardim de palavras, cada estudante receberá uma flor de papel contendo uma letra específica. Guiados por comandos do professor, os alunos deverão movimentar-se pelo espaço, em busca de formar palavras através da união de suas letras com as dos colegas. Ao criar uma palavra, deverão apresentá-la ao grupo, compartilhando seu significado, quando conhecido. Este processo não apenas fomenta o reconhecimento das letras e a capacidade de formar palavras, mas também promove integralmente a colaboração, o respeito mútuo e a introdução ao vasto mundo do vocabulário, adaptando-se a variados contextos de uso.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo central desta atividade pedagógica é estimular o reconhecimento efetivo das letras, promover a habilidade de formação de palavras e cultivar a cooperação entre os estudantes. Almeja-se, através desta dinâmica participativa, fortalecer a base alfabetizadora dos alunos, incentivando-os, igualmente, a compreender o significado das palavras formadas, enriquecendo assim seu vocabulário. Desta forma, a atividade estimula não apenas o aprendizado linguístico, mas também habilidades sociais importantes.

  • Reconhecimento de letras do alfabeto
  • Formação de palavras
  • Expansão de vocabulário
  • Estímulo à cooperação e trabalho em equipe
  • Desenvolvimento de habilidades sociais

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP01: Ler palavras compostas por todas as letras do alfabeto, reconhecendo as diferentes formas de representação gráfica.
  • EF02LP03: Utilizar conhecimentos fonológicos, sintáticos, morfológicos e semânticos para ler palavras e textos.
  • EF02LP04: Ler e compreender palavras e frases simples, marcas de segmentação de texto, pontuação e entonação.

Conteúdo Programático

Nesta atividade, é planejado cobrir tópicos essenciais da língua portuguesa para o 2º ano do Ensino Fundamental, enfocando o reconhecimento de letras, construção vocabular e habilidades de leitura inicial. Prioriza-se uma abordagem que une teoria e prática, propiciando aos alunos a oportunidade de aplicar em contexto lúdico o conteúdo aprendido.

  • Alfabeto completo
  • Reconhecimento e diferenciação de letras
  • Formação de palavras simples
  • Noções básicas de fonética e fonologia
  • Introdução ao significado de palavras e frases

Metodologia

A atividade será conduzida sob a metodologia ativa 'Mão-na-massa', promovendo um ambiente altamente interativo e participativo. Incentivar-se-á cada aluno a experimentar, praticar e interagir com seus pares ao longo do processo de aprendizagem, com o professor atuando como mediador e facilitador das descobertas.

  • Atividade prática de formação de palavras
  • Discussão em grupo sobre os significados das palavras
  • Utilização de materiais lúdicos como flores de papel

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade é de 20 horas, equivalente a 24 aulas de 50 minutos cada. Iniciaremos com a construção do jardim de palavras, seguindo com a prática de formação de palavras e culminando com apresentações e discussões em grupo.

  • Aula 1 a 4: Preparação e explicação da atividade
  • Aula 5 a 20: Realização da atividade em grupos
  • Aula 21 a 24: Apresentação das palavras formadas e discussão dos significados

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, na capacidade de formar palavras a partir das letras fornecidas, bem como na habilidade de trabalhar em equipe. Será igualmente apreciada a contribuição individual ao grupo durante as discussões sobre os significados das palavras formadas. Exercícios de reflexão individual e em grupo ajudarão no entendimento da importância do vocabulário e no desenvolvimento das habilidades sociais.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, utilizaremos materiais simples, porém significativos. As flores de papel, que representarão as letras do alfabeto, serão o recurso principal, juntamente com espaços adequados que permitam a livre movimentação e interação entre os alunos.

  • Flores de papel contendo letras do alfabeto
  • Espaço amplo para movimentação
  • Quadro branco ou flip chart para anotações coletivas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo