A atividade 'Caça-palavras Falante' é projetada para potencializar o entendimento das estruturas silábicas das palavras, fundamentais para o desenvolvimento da leitura e escrita nos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Por meio de uma abordagem prática e colaborativa, os alunos serão divididos em pequenos grupos e receberão cartões contendo sílabas diversas. O desafio será combinar essas sílabas para formar palavras válidas, seguindo as habilidades específicas da BNCC. Após a construção das palavras, cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas criações, identificando as sílabas e utilizando as palavras em frases construídas coletivamente, que depois serão compartilhadas com toda a classe. Esta atividade não somente enfatiza o reconhecimento das sílabas e a formação de palavras, mas também incentiva a criatividade e o trabalho em equipe, habilidades essenciais para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos.
Os objetivos desta atividade estão alinhados com a promoção do desenvolvimento léxico dos alunos, aprimorando suas capacidades de segmentar e combinar sílabas para formar novas palavras. Através desta abordagem prática, espera-se que os alunos melhorem suas habilidades de leitura e escrita, entendendo melhor a estrutura silábica das palavras. Além disso, ao compartilhar as palavras e frases com a classe, os alunos também trabalharão suas habilidades de comunicação e expressão oral, fundamentais para o desenvolvimento da oralidade.
O programa desta atividade é construído sobre a base de conhecimento léxico e estrutural da língua portuguesa, enfatizando a importância da segmentação silábica na formação de palavras. A atividade é projetada para permitir que os alunos explorem a diversidade de estruturas silábicas e sua aplicação na construção de palavras, reforçando o entendimento de que todas as sílabas contêm vogais, através de uma metodologia ativa e participativa.
A metodologia desta atividade integra abordagens de Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Essa combinação de estratégias visa fomentar um ambiente de aprendizado ativo, onde os alunos são os protagonistas do processo educativo. Através do trabalho em grupo, eles exploram e aplicam conhecimento de forma prática e lúdica, enquanto a roda de debate favorece a reflexão coletiva sobre o aprendizado, incentivando a expressão individual e coletiva.
A carga horária total desta atividade será de 3 horas, divididas em 3 aulas de 60 minutos cada. A primeira aula será dedicada à introdução da atividade e à formação dos grupos. A segunda aula focará na criação das palavras e na construção das frases. A última aula será reservada para as apresentações em grupo e a discussão coletiva dos resultados.
A avaliação desta atividade será formativa, centrada no processo de aprendizagem, colaboração e criatividade dos alunos, mais do que em resultados corretos. Será considerado o envolvimento dos alunos na segmentação silábica, na formação de novas palavras e na construção criativa de frases. Observará-se também o quanto cada aluno contribuiu com o trabalho em equipe e como se deu a participação nas apresentações orais e debates. Feedbacks construtivos serão fornecidos para guiar os alunos em seu desenvolvimento.
Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem cartões impressos com sílabas, quadro branco ou flip-chart para as apresentações, marcadores e papel para a anotação de frases e palavras formadas. A diversidade dos recursos busca estimular o aprendizado ativo e participativo, permitindo que os alunos manipulem fisicamente os componentes da língua para melhor compreendê-los.
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