Caça-Palavras Falante

Desenvolvida por: Inaiá … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Expressão Oral e Reconhecimento de Letras

A atividade 'Caça-Palavras Falante' é uma proposta inovadora e interativa para o 2º ano do Ensino Fundamental, visando o desenvolvimento da expressão oral, reconhecimento de letras iniciais dos objetos e a escuta ativa. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e incentivados a buscar objetos na sala de aula que comecem com letras específicas, escolhidas previamente pelo educador. Cada grupo deve encontrar um objeto correspondente, e um representante será responsável por apresentar o objeto escolhido à turma. Durante a apresentação, o aluno deve articular o nome do objeto claramente, explicar o motivo da escolha, e compartilhar curiosidades ou utilidades do objeto. Esta metodologia ativa, que podemos classificar como 'Mão-na-massa', estimula não apenas a expressão oral e a articulação das palavras, mas também o trabalho em grupo, a pesquisa, a observação do ambiente e o respeito pela vez e voz do colega.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover o desenvolvimento da expressão oral com clareza, exercitar a capacidade de articulação e ritmo ao falar, além de fomentar a atenção e escuta ativa das explicações dos colegas e do professor. Pretende-se, também, ampliar o vocabulário dos alunos e sua capacidade de associação entre a primeira letra de palavras e objetos do cotidiano, fortalecendo o aprendizado da língua de maneira integral e significativa. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos possam reconhecer e articular palavras com maior precisão, apresentar informações de forma coesa, e demonstrar habilidades de escuta e entendimento das falas alheias.

  • Desenvolver a expressão oral clara e articulada.
  • Praticar a habilidade de escuta ativa e compreensiva.
  • Ampliar o vocabulário e reconhecimento de letras.
  • Estimular o trabalho em equipe e a observação do ambiente.
  • Encorajar a pesquisa e curiosidade sobre os objetos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP09: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
  • EF15LP10: Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

Conteúdo Programático

A integração da expressão oral e do reconhecimento de letras na educação fundamental é essencial para o desenvolvimento linguístico dos alunos. Através de atividades práticas como o 'Caça-Palavras Falante', os estudantes experimentam, de forma lúdica, a aplicação da linguagem no cotidiano, o reconhecimento de palavras pelo início das letras, além de aprenderem a expressar ideias de maneira clara e estruturada.

  • Expressão oral clara e articulada
  • Escuta ativa e compreensão
  • Reconhecimento de letras e ampliação de vocabulário
  • Trabalho em grupo e observação do ambiente
  • Apresentação e explicação de objetos

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', os alunos serão atores principais no seu processo de aprendizagem. A atividade exigirá que se movimentem pela sala, observem o ambiente e escolham objetos com base em critérios específicos. Ao trabalharem em grupos, desenvolvem habilidades sociais e de comunicação, enquanto a apresentação dos objetos escolhidos promove a expressão oral e a capacidade de argumentação.

  • Divisão da sala em pequenos grupos
  • Seleção de letras para a busca dos objetos
  • Apresentação dos objetos pelos alunos
  • Discussão em grupo sobre o objeto e sua utilidade
  • Feedback do professor e dos colegas após cada apresentação

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Caça-Palavras Falante' será realizada ao longo de duas aulas, totalizando 2 horas. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos à atividade, divididos em grupos e iniciarão a busca e seleção dos objetos. Na segunda aula, os alunos apresentarão os objetos escolhidos e participarão das discussões em grupo.

  • Aula 1: Introdução da atividade e início da busca dos objetos (50 minutos)
  • Aula 2: Apresentação dos objetos pelos alunos e discussões em grupo (50 minutos)

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as fases da atividade, sua capacidade de trabalhar em grupo, a clareza e articulação durante a apresentação dos objetos, além da relevância e curiosidade das informações compartilhadas. Será dado um feedback construtivo após cada apresentação, focando nos aspectos positivos e nas áreas para melhoria. A participação na discussão e a qualidade das perguntas e esclarecimentos solicitados também serão considerados na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários apenas objetos presentes na sala de aula e o ambiente escolar como um todo. Encorajamos o uso de blocos de notas ou dispositivos de gravação para que os alunos possam anotar suas observações durante a busca dos objetos. O quadro branco será utilizado para a orientação inicial, divisão de grupos e acompanhamento dos objetos já encontrados.

  • Objetos diversos presentes na sala de aula
  • Quadro branco e marcadores
  • Blocos de notas ou dispositivos de gravação
  • Espaço da sala de aula e corredores adjacentes

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo