Caça-Palavras Falante

Desenvolvida por: Cristi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e oralidade

Na Atividade Caça-Palavras Falante, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a desenvolver suas habilidades de leitura e oralidade por meio de uma dinâmica interativa e colaborativa. Inicialmente, organizados em duplas, os estudantes receberão uma folha de caça-palavras contendo diversas palavras alinhadas com o conteúdo programático atual. A tarefa consiste em localizar as palavras no caça-palavras e, para cada palavra encontrada, um membro da dupla deverá ler a palavra em voz alta e ambos devem elaborar e compartilhar uma frase oralmente utilizando a palavra encontrada. Após essa etapa, as duplas se reunirão em grupos maiores para discutir sobre as palavras mais desafiadoras encontradas durante o exercício. Juntos, eles terão a oportunidade de construir coletivamente frases com essas palavras, promovendo um ambiente rico em prática da leitura, desenvolvimento da oralidade e análise linguística. A colaboração entre os alunos será um pilar central nesta atividade, reforçando a importância da leitura compartilhada e da co-criação de textos orais.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa fomentar o desenvolvimento da fluência leitora e capacidade de expressão oral nos alunos do 2º ano, abordando competências literárias fundamentais de forma lúdica e interativa. Ao trabalhar com o caça-palavras, os estudantes praticarão a identificação de palavras, ampliando seu vocabulário e sua habilidade de reconhecer grafias. A construção de frases com as palavras encontradas estimula a criatividade, a capacidade de estruturar pensamentos de forma coesa e o uso apropriado da língua. O trabalho em grupo fortalece as habilidades sociais, incentivando a escuta ativa, o respeito pela vez de falar do outro e a capacidade de trabalhar colaborativamente. Ademais, discutir as palavras mais desafiadoras em grupo e construir frases coletivamente promove a reflexão linguística e enriquece o processo de aprendizado.

  • Desenvolver a fluência leitora e a expressão oral.
  • Ampliar o vocabulário e reconhecimento de palavras.
  • Fomentar a criatividade e capacidade de elaborar frases.
  • Estimular habilidades sociais através do trabalho em grupo.
  • Promover a reflexão linguística.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP03: Ler palavras com correspondências regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seus sons.
  • EF02LP04: Ler e compreender frases e pequenos textos verbais, digitais e impressos, com apoio de imagens.
  • EF02LP06: Participar de situações de intercâmbio oral, formulando perguntas, manifestando opiniões e sentimentos em relação a pessoas, fatos, ideias e sentimentos expressos em textos lidos pelo professor ou por outros colegas.

Conteúdo Programático

O conteúdo abordado nesta atividade é alinhado ao currículo do 2º ano do Ensino Fundamental, com foco no desenvolvimento de habilidades de leitura e expressão oral. Através do caça-palavras, exploramos a identificação de palavras, a ampliação do vocabulário e a leitura fluente. Ao construir frases com as palavras encontradas, os alunos praticam a estruturação de sentenças, a expressão de ideias de forma clara e a criatividade linguística. A dinâmica de grupo favorece a prática da oralidade em um contexto interativo, reforçando a importância do diálogo, da escuta ativa e da colaboração.

  • Identificação de palavras no contexto de caça-palavras.
  • Leitura e pronúncia de palavras.
  • Criação de frases usando as palavras encontradas.
  • Discussão em grupo sobre palavras desafiadoras.
  • Construção coletiva de frases.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade, Aprendizagem Baseada em Jogos, promove um ambiente de ensino dinâmico e interativo, onde os alunos são estimulados por meio de um jogo educativo - o caça-palavras. Esta abordagem colaborativa envolve os estudantes em um processo ativo de aprendizagem, permitindo que explorem a leitura e a oralidade de maneira significativa. A construção de conhecimento se dá na prática, por meio de tarefas desafiadoras e da interação com os pares, incentivando o pensamento crítico, a criatividade e a resolução conjunta de problemas.

  • Distribuição das folhas de caça-palavras e organização das duplas.
  • Leitura em voz alta e criação de frases em duplas.
  • Formação de grupos para discussão das palavras mais desafiadoras.
  • Construção coletiva de frases com as palavras discutidas em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade Caça-Palavras Falante tem duração total de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos cada, possibilitando uma imersão profunda nos objetivos de aprendizagem propostos. Na primeira aula, os alunos realizarão o caça-palavras em duplas, seguindo para a construção de frases. A segunda aula será dedicada à discussão em grupo das palavras mais desafiadoras e à construção coletiva de frases, permitindo uma consolidação dos conhecimentos adquiridos.

  • Aula 1: Distribuição do caça-palavras e execução da atividade em duplas.
  • Aula 2: Discussão em grupos e construção coletiva de frases.

Avaliação

A avaliação desta atividade se dará por meio da observação contínua do professor, tanto do engajamento individual dos alunos durante a realização do caça-palavras e a construção de frases em duplas, quanto da participação ativa e colaborativa na discussão em grupo e na criação coletiva de frases. Será valorizada a capacidade de leitura e pronúncia corretas, criatividade na construção de frases, habilidade de trabalhar em equipe, respeito às ideias dos outros e contribuição para a construção do conhecimento coletivo. Feedbacks construtivos serão oferecidos para incentivar o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples, que incluem folhas impressas com caça-palavras, lápis ou canetas e borrachas para cada dupla. Adicionalmente, um espaço adequado que favoreça o trabalho em grupo é essencial, permitindo que os alunos se organizem confortavelmente em duplas e grupos maiores. Recursos visuais, como lousa ou cartazes, podem ser úteis para a fase de discussão coletiva, permitindo que as frases construídas sejam visualizadas por todos.

  • Folhas impressas com caça-palavras.
  • Lápis ou canetas e borrachas.
  • Espaço físico adequado para trabalho em grupo.
  • Lousa ou cartazes para anotações coletivas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo