Caça-Palavras Mágico

Desenvolvida por: Laila … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Estrutura de Palavras e Leitura

Nesta atividade prática, intitulada 'Caça-Palavras Mágico', os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar a estrutura silábica de palavras, concentrando-se em sílabas do tipo CV, V, CVC, CCV e marcas de nasalidade, através de uma dinâmica interativa e colaborativa. Divididos em grupos, os estudantes irão utilizar fita crepe para criar um grande caça-palavras no chão da sala de aula. Cada grupo será responsável não apenas pela criação, mas também por desafiar os colegas das outras equipes a encontrar palavras específicas, promovendo assim a prática da leitura e escrita. A atividade será encerrada com uma reflexão conjunta sobre as palavras utilizadas, enfatizando a importância da identificação de vogais e estruturas silábicas diversas. Utilizando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', os alunos participarão ativamente de todo o processo de aprendizagem, desde a construção do material didático até a exploração e reflexão sobre o conteúdo trabalhado.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é engajar os alunos na prática da leitura e escrita de maneira dinâmica e interativa, focando no conhecimento e reconhecimento das estruturas silábicas de palavras com sílabas do tipo CV, V, CVC, CCV e marcas de nasalidade. Visa proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar conceitos aprendidos em sala de aula em uma atividade prática, promovendo a colaboração, o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas. Além disso, busca desenvolver habilidades de leitura e escrita, incentivando a reflexão sobre a estrutura das palavras e sua importância na construção da língua portuguesa.

  • Promover a compreensão da estrutura silábica das palavras.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita de forma lúdica.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Refletir sobre as estruturas das palavras e identificação das vogais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP04: Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
  • EF02LP05: Ler e escrever corretamente palavras com marcas de nasalidade (til, m, n).
  • EF02LP07: Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.

Conteúdo Programático

A atividade 'Caça-Palavras Mágico' enquadra-se no conteúdo programático do 2º ano do Ensino Fundamental, orientando-se pelo aprendizado das estruturas básicas da língua portuguesa, tais como as variedades de sílabas e a importância das marcas de nasalidade. Através de uma abordagem lúdica e interativa, a atividade propicia aos alunos a aplicação de conceitos básicos de forma prática, estimulando o interesse pelo estudo da estrutura das palavras e aprimorando as habilidades de leitura e escrita.

  • Estrutura silábica das palavras.
  • Marcas de nasalidade em palavras.
  • Prática de leitura e escrita.
  • Reflexão sobre a estrutura das palavras.

Metodologia

Adotando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', a atividade propõe uma experiência de aprendizagem colaborativa e prática, onde os alunos são protagonistas no processo educativo. A criação do caça-palavras e o desafio de encontrar palavras específicas incentivam a interação entre os grupos, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo. Essa abordagem prática estimula o envolvimento dos alunos, permitindo que apliquem de forma concreta os conhecimentos adquiridos sobre a estrutura das palavras.

  • Construção de caça-palavras com fita crepe.
  • Desafios de grupo para encontrar palavras.
  • Reflexão coletiva sobre as palavras encontradas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Caça-Palavras Mágico' será desenvolvida ao longo de três aulas, com a duração total de 2 horas. Cada aula terá 40 minutos, onde os alunos se engajarão em diferentes etapas do processo, desde a concepção do caça-palavras até a discussão e reflexão sobre o que foi aprendido.

  • Aula 1: Introdução à atividade e divisão dos grupos para a construção do caça-palavras.
  • Aula 2: Continuação da construção e início dos desafios entre os grupos.
  • Aula 3: Finalização dos desafios e reflexão sobre as estruturas das palavras encontradas.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Caça-Palavras Mágico' enfocará a participação ativa dos alunos, a colaboração em grupo e a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos sobre estrutura das palavras. Será considerada a criatividade na construção do caça-palavras, a eficiência em encontrar as palavras desafio, bem como o engajamento e contribuições durante a reflexão final. A avaliação será formativa, visando o desenvolvimento contínuo das habilidades de leitura e escrita dos alunos, além do trabalho em equipe. Exemplos de critérios incluem: originalidade no design do caça-palavras, comunicação eficaz na apresentação das palavras desafio aos outros grupos, e profundidade de pensamento na reflexão final.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Caça-Palavras Mágico', será necessário um conjunto de recursos básicos, incluindo materiais para a construção do caça-palavras e elementos de apoio para a implementação da metodologia ativa. A disponibilidade destes recursos contribui para o engajamento dos alunos e o sucesso da experiência de aprendizagem.

  • Fita crepe para demarcação no chão.
  • Lista de palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV e marcas de nasalidade.
  • Cadernos e lápis para anotações e desenhos.
  • Espaço adequado na sala de aula ou área comum.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo