A atividade 'Caça-Palavras Sonoros' é projetada para envolver alunos do 2º ano do Ensino Fundamental em um processo ativo de aprendizagem sobre as correspondências regulares diretas entre letras e fonemas, abordando as letras f, v, t, d, p, b e as correspondências regulares contextuais c e q; bem como as vogais e e o em posição átona no final de palavra, conforme enfatizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta inclui uma chuva de ideias inicial para gerar uma ampla seleção de palavras adequadas, seguida pela criação colaborativa de um caça-palavras gigante em papel kraft. Esta atividade não apenas reforçará o conhecimento dos alunos sobre correspondências letra-fonema, como também promoverá habilidades de trabalho em equipe, planejamento espacial e concentração. Ao final, os alunos terão a oportunidade de desafiar-se mutuamente para encontrar as palavras, marcando-as com cores diferentes, incentivando assim a observação atenta e o reconhecimento de padrões ortográficos.
O objetivo desta atividade é aprimorar a consciência fonológica dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, promovendo um entendimento mais profundo das correspondências regulares diretas entre letras e fonemas e das correspondências regulares contextuais, essenciais para a leitura e a escrita eficazes. Através da atividade prática e colaborativa, os alunos também desenvolverão habilidades sociais e cognitivas importantes, como colaboração, atenção aos detalhes e reconhecimento de padrões. Dessa forma, a atividade visa fortalecer a base ortográfica dos alunos de maneira lúdica e significativa.
O conteúdo programático abordará as correspondências regulares diretas e contextuais entre letras e fonemas, enfocando as letras f, v, t, d, p, b, c, q, e as terminações vocálicas e e o. A atividade será contextualizada dentro das habilidades leitoras e de escrita, reforçando a importância da ortografia e da fonologia na comunicação eficaz. Esta abordagem prática está alinhada com os princípios da BNCC, buscando oferecer aos alunos uma base sólida para o desenvolvimento de suas competências linguísticas.
A atividade será realizada seguindo a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', onde alunos serão encorajados a participar ativamente da construção do conhecimento através da experiência prática. Inicialmente, os alunos participarão de uma chuva de ideias para levantar palavras que atendam aos critérios estabelecidos. Em seguida, em grupos, eles usarão essa lista para desenhar e preencher um caça-palavras em um grande papel kraft, promovendo o aprendizado colaborativo e o pensamento crítico. Por último, a atividade de buscar e marcar palavras no caça-palavras gigante proporcionará uma revisão interativa do conteúdo abordado.
A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, realizar-se-á a chuva de ideias e a criação do caça-palavras. A segunda aula será dedicada à busca e marcação de palavras pelos alunos.
A avaliação desta atividade será formativa, observando o envolvimento dos alunos em todas as fases do projeto. A capacidade de identificar e usar corretamente as palavras com as correspondências fonéticas será avaliada, assim como a participação na chuva de ideias e na criação do caça-palavras. A habilidade de trabalhar em equipe e a atenção aos detalhes durante a busca de palavras também serão consideradas. Será dada especial atenção ao processos colaborativos e ao esforço individual dentro do grupo, promovendo a valorização da aprendizagem cooperativa e do desenvolvimento de habilidades sociais.
Para a realização desta atividade serão necessários materiais básicos e acessíveis, incluindo grande papel kraft para a confecção do caça-palavras, marcadores coloridos para a marcação das palavras e quadro branco ou flip-chart para a fase de chuva de ideias. O recurso mais valioso, no entanto, será a criatividade e engajamento dos alunos na atividade proposta.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula