Caça-rimas e sons!

Desenvolvida por: Deriel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Poesia e sonoridade

Nesta atividade prática e interativa, intitulada 'Caça-rimas e sons!', os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão imersos no universo poético através da exploração de poemas simples e divertidos, selecionados conforme o interesse da turma. Inicialmente, cada estudante receberá uma cópia do poema escolhido, promovendo uma leitura coletiva em voz alta, visando à familiarização com o texto e sua sonoridade peculiar. Após esta primeira etapa, será solicitado aos alunos que identifiquem e circulem as rimas e as diferentes sonoridades presentes no poema, com o intuito de aprofundar sua compreensão sobre os elementos que compõem a estrutura poética. Em seguida, agrupados em pequenas equipes, os alunos serão desafiados a criar uma lista de novas palavras que rimem com aquelas previamente identificadas, estimulando assim, o raciocínio, a criatividade e a habilidade de associação. A atividade culminará com a apresentação das rimas originadas pelos grupos, promovendo o compartilhamento de perspectivas e a discussão acerca da diversidade sonora e dos jogos de palavras descobertos, enriquecendo a experiência de aprendizagem e aguçando a percepção auditiva e linguística dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar e apreciar a poesia, reconhecer a estrutura rítmica e as rimas nos poemas, além de desenvolver a capacidade de identificação de sonoridades e jogos de palavras. Pretende-se, assim, fortalecer a percepção auditiva, a criatividade e a habilidade linguística dos estudantes, ao mesmo tempo em que se promove a leitura fluente e expressiva. Através da análise dos elementos que compõem os textos poéticos e da criação coletiva de novas rimas, espera-se incentivar nos alunos uma maior sensibilidade para a linguagem poética e suas nuances, bem como fomentar o gosto pela leitura e pela escrita criativa.

  • Explorar e apreciar poemas simples e divertidos.
  • Reconhecer e identificar rimas e sonoridades em textos poéticos.
  • Desenvolver habilidades de leitura fluente e expressiva.
  • Estimular a criatividade e a habilidade linguística através de jogos de palavras.
  • Promover a sensibilização para a linguagem poética e o gosto pela leitura e escrita criativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP19: Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

Conteúdo Programático

A atividade está centrada na exploração da poesia como forma de expressão artística e linguística, focando na identificação de rimas, metrificação e sonoridades que caracterizam os textos poéticos. Além disso, enfatiza a leitura expressiva e a criação colaborativa de novos versos, incentivando o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e análise literária nos alunos.

  • Leitura e interpretação de textos poéticos.
  • Identificação de rimas e sonoridades.
  • Desenvolvimento da leitura fluente e expressiva.
  • Criação colaborativa de rimas.
  • Análise e discussão coletiva das criações

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade envolve uma abordagem prática e interativa, utilizando a metodologia ativa para engajar os alunos no processo de aprendizagem. Por meio de leituras coletivas, atividades em grupo e discussões, os estudantes serão incentivados a se envolverem ativamente na construção de conhecimento, promovendo a autonomia e a colaboração entre pares.

  • Leitura coletiva em voz alta.
  • Identificação e análise de rimas e sonoridades em grupo.
  • Criação colaborativa de listas de palavras que rimem.
  • Apresentação e discussão das rimas criadas pelos grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade é de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 60 minutos cada. A primeira aula será dedicada à leitura e análise dos poemas, enquanto a segunda aula focará na criação colaborativa das rimas e sua posterior discussão.

  • Aula 1: Leitura e análise dos poemas (60 minutos).
  • Aula 2: Criação colaborativa de rimas e discussão (60 minutos).

Avaliação

A avaliação nesta atividade será formativa e contínua, baseada na participação ativa dos alunos, na capacidade de identificar as rimas e sonoridades, além da criatividade e adequação na criação das novas rimas. Será valorizada a colaboração entre os alunos durante a atividade em grupo. Feedbacks construtivos serão fornecidos ao longo das sessões, com foco no processo de aprendizagem e no desenvolvimento das competências linguísticas e criativas dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem cópias dos poemas selecionados, lápis de cor ou canetas coloridas para circulação das rimas e sonoridades, quadro-branco ou quadro-negro para anotações e apresentações, além de folhas de papel ou cadernos para a criação das listas de palavras pelos alunos.

  • Cópias dos poemas selecionados.
  • Lápis de cor ou canetas coloridas.
  • Quadro-branco ou quadro-negro.
  • Folhas de papel ou cadernos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo