Caixa do Tempo

Desenvolvida por: Willia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Tempo e Memórias

Na atividade 'Caixa do Tempo', os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a mergulhar em suas memórias pessoais, trazendo objetos ou fotos que representem momentos significativos de suas vidas. A atividade se inicia com a divisão da turma em pequenos grupos, onde cada estudante terá a oportunidade de compartilhar seu objeto ou foto, descrevendo o evento associado e utilizando expressões temporais como 'antes', 'depois' e 'ontem' para contextualizar o acontecimento no tempo. Após esse momento de compartilhamento, a classe se reunirá em uma roda de debate para discutir como os eventos se relacionam com o tempo e analisar como as percepções e sentimentos podem se transformar conforme o tempo passa. Esta atividade fomentará a habilidade de narrar experiências pessoais, estimulando o uso adequado de expressões temporais e promovendo a reflexão sobre a natureza fluida do tempo e das memórias.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover o desenvolvimento da expressão oral e escrita dos estudantes, incentivando-os a narrar experiências pessoais com clareza, organização e uso adequado de expressões que marquem a passagem do tempo. Ao compartilhar momentos significativos de suas vidas, os alunos praticarão a sequência lógica dos fatos e a seleção das informações pertinentes para uma narrativa coerente e envolvente. Este exercício também visa fomentar a empatia e a compreensão mútua entre os alunos, criando um espaço seguro para a partilha de experiências e emoções, bem como a reflexão sobre a importância dos eventos e memórias pessoais e como eles moldam nossa percepção do tempo.

  • Desenvolver a habilidade de narrar experiências pessoais com clareza e organização.
  • Incentivar o uso de expressões temporais para marcar a passagem do tempo nas narrativas.
  • Promover a reflexão sobre como os eventos pessoais e o tempo afetam sentimentos e percepções.
  • Estimular a empatia e compreensão entre os alunos por meio da partilha de experiências.

Conteúdo Programático

Esta atividade é fundamentada na importância de descrever e refletir sobre experiências pessoais, não apenas como um exercício de memória, mas também como uma forma de entender as noções de tempo e mudança. As narrativas pessoais, enriquecidas com expressões temporais, oferecem aos alunos a oportunidade de praticar a organização lógica de eventos e a articulação de emoções e percepções, elementos cruciais para o desenvolvimento de habilidades de escrita e oralidade.

  • Narrativas pessoais e expressões temporais.
  • Organização de eventos na sequência lógica do tempo.
  • Reflexão sobre a percepção de tempo e mudança.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa Roda de Debate, esta atividade encoraja os alunos a participarem ativamente da aprendizagem, partilhando suas experiências e ouvindo as dos outros. Esse método promove a construção conjunta de conhecimentos, ao possibilitar a troca de percepções sobre eventos vivenciados e a reflexão coletiva sobre o tempo, a memória e as emoções. A preparação para a roda de debate envolve a divisão em pequenos grupos, onde cada aluno tem a oportunidade de falar, garantindo que todos sejam ouvidos e possam contribuir para o debate maior que segue.

  • Preparação e compartilhamento em pequenos grupos.
  • Roda de debate para discussão coletiva.
  • Uso de expressões temporais em narrativas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade Caixa do Tempo será realizada em uma aula de 60 minutos. Inicialmente, os alunos se dividirão em grupos pequenos para compartilhamento de objetos ou fotos e as histórias a elas associadas (30 minutos). Seguindo, a turma se reunirá em uma grande roda de debate para discutir as reflexões levantadas (30 minutos).

  • Aula 1 da atividade: Divisão em grupos e compartilhamento; Roda de debate.

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação ativa dos alunos durante toda a atividade. Observarei a capacidade de expressar suas ideias com clareza, o uso correto de expressões temporais para descrever os eventos e a habilidade de ouvir e refletir sobre as histórias dos colegas. Será valorizada a profundidade da reflexão sobre a relação entre tempo e experiências pessoais. Feedbacks construtivos serão fornecidos individualmente e coletivamente, incentivando a melhoria contínua das habilidades narrativas e de reflexão.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a atividade Caixa do Tempo incluem objetos ou fotos pessoais que os alunos trarão de casa, além de um espaço adequado para a organização da roda de debate. É importante garantir um ambiente acolhedor e de confiança, onde os alunos se sintam confortáveis para compartilhar suas experiências pessoais e escutar as dos outros.

  • Objetos ou fotos pessoais dos alunos.
  • Espaço adequado para a roda de debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo