Campanha da Calma

Desenvolvida por: Alexan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Arte
Temática: Conscientização sobre a Ansiedade

A atividade 'Campanha da Calma' foi desenvolvida para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental com o objetivo de criar uma campanha de conscientização sobre maneiras de reduzir a ansiedade. Através de um trabalho colaborativo, os alunos serão incentivados a explorar sua criatividade e expressão ao desenvolver slogans, anúncios publicitários e textos informativos focados em técnicas de relaxamento, importância do lazer e comunicação dos sentimentos. Este projeto visa não apenas a aplicação prática de conhecimentos linguísticos e artísticos, mas também a promoção de um ambiente escolar mais consciente sobre saúde mental e bem-estar. Utilizando metodologias ativas como Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos terão uma experiência educativa dinâmica, incentivando o trabalho em equipe, o pensamento crítico e a sensibilização para um tema tão relevante.

Objetivos de Aprendizagem

A 'Campanha da Calma' visa fornecer aos alunos habilidades de expressão oral e escrita, compreensão e produção de diferentes gêneros textuais, além de promover a sensibilização sobre a importância da saúde mental e técnicas de relaxamento para o bem-estar. Os alunos aprenderão a trabalhar em equipe, aprimorarão sua habilidade de planejamento, organização e execução de projetos, e desenvolverão a capacidade de comunicar ideias de forma clara e criativa. Este projeto também se propõe a fortalecer a empatia entre os alunos, ao incentivá-los a pensar em soluções para problemas relacionados à ansiedade visando o bem-estar do público infantil.

  • Desenvolver habilidades de expressão e comunicação
  • Conhecer e aplicar diferentes gêneros do campo publicitário
  • Promover a conscientização sobre a saúde mental e a ansiedade
  • Estimular o trabalho em equipe
  • Fomentar a criatividade e inovação na criação de campanhas

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • EF12LP11: Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF12LP12: Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.

Conteúdo Programático

Os conteúdos programáticos abordados englobam a exploração de gêneros textuais do campo publicitário, técnicas de escrita criativa, fundamentos da comunicação visual e verbal, além de conceitos básicos sobre saúde mental e ansiedade. A atividade promoverá a compreensão de como as emoções afetam nossa vida e de que forma podemos expressar e gerenciar nossos sentimentos. Será dada ênfase na importância do diálogo, do lazer e da prática regular de atividades relaxantes para a manutenção do bem-estar.

  • Gêneros textuais do campo publicitário
  • Técnicas de escrita criativa
  • Comunicação visual e verbal
  • Saúde mental e ansiedade
  • Práticas de relaxamento e lazer

Metodologia

Utilizando a metodologia Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos serão divididos em grupos para conceber suas campanhas. Através de discussões guiadas, pesquisas e atividades práticas, eles serão encorajados a explorar diferentes formas de expressão e comunicação. Combinando teoria e prática, essa abordagem visa promover o engajamento e a aplicação efetiva do aprendizado em um projeto concreto que os alunos poderão visualizar os resultados e impactos.

  • Divisão do projeto em etapas: pesquisa, criação, execução e apresentação
  • Sessões de brainstorming para geração de ideias
  • Oficinas de escrita criativa e design
  • Montagem e testes de materiais da campanha
  • Apresentações e reflexões sobre os projetos

Aulas e Sequências Didáticas

O projeto terá a duração de aproximadamente 20 dias letivos, divididos em 12 aulas de 50 minutos cada. Iniciará com uma introdução ao tema e seguido pela formação dos grupos. As primeiras sessões serão dedicadas à pesquisa e ao brainstorming. Em seguida, partiremos para as oficinas de criação, produção dos materiais e, por fim, a preparação para as apresentações.

  • Aula 1: Apresentação do projeto e divisão dos grupos
  • Aula 2-3: Pesquisa sobre ansiedade e técnicas de relaxamento
  • Aula 4-5: Brainstorming e início da criação dos slogans e anúncios
  • Aula 6-7: Oficinas de escrita criativa e design
  • Aula 8-9: Produção dos materiais da campanha
  • Aula 10-11: Preparação e ensaio das apresentações
  • Aula 12: Apresentação das campanhas para a escola

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada nos processos de pesquisa, colaboração, criatividade, organização e apresentação dos alunos. Serão considerados aspectos como clareza na comunicação das ideias, originalidade e relevância dos slogans e anúncios, qualidade dos textos informativos e eficácia na conscientização sobre o tema. Além disso, a capacidade de trabalho em equipe e a participação ativa durante todas as fases do projeto serão valorizadas. Feedbacks construtivos serão fornecidos após a apresentação final, destacando os pontos fortes e áreas para desenvolvimento futuro.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da 'Campanha da Calma', serão utilizados recursos como papel, canetas, lápis de cor, cartolinas para a produção de cartazes, acesso à internet para pesquisas, computadores ou tablets para a criação de anúncios digitais e um software simples de edição de vídeo, se possível, para a montagem do vídeo da campanha. Além disso, espaço adequado para a realização das oficinas e apresentações também será necessário para facilitar um ambiente colaborativo e criativo.

  • Papel, canetas, lápis de cor, cartolinas
  • Acesso à internet e computadores ou tablets
  • Software de edição de vídeo (opcional)
  • Espaço para oficinas e apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo