Campanha do Coração Tranquilo

Desenvolvida por: Alexan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Língua Portuguesa]
Temática: [Conscientização sobre Ansiedade]

A atividade Campanha do Coração Tranquilo busca envolver alunos do 2º ano do Ensino Fundamental em uma experiência prática de comunicação e criação colaborativa. A tarefa central consiste em formar grupos para criar uma campanha publicitária infantil que conscientize sobre como lidar com a ansiedade. Os alunos desenvolverão slogans e anúncios publicitários, empregando desenhos e frases simples. O objetivo é incentivar a turma a pensar em soluções para problemas comuns, como nervosismo antes de provas, através da criação de materiais que podem ser apresentados ou distribuídos na mostra científica. A atividade foca na integração de criatividade, expressão artística e aprendizado de escrita colaborativa, estimulando o pensamento crítico dos alunos em relação a emoções e situações cotidianas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade giram em torno do desenvolvimento da expressão oral e escrita dos alunos, ao mesmo tempo em que promovem a conscientização emocional. Espera-se que os estudantes sejam capazes de identificar situações que geram ansiedade e encontrar maneiras criativas de comunicar soluções de forma positiva. A atividade também visa fortalecer o trabalho em grupo e a colaboração, amplificando a capacidade dos alunos de se comunicarem efetivamente em contextos variados e para diferentes públicos.

  • Desenvolver a habilidade de criar slogans e anúncios publicitários.
  • Incentivar a expressão de sentimentos e emoções através da escrita e arte.
  • Fomentar o trabalho colaborativo entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • EF12LP11: Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF12LP12: Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado na habilidade dos alunos em comunicar conceitos emocionais de forma criativa e eficaz. A ênfase está em explorar diferentes formas de expressão que vão além do texto escrito, incorporando elementos visuais e artísticos para aprimorar a mensagem. Os alunos serão incentivados a refletir sobre suas próprias experiências emocionais e a traduzir esses sentimentos em materiais publicitários, promovendo a empatia e a autocompreensão.

  • Identificação de situações que causam ansiedade.
  • Conceitos básicos de publicidade e slogans.
  • Técnicas de desenho e artes visuais.
  • Expressão escrita e oral sobre emoções.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade envolve aprendizagem colaborativa e produção criativa em grupos. O processo começará com discussões em sala para identificar situações de ansiedade vivenciadas pelos alunos. Seguindo essa fase, os alunos serão divididos em grupos e orientados a criar slogans e anúncios que promovam maneiras saudáveis de lidar com a ansiedade. Serão disponibilizados materiais de arte para que os alunos possam usar desenhos em suas peças publicitárias, unindo comunicação verbal e não-verbal no projeto.

  • Formação de grupos colaborativos entre os alunos.
  • Discussão em grupo sobre ansiedade e emoções.
  • Desenvolvimento de slogans e anúncios.
  • Apresentação dos trabalhos para a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma será organizado em 10 aulas de 60 minutos cada, totalizando 10 horas de atividades. Inicialmente, faremos uma introdução e discussão sobre o tema, seguido por planejamento e criação dos materiais publicitários. O cronograma é desenhado para permitir tempo suficiente para brainstorming, produção e revisão colaborativa, e por fim, apresentações para a classe.

  • Aula 1: Introdução ao tema e formação dos grupos.
  • Aula 2: Discussão sobre situações de ansiedade.
  • Aula 3: Introdução à publicidade e slogans.
  • Aula 4: Desenvolvimento inicial de ideias.
  • Aula 5: Criação de esboços e rascunhos.
  • Aula 6: Revisão das peças e feedbacks.
  • Aula 7: Finalização dos desenhos e textos.
  • Aula 8: Preparação para apresentação.
  • Aula 9: Apresentação dos trabalhos.
  • Aula 10: Avaliação e reflexão final.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada com base em três critérios principais: participação no grupo, criatividade na criação dos slogans e anúncios, e clareza na comunicação das ideias apresentadas. Cada aluno será incentivado a contribuir ativamente no processo colaborativo, o que será avaliado por meio de observação direta do professor e de feedback dos colegas. Exemplos de avaliação incluem a análise do professor sobre a eficácia dos slogans em comunicar soluções para a ansiedade e a originalidade dos materiais gráficos criados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade incluem uma variedade de materiais que apoiarão a expressão artística e escrita dos alunos. Os alunos terão acesso a diversos materiais de arte para criar seus anúncios, além de contar com textos e vídeos inspiracionais que definirão o contexto e exemplo de campanhas publicitárias infantis. O uso de recursos visuais e táteis ajudará a engajar os alunos enquanto eles exploram suas emoções e criatividade.

  • Papel, lápis de cor, canetas e tintas.
  • Cartolinas e materiais de colagem.
  • Textos e vídeos sobre publicidade.
  • Quadro branco para brainstorm e discussões.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo