A atividade Campanha do Coração Tranquilo busca envolver alunos do 2º ano do Ensino Fundamental em uma experiência prática de comunicação e criação colaborativa. A tarefa central consiste em formar grupos para criar uma campanha publicitária infantil que conscientize sobre como lidar com a ansiedade. Os alunos desenvolverão slogans e anúncios publicitários, empregando desenhos e frases simples. O objetivo é incentivar a turma a pensar em soluções para problemas comuns, como nervosismo antes de provas, através da criação de materiais que podem ser apresentados ou distribuídos na mostra científica. A atividade foca na integração de criatividade, expressão artística e aprendizado de escrita colaborativa, estimulando o pensamento crítico dos alunos em relação a emoções e situações cotidianas.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade giram em torno do desenvolvimento da expressão oral e escrita dos alunos, ao mesmo tempo em que promovem a conscientização emocional. Espera-se que os estudantes sejam capazes de identificar situações que geram ansiedade e encontrar maneiras criativas de comunicar soluções de forma positiva. A atividade também visa fortalecer o trabalho em grupo e a colaboração, amplificando a capacidade dos alunos de se comunicarem efetivamente em contextos variados e para diferentes públicos.
O conteúdo programático desta atividade está centrado na habilidade dos alunos em comunicar conceitos emocionais de forma criativa e eficaz. A ênfase está em explorar diferentes formas de expressão que vão além do texto escrito, incorporando elementos visuais e artísticos para aprimorar a mensagem. Os alunos serão incentivados a refletir sobre suas próprias experiências emocionais e a traduzir esses sentimentos em materiais publicitários, promovendo a empatia e a autocompreensão.
A metodologia adotada nesta atividade envolve aprendizagem colaborativa e produção criativa em grupos. O processo começará com discussões em sala para identificar situações de ansiedade vivenciadas pelos alunos. Seguindo essa fase, os alunos serão divididos em grupos e orientados a criar slogans e anúncios que promovam maneiras saudáveis de lidar com a ansiedade. Serão disponibilizados materiais de arte para que os alunos possam usar desenhos em suas peças publicitárias, unindo comunicação verbal e não-verbal no projeto.
O cronograma será organizado em 10 aulas de 60 minutos cada, totalizando 10 horas de atividades. Inicialmente, faremos uma introdução e discussão sobre o tema, seguido por planejamento e criação dos materiais publicitários. O cronograma é desenhado para permitir tempo suficiente para brainstorming, produção e revisão colaborativa, e por fim, apresentações para a classe.
A avaliação dos alunos será realizada com base em três critérios principais: participação no grupo, criatividade na criação dos slogans e anúncios, e clareza na comunicação das ideias apresentadas. Cada aluno será incentivado a contribuir ativamente no processo colaborativo, o que será avaliado por meio de observação direta do professor e de feedback dos colegas. Exemplos de avaliação incluem a análise do professor sobre a eficácia dos slogans em comunicar soluções para a ansiedade e a originalidade dos materiais gráficos criados.
Os recursos para a atividade incluem uma variedade de materiais que apoiarão a expressão artística e escrita dos alunos. Os alunos terão acesso a diversos materiais de arte para criar seus anúncios, além de contar com textos e vídeos inspiracionais que definirão o contexto e exemplo de campanhas publicitárias infantis. O uso de recursos visuais e táteis ajudará a engajar os alunos enquanto eles exploram suas emoções e criatividade.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula