Cartão Postal da Minha Cidade

Desenvolvida por: Sueny … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita descritiva e função social da comunicação

Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental participarão da atividade 'Cartão Postal da Minha Cidade', que os incentivará a explorar e compartilhar informações sobre locais de importância em suas comunidades através da criação de cartões postais personalizados. Nesta atividade, as crianças irão criar ilustrações de pontos turísticos ou locais especiais de suas cidades e escrever breves descrições ou mensagens que os contextualizem. Este exercício busca fomentar a habilidade de escrita descritiva e a função social da comunicação, permitindo que os alunos reconheçam a importância de compartilhar informações sobre o contexto onde vivem. A atividade será finalizada com a leitura em voz alta das produções dos alunos, promovendo, além da escrita, habilidades de oralidade e de leitura, ao mesmo tempo em que se promove o reconhecimento e apreciação dos colegas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são cuidadosamente planejados para aprimorar as habilidades de escrita e descrição dos alunos, possibilitando que eles expressem ideias e informações sobre locais significantes de suas cidades de forma clara e descritiva. As atividades visam também desenvolver a autoconfiança dos estudantes ao interagir e apresentar suas produções oralmente, permitindo o fortalecimento de habilidades de comunicação e empatia ao se envolverem com os trabalhos dos colegas.

  • Desenvolver habilidades de escrita descritiva.
  • Fomentar a função social de comunicar informações.
  • Promover a oralidade e a leitura em voz alta.
  • Estimular o reconhecimento e apreciação dos colegas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
  • EF12LP06: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui o desenvolvimento das habilidades de escrita descritiva e de leitura de textos simples. Os alunos serão expostos a contextos de comunicação significativos, como é o caso da criação de cartões postais, que exigem a descrição de lugares e a elaboração de mensagens claras para diferentes públicos. Esta prática proporciona uma vivência real de produção textual que se conecta com a função social dos textos. Ademais, o conteúdo também inclui práticas de oralidade, fundamentais para o desenvolvimento da comunicação eficaz e do trabalho em grupo, valorizando o reconhecimento dos pares.

  • Desenvolvimento de habilidades de escrita descritiva.
  • Leitura de textos simples.
  • Criação de cartões postais.
  • Práticas de oralidade e comunicação eficaz.

Metodologia

A metodologia adotada engloba práticas de ensino que buscam estimular a autonomia e o protagonismo dos alunos na criação e apresentação de seus cartões postais. Utilizaremos abordagens de ensino centradas no aluno, onde são oferecidas orientações iniciais, mas o foco principal é no engajamento ativo das crianças durante a atividade prática. Isso promoverá a exploração individual dos temas e o trabalho colaborativo nos momentos de partilha, onde cada aluno poderá contribuir para a construção de um ambiente de aprendizado rico e participativo.

  • Práticas de ensino centradas no aluno.
  • Engajamento ativo na elaboração de cartões postais.
  • Orientações iniciais seguidas por prática autônoma.
  • Trabalho colaborativo durante apresentações.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está desenhado para ser executado em uma aula de 70 minutos. Durante este período, os alunos terão a oportunidade de envolver-se profundamente na atividade, desde a concepção inicial até a apresentação final das suas produções. A estrutura do tempo será distribuída entre a introdução ao tema, o tempo de criação dos cartões postais, e as apresentações, permitindo assim que todos os alunos fiquem engajados durante toda a atividade, realizando-a de forma eficiente e produtiva.

  • Aula 1: Introdução ao tema, criação dos cartões postais e apresentações finais dos alunos.
  • Momento 1: Introdução ao Tema (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e explicando o objetivo da atividade 'Cartão Postal da Minha Cidade'. Pergunte aos alunos se eles conhecem cartões postais e se já os viram em algum lugar. Permita que compartilhem suas experiências, fomentando uma breve discussão sobre o que torna um lugar especial e digno de ser destacado em um cartão postal. Mostre exemplos de cartões postais e destaque os elementos-chave: imagem e descrição.

    Momento 2: Criação dos Cartões Postais (Estimativa: 30 minutos)
    Distribua os materiais artísticos e determine que cada aluno escolha um local de sua cidade que considere especial. Oriente para que desenhem ou recortem imagens de revistas para ilustrar esses locais em forma de cartão postal. Enquanto as crianças trabalham, caminhe pela sala oferecendo sugestões e assistência conforme necessário. Observe se estão desenvolvendo ideias e incentivando aqueles que estão tendo dificuldades para começar. Não se esqueça de destacar que a descrição é tão importante quanto a imagem.

    Momento 3: Escrita das Descrições (Estimativa: 15 minutos)
    Peça que os alunos descrevam o que há de especial no local que escolheram em poucas frases no verso do cartão postal. Enfatize a necessidade de clareza e coerência na escrita. Ofereça suporte classificando o que cada aluno quer expressar sobre o local. Ofereça ajuda ortográfica quando necessário e incentive os alunos a revisarem seus textos em pares.

    Momento 4: Apresentações Finais (Estimativa: 10 minutos)
    Organize os alunos em um círculo para que cada um tenha a oportunidade de apresentar seu cartão postal para a turma. Instrua-os a falar sobre o local escolhido e a leitura da descrição que escreveram. Enquanto as apresentações acontecem, incentive os colegas a ouvirem com atenção e fazerem perguntas. Avalie a habilidade de comunicação oral e ofereça feedback positivo para cada aluno sobre o que apresentou.

Avaliação

A avaliação desta atividade será contínua e formativa, acompanhando cada etapa do processo de criação e apresentação dos cartões postais. O objetivo é avaliar as habilidades de escrita e a capacidade de os alunos organizarem e expressarem ideias de forma descritiva. Critérios específicos incluirão a clareza do texto, a coerência da descrição com a ilustração, e a capacidade de comunicação oral durante as apresentações. Exemplos práticos de aplicação podem ser observar como os alunos escolhem e justificam seus locais, descrevem suas características e interagem com a turma ao apresentar seu trabalho. É essencial oferecer feedback formativo ao longo da atividade, destacando os pontos fortes e onde podem melhorar, estimulando a autorreflexão e o aprendizado contínuo.

  • Avaliação contínua e formativa durante todo o processo.
  • Clareza do texto e coerência da descrição.
  • Capacidade de comunicação oral durante apresentações.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para essa atividade incluem materiais artísticos, como papéis, lápis de cor, canetinhas, revistas para recorte e acesso à internet para pesquisa sobre locais de interesse na cidade, se necessário. Estes recursos visam enriquecer a experiência de aprendizagem ao permitir que os alunos expressem sua criatividade e pesquisem informações relevantes, integrando o conhecimento prévio com o aprendizado adquirido durante a atividade. Além disso, o ambiente precisa estar preparado para facilitar a interação e colaboração, proporcionando um espaço onde os estudantes possam trabalhar de forma confortável e segura.

  • Materiais artísticos (papéis, lápis de cor, canetinhas).
  • Revistas para recorte.
  • Acesso à internet para pesquisa de locais de interesse.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a carga de trabalho dos professores pode ser intensa, mas estratégias simples e efetivas podem garantir inclusão e acessibilidade para todos os alunos. Esta atividade não conta com alunos que possuam condições ou deficiências específicas, mas, mesmo assim, é importante considerar a inclusão desde a concepção das atividades. As instruções visuais e escritas claras podem facilitar a compreensão das tarefas para todos os alunos. Além disso, incentivar que os alunos compartilhem e colaborem em duplas ou pequenos grupos pode ajudar a criar um ambiente inclusivo, onde todos se sintam valorizados e incluídos, sobretudo aqueles que possam demonstrar maior timidez. A adaptação dos métodos de avaliação, para incluir mais formas de expressão, e oferecer diferentes meios de apresentação oral pode também ajudar a criar um ambiente educacional mais acolhedor e equitativo.

  • Instruções visuais e escritas claras.
  • Atividades em duplas ou pequenos grupos.
  • Adaptar métodos de avaliação para incluir mais formas de expressão.

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