Cartas para o Futuro

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita reflexiva e projeção pessoal

Nesta atividade pedagógica prática, destinada aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, incentivaremos a escrita reflexiva e criativa através do exercício de redigir cartas para si mesmos no futuro. Esta atividade tem como objetivo promover a autoexpressão, a reflexão sobre sonhos, desejos e a projeção de seus próprios futuros. Durante a execução, os alunos farão um planejamento inicial do conteúdo de suas cartas, considerando os aspectos de suas vidas que consideram significativos e esperançosos. Posteriormente, procederão à escrita das cartas, empregando habilidades de organização textual, coesão e coerência. Um aspecto essencial da atividade será o processo de revisão coletiva, onde cada aluno terá a oportunidade de receber e fornecer feedback aos colegas, refinando sua escrita por meio de correções ortográficas, gramaticais e estilísticas. Para finalizar, a turma discutirá maneiras criativas de como essas cartas podem ser enviadas ao futuro - seja por meio de uma cápsula do tempo ou outros métodos simbólicos - e cada um decidirá sobre a melhor forma de 'enviar' sua mensagem ao futuro. A integração de ilustrações pessoais às cartas será incentivada, promovendo uma conexão visual com suas esperanças e sonhos.

Objetivos de Aprendizagem

Com esta atividade, objetivamos estimular nos alunos a capacidade de expressão individual e reflexão sobre suas próprias vidas, sonhos e aspirações. Desejamos que os estudantes desenvolvam habilidades de escrita, como organização textual, coesão, coerência, além de práticas de revisão e edição de textos. Através da revisão colaborativa, os alunos praticarão a empatia e a capacidade crítica, essenciais para o progresso em suas habilidades lingüísticas. Ao contemplar a finalização e 'envio' de suas cartas, eles exercitarão sua criatividade e capacidade de planejamento. Este projeto visa, portanto, fomentar não apenas competências linguísticas, mas também socioemocionais importantes para o desenvolvimento integral dos alunos.

  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e reflexiva.
  • Estimular a autoexpressão e a projeção pessoal para o futuro.
  • Praticar a revisão textual colaborativa para aprimoramento do texto.
  • Promover habilidades socioemocionais como empatia e cooperação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • EF15LP07: Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

Conteúdo Programático

Neste projeto, os alunos trabalharão em várias etapas que envolvem o desenvolvimento de habilidades de escrita e revisão. As etapas planejadas abrangem desde a concepção da carta, passando pelas diversas fases da escrita, até as técnicas de revisão e edição. Além disso, inclui a prática de habilidades socioemocionais e reflexão pessoal, proporcionando uma experiência educativa completa e integrada.

  • Etapas de planejamento e produção textual
  • Técnicas de revisão e edição de textos
  • Desenvolvimento de habilidades socioemocionais
  • Reflexão sobre projeção pessoal e autoexpressão

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão guiados no desenvolvimento de suas cartas, o que lhes permitirá assumir protagonismo no processo de aprendizagem. Esta abordagem promove a investigação, a criatividade e a colaboração, essenciais para o sucesso na elaboração das cartas. As fases do projeto compreendem o planejamento, a escrita, a revisão por pares e a decisão sobre o 'envio' das cartas ao futuro.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Escrita reflexiva e criativa
  • Revisão colaborativa
  • Discussão em grupo sobre formas de enviar as cartas ao futuro

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, focaremos no planejamento e na escrita inicial das cartas. A segunda aula será dedicada à revisão entre pares, discussões sobre como enviar as cartas ao futuro e a edição final, incluindo ilustrações.

  • Aula 1: Planejamento e escrita da carta
  • Aula 2: Revisão, discussão sobre envio ao futuro e edição final

Avaliação

A avaliação será processual e formativa, considerando a participação ativa dos alunos em cada etapa do projeto. Observaremos o engajamento na escrita, a capacidade de reflexão expressa nas cartas, o empenho na revisão colaborativa e a criatividade na escolha de como 'enviar' a carta ao futuro. Será dada atenção especial ao progresso individual em habilidades de escrita e à capacidade de oferecer e receber feedback construtivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade será necessário material para escrita (papel, canetas), recursos para ilustração (lápis de cor, canetinhas) e acesso a informações (livros, internet) para o embasamento das ideias. Além disso, caixas ou outros recipientes podem ser utilizados como cápsulas do tempo, caso esta seja a escolha dos alunos para enviar suas cartas ao futuro.

  • Material de escrita e ilustração
  • Acesso a fontes de informação para pesquisa
  • Recipientes para cápsula do tempo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo