Chefs da Escrita

Desenvolvida por: Bruna … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual e compreensão leitora

Nesta atividade lúdica e interativa, batizada de 'Chefs da Escrita', alunos do 2º ano do Ensino Fundamental se transformarão em pequenos chefs literários, com o objetivo de 'cozinhar' textos criativos. Utilizando 'ingredientes' linguísticos como substantivos, verbos e adjetivos, e 'temperos' gramaticais - ponto final, vírgula e exclamação -, eles seguirão passo a passo 'receitas' de escrita para criar avisos, convites e cartas. Cada aluno, atuando como chef, selecionará uma 'receita' e, seguindo as instruções, praticará a escrita de maneira autônoma. Esta atividade abordará a formatação e diagramação específica de cada gênero textual, fortalecendo o entendimento sobre essas características. Ao final, as 'iguarias' produzidas serão compartilhadas em uma 'degustação literária', promovendo a leitura, a escuta ativa e a valorização da escrita criativa entre os colegas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver habilidades de escrita, leitura e compreensão em alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, promovendo o engajamento e a criatividade através de uma abordagem lúdica. Os alunos irão praticar a escrita autônoma, observando regras gramaticais e de pontuação, enquanto expressam criatividade ao compor textos segundo 'receitas' predefinidas. Este método visa não apenas fortalecer o domínio da língua, mas também estimular a colaboração, a escuta ativa e apreciação por diferentes gêneros textuais.

  • Desenvolver habilidades de escrita seguindo regras gramaticais específicas.
  • Promover a criatividade e a autonomia na produção textual.
  • Estimular a leitura e a interpretação de textos curtos.
  • Incentivar a prática da escuta ativa e da partilha de trabalhos autorais.
  • Familiarizar os alunos com a formatação e diagramação de diferentes gêneros textuais.

Conteúdo Programático

A atividade integra os conceitos de linguagem, escrita, leitura e audição dentro da proposta curricular, explorando diferentes gêneros textuais. Através de uma metodologia ativa, os alunos serão incentivados a desenvolver seus textos criativos, praticando a escrita e, posteriormente, compartilhando seus trabalhos. Isto implica em um aprendizado significativo, onde conceitos gramaticais, estruturas textuais e criatividade são abordados de maneira integrada.

  • Regras gramaticais: uso de letras maiúsculas, pontuação.
  • Estrutura de gêneros textuais: aviso, convite e carta.
  • Escrita autônoma e criativa.
  • Leitura e interpretação de textos.
  • Compartilhamento e discussão de textos produzidos.

Metodologia

A metodologia proposta integra atividades mão-na-massa, sala de aula invertida e aprendizagem baseada em jogos. Inicialmente, conceitos serão apresentados de maneira inversa: os alunos explorarão os textos e 'cozinharão' suas 'receitas' como tarefa de casa. Em sala, praticarão a escrita e a leitura dos textos produzidos, promovendo uma aprendizagem divertida e dinâmica. A abordagem mão-na-massa possibilita que os alunos se envolvam ativamente na construção do seu aprendizado, aplicando conceitos de forma prática.

  • Apresentação da ideia de 'cozinhar' textos.
  • Escolha e exploração das 'receitas' de escrita em casa.
  • Produção textual em sala.
  • Realização da 'degustação literária' para compartilhamento dos textos.
  • Discussão e feedback sobre o processo de escrita.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total para a realização da atividade é de 8 horas, estruturadas em nove aulas de 50 minutos cada, permitindo uma imersão profunda no processo de escrita, leitura e discussão.

  • Aula 1: Introdução à atividade e exploração dos conceitos.
  • Aula 2-3: Seleção das 'receitas' e planejamento dos textos em casa.
  • Aula 4-6: Escrita dos textos em sala.
  • Aula 7-8: Preparação e realização da 'degustação literária'.
  • Aula 9: Discussão sobre os textos, feedbacks e conclusão.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, considerando a participação, engajamento e o esforço individual no processo de escrita. Serão avaliados aspectos como criatividade, adesão às regras gramaticais e capacidade de trabalhar em grupo durante a 'degustação literária'. O feedback será fornecido de forma construtiva, visando o desenvolvimento das habilidades de escrita e expressão dos alunos. Exemplos específicos de produções bem-sucedidas e pontos de melhoria serão discutidos, ressaltando a importância do aprendizado contínuo.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis, tais como papel, lápis, borracha e marcadores coloridos. Recursos digitais, como computadores ou tablets, podem ser utilizados para a pesquisa de 'receitas' de textos, bem como para a redação e formatação dos textos, caso disponível. A ambientação da sala como uma 'cozinha literária' pode ser enriquecida com decorações temáticas, incentivando ainda mais a imersão dos alunos na atividade.

  • Papel e material de escrita (lápis, borracha, marcadores coloridos).
  • Computadores ou tablets para pesquisas (opcional).
  • Decorações temáticas para transformar a sala em uma cozinha literária.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo