A atividade 'Cine-leitores Mirins' é uma proposta pedagógica que busca engajar os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental na leitura de um livro infantil selecionado previamente pelo educador, estimulando a interpretação e a compreensão leitora de maneira lúdica e colaborativa. A partir da leitura, os alunos serão divididos em grupos para criar pequenas peças teatrais ou recontagens em vídeo, que simularão trailers dos livros lidos. O objetivo é transformar a sala de aula em um mini estúdio de cinema, oferecendo aos alunos a oportunidade de expressar criativamente a sua compreensão do texto lido através de diferentes linguagens artísticas. Utilizando recursos como fantoches, desenhos e materiais recicláveis para cenários e personagens, os alunos colocarão em prática os conceitos de narrativa, direção, cenografia e atuação. Esta atividade incentivará a criatividade, a colaboração em grupo e solidificará o entendimento do texto, promovendo uma experiência de aprendizado integral e significativa.
Os objetivos desta atividade incluem estimular a compreensão leitora dos alunos através da transformação do texto em expressão artística, fomentar a criatividade e a expressão pessoal, e incentivar o trabalho colaborativo. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de interpretação textual, além de noções básicas de dramaturgia e produção audiovisual. Eles também aprenderão sobre diversos aspectos da produção de um filme, como roteirização, direção, atuação e design de produção, aplicando esses conhecimentos na criação de seus próprios 'trailers'. Por meio desta atividade, os estudantes poderão ver a leitura sob uma nova perspectiva, percebendo a literatura como um ponto de partida para diversas formas de arte e expressão.
Este plano contempla a interpretação de texto, produção escrita e oral, introdução aos elementos básicos da narrativa, e introdução à produção de peças teatrais e vídeos. Através da metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, os alunos realizarão a leitura como tarefa de casa, dedicando o tempo em sala à discussão, planejamento e criação das peças e vídeos. Este conteúdo reforça a importância da leitura e da compreensão textual, além de introduzir os alunos ao mundo do teatro e do cinema, estimulando a expressão criativa e a capacidade de trabalhar coletivamente.
A metodologia da Sala de Aula Invertida será empregada, onde a leitura do livro será a tarefa de casa. Em sala, os alunos serão divididos em grupos para discutir a obra e planejar suas produções. Serão realizadas sessões de brainstorming orientadas pelo professor, seguidas por workshops de produção teatral e audiovisual, onde os alunos aprenderão sobre cenografia, roteiro e atuação. Cada grupo receberá a missão de criar um trailer representando a história lida, utilizando diversos materiais disponíveis. A atividade culminará na apresentação dos trailers, transformando a sala em um cinema, onde cada grupo apresentará sua interpretação criativa do livro.
A atividade será desenvolvida ao longo de 4 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada uma discussão geral sobre a leitura e os conceitos iniciais de produção teatral e audiovisual. Na segunda e terceira aulas, os alunos trabalharão na criação e ensaio de seus trailers, com orientações e feedback do professor. A quarta aula será dedicada à apresentação dos trailers e à reflexão sobre o processo criativo e aprendizado.
A avaliação será baseada na participação e engajamento durante todas as etapas do projeto, incluindo a leitura prévia, contribuição para o brainstorming e desenvolvimento do trailer em grupo. Serão considerados critérios como criatividade, compreensão textual demonstrada, colaboração entre membros do grupo, e a qualidade da apresentação final. Feedbacks construtivos serão fornecidos após as apresentações, focando no processo criativo, habilidades de interpretação e colaboração. Exemplos específicos de desempenho exemplar serão compartilhados para incentivar a reflexão e o crescimento contínuo dos alunos.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais como livros infantis, papel, canetas, lápis de cor, materiais recicláveis para cenografia, câmera ou smartphone para gravação dos vídeos, e um espaço adequado para as apresentações. Também será utilizado um computador com acesso à internet para pesquisa de referências e possíveis edições dos vídeos. Estes recursos permitirão aos alunos explorarem sua criatividade ao máximo, enquanto aprendem conceitos fundamentais de teatro e cinema, proporcionando uma experiência educacional rica e envolvente.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula