Construindo Histórias

Desenvolvida por: Ruan R… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação Textual e Criatividade

A atividade 'Construindo Histórias' será uma imersão no mundo da música e da criatividade literária. Iniciando com a audição da música 'Era uma casa' em diferentes versões, os alunos serão estimulados a expandir sua compreensão e interpretação do texto musical, anotando seus sentimentos e novas ideias despertadas pela canção. Seguindo esse momento de introspecção, os estudantes serão divididos em grupos para participar de uma Roda de Debate. Esse espaço democrático permitirá que cada um compartilhe sua interpretação pessoal da música, desenvolvendo uma história que enriqueça o enredo da canção, abordando possíveis lacunas, personagens e cenários. Esta prática promoverá o exercício da escuta ativa e o respeito pelas ideias alheias, além de fomentar a imaginação, a articulação de pensamento crítico e a habilidade narrativa dos alunos. O objetivo central é permitir que os estudantes explorem sua criatividade enquanto desenvolvem uma compreensão mais aprofundada dos elementos narrativos presentes em textos musicais.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver a habilidade de interpretação textual dos alunos, incentivando-os a explorar além do texto apresentado, instigando sua imaginação e capacidade crítica. Além disso, busca-se promover a prática de escuta ativa, uma habilidade social essencial, e o respeito pelas opiniões e visões alheias. Através da Roda de Debate, espera-se que cada estudante se sinta valorizado e ouvido, ao mesmo tempo que aprende a valorizar as contribuições dos colegas. Por fim, pretende-se aprimorar as habilidades de expressão oral e escrita, enquanto os alunos constroem uma narrativa coletiva rica em detalhes e criatividade.

  • Desenvolver habilidades de interpretação textual
  • Estimular a criatividade no preenchimento de lacunas narrativas
  • Praticar a escuta ativa e o respeito por diversas interpretações
  • Aprimorar a expressão oral e escrita

Conteúdo Programático

A atividade se insere no contexto da formação integral do aluno, abrangendo o desenvolvimento de competências linguísticas e socioemocionais através de metodologias ativas. A escolha da música como texto de partida para a atividade justifica-se pela sua capacidade de despertar emoções e inspirar criatividade, facilitando o acesso dos alunos aos conceitos de interpretação textual e produção criativa.

  • Interpretação de texto musical
  • Criação de narrativas
  • Práticas de debate e escuta ativa
  • Expressão oral e escrita

Metodologia

A metodologia ativa a ser empregada na atividade 'Construindo Histórias' promove o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem. Inicialmente, a audição atenta de 'Era uma casa' em diferentes versões visa a estimulação da percepção e da emoção como gatilhos para o pensamento crítico. A sequência da atividade com a formação de grupos para a Roda de Debate permite o exercício da oralidade, do respeito mútuo e da construção coletiva do conhecimento, em um ambiente que valoriza a diversidade de interpretações e a expansão criativa da narrativa musical.

  • Audição de 'Era uma casa' em diferentes versões
  • Anotação de sentimentos e interpretações
  • Formação de grupos para Roda de Debate
  • Compartilhamento das histórias criadas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 4 horas, distribuídas em quatro aulas de 60 minutos. Cada fase da atividade foi desenhada para promover um aprendizado progressivo, desde a audição da música até a partilha das histórias criadas pelos alunos.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e audição das versões da música
  • Aula 2: Reflexão individual e anotações sobre a música
  • Aula 3: Formação dos grupos e início do debate
  • Aula 4: Apresentação das histórias criadas e discussão coletiva

Avaliação

A avaliação será realizada de forma formativa, observando a participação dos alunos durante todas as fases da atividade. Será dado destaque ao envolvimento ativo durante as discussões em grupo, a criatividade na construção das histórias e a habilidade de apresentar suas ideias de forma clara. O respeito pelas ideias dos colegas também será um critério importante, assim como a capacidade de trabalhar coletivamente para enriquecer a narrativa proposta pela música. Exemplos de contribuições valorizadas incluem: insights únicos durante a discussão, relações estabelecidas com o texto musical e habilidade para articular uma narrativa coesa.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário um conjunto básico de recursos que inclui sistemas de reprodução sonora para a audição das versões da música, materiais de escrita para as anotações dos alunos e espaço apropriado para a realização dos debates em grupo. Além disso, a disposição da sala de aula deve ser flexível, permitindo a formação de círculos ou semi-círculos que favoreçam a interação entre os alunos durante a Roda de Debate.

  • Sistema de reprodução de áudio
  • Papel e canetas para anotações
  • Espaço físico apropriado para formação de grupos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo