Construtores de Histórias

Desenvolvida por: Karola… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Construção narrativa e oralidade

A atividade 'Construtores de Histórias' tem como objetivo engajar alunos do 2º ano do Ensino Fundamental na criação de narrativas colaborativas. Divididos em pequenos grupos, os estudantes recebem um conjunto de cartas, cada uma contendo uma palavra ou imagem. O desafio proposto é conectar criativamente os elementos das cartas para construir uma história coesa e interessante. Após a construção, cada grupo tem a oportunidade de apresentar sua narrativa para a turma, praticando a oralidade e a escuta ativa. Esta atividade estimula não apenas a imaginação e criatividade dos alunos, mas também promove importantes habilidades de análise linguística e semiótica, ao desafiá-los a encontrar formas inventivas de ligar as palavras e imagens em uma narrativa fluida. Através deste exercício, os alunos podem explorar diferentes gêneros narrativos, ampliar o vocabulário e aperfeiçoar habilidades sociais como trabalho em equipe e comunicação eficaz.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa estimular a criatividade, imaginação, cooperação e habilidades narrativas dos alunos. Além de proporcionar a prática da oralidade e da escuta ativa, objetiva-se o enriquecimento do vocabulário, a compreensão e aplicação de elementos narrativos e a promoção da análise linguística e semiótica. Ao conectarem as palavras e imagens em histórias coesas, espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades importantes para a leitura e interpretação de textos, e para a expressão clara e criativa de suas próprias ideias.

  • Estimular a imaginação e criatividade
  • Promover a cooperação e trabalho em equipe
  • Praticar a oralidade e a escuta ativa
  • Enriquecer o vocabulário e compreender elementos narrativos
  • Desenvolver habilidades de análise linguística e semiótica

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP13: Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).
  • EF02LP12: Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
  • EF02LP15: Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia.

Conteúdo Programático

A atividade abrangirá conceitos básicos de narrativa, incluindo começo, meio e fim, personagens, cenário, conflito e resolução. Serão introduzidos aos alunos diferentes gêneros narrativos e elementos que compõem uma história, visando ampliar sua compreensão e capacidade de análise literária. Através da exploração e da prática, os estudantes aprenderão a identificar e empregar recursos linguísticos e semióticos na construção de narrativas.

  • Elementos da narrativa (personagem, cenário, conflito, resolução)
  • Gêneros narrativos
  • Recursos linguísticos e semióticos para construção de histórias
  • Prática de oralidade e escuta

Metodologia

A metodologia ativa será o coração desta atividade, incorporando Atividade Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos, ao trabalharem em grupos, experimentarão um ambiente de aprendizado colaborativo, incentivando-os a contribuir criativamente para a construção da história. Ao utilizar cartas com palavras e imagens, a atividade estimula a análise e interpretação crítica, enquanto a apresentação das histórias fortalece as habilidades de oralidade e comunicação.

  • Trabalho em grupo
  • Utilização de cartas com palavras e imagens
  • Construção colaborativa de histórias
  • Apresentação oral das histórias criadas

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total para a atividade será de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos objetivos e regras da atividade, seguido pela formação dos grupos e início da construção das histórias. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas histórias e as apresentarão para a classe.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da construção das histórias.
  • Aula 2: Finalização e apresentação das histórias.

Avaliação

A avaliação será conduzida com base na participação, criatividade, colaboração e habilidade de conectar os elementos das cartas em uma narrativa coesa. Observar-se-á a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, a originalidade e fluidez da história criada, bem como a clareza e confiança na apresentação oral. Feedbacks construtivos serão oferecidos para incentivar a melhoria contínua das habilidades narrativas e orais dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade serão necessárias cartas com palavras e imagens, representando diversos elementos narrativos e objetos do cotidiano. Além das cartas, serão utilizados materiais como papel e canetas para anotações e elaboração das histórias em grupo. Um espaço adequado para a apresentação das histórias também será necessário, promovendo um ambiente acolhedor para a expressão oral dos alunos.

  • Cartas com palavras e imagens
  • Papel e canetas para anotações
  • Espaço adequado para apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo