Nesta atividade, denominada 'Construtores de Histórias', alunos do 2º ano do Ensino Fundamental são incentivados a desenvolver habilidades de escrita, leitura e cooperação através da construção coletiva de histórias. A atividade começa com a divisão da classe em grupos pequenos, onde cada grupo recebe um conjunto de palavras selecionadas pelo professor. Com essas palavras, os alunos serão desafiados a construir, de forma coletiva e criativa, uma história onde cada participante contribui adicionando uma frase utilizando pelo menos uma das palavras fornecidas. Esta abordagem estimula a cooperação entre os alunos, além de promover a prática da escrita de palavras, frases e textos curtos, tanto em letra de forma quanto cursiva. As histórias criadas serão depois compartilhadas com toda a classe e registradas em um mural na sala de aula, promovendo um ambiente de leitura e escrita colaborativa. Ao final da atividade, os alunos terão exercitado não apenas a escrita e leitura, mas também habilidades sociais indispensáveis como o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em escrever palavras, frases e textos curtos, tanto em letra de forma quanto cursiva, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular. Além disso, mira-se no fomento à criatividade, à leitura compreensiva e à habilidade de trabalhar coletivamente através da construção de narrativas colaborativas. Pretende-se, com isso, não apenas aprimorar as competências de escrita e leitura dos estudantes, mas também incentivar o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, tais como respeito, escuta ativa e colaboração, essenciais para o pleno desenvolvimento do aluno.
A atividade 'Construtores de Histórias' é fundamentada na prática da escrita criativa em conjunto, abordando tanto a escrita manual (letra de forma e cursiva) quanto a competência leitora e interpretativa. Integrando o lúdico à aprendizagem, essa metodologia ativa colocará os alunos em posição de autores, motivando-os a expressar ideias de maneira clara e coesa, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades de colaboração e empatia.
A metodologia para a atividade 'Construtores de Histórias' se baseia na aprendizagem ativa e colaborativa, onde os alunos serão divididos em grupos e incentivados a contribuir com suas próprias ideias para a criação de uma história coletiva. A utilização de palavras pré-selecionadas como ponto de partida serve para guiar a imaginação dos alunos, promovendo a inclusão de todos, mesmo daqueles com diferentes níveis de habilidade em escrita. O registro das histórias em um mural permite a prática da leitura e da escrita de maneira interativa, possibilitando que os alunos vejam o resultado de seu trabalho em conjunto, promovendo um senso de realização e pertencimento.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, permitindo tempo suficiente para a criação, revisão e compartilhamento das histórias. Na primeira aula, ocorrerá a explicação da atividade, a formação dos grupos e o início da construção das histórias. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas histórias e as compartilharão com a classe, seguido pela leitura e apreciação das histórias no mural.
A avaliação será realizada de forma formativa e contínua ao longo da atividade. Será dada atenção especial ao envolvimento dos alunos no processo de criação coletiva e à sua capacidade de trabalhar em equipe. A originalidade, a criatividade e o uso correto das palavras entregues também serão considerados. No entanto, mais do que avaliar o produto final, o foco estará no processo de aprendizagem, na interação entre os membros do grupo e na contribuição individual para a construção da história. Feedbacks específicos serão fornecidos para incentivar o desenvolvimento contínuo das habilidades de escrita, leitura, e trabalho em equipe dos alunos.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis, como papéis coloridos, canetas, lápis e borrachas para a escrita das histórias. O mural da sala de aula pode ser confeccionado com papel grande ou cartolinas, onde as histórias serão fixadas para leitura coletiva. Além disso, utilizará-se de um espaço adequado na sala onde os alunos possam se organizar em grupos e discutir suas ideias confortavelmente. Esses recursos simples, mas eficazes, são fundamentais para a criação de um ambiente propício à aprendizagem ativa e colaborativa.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula