Construtores de Palavras

Desenvolvida por: Thamyris (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Sílabas e acentuação

Nesta atividade prática, intitulada Construtores de Palavras, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental receberão um conjunto variado de sílabas impressas em papéis. O objetivo central é proporcionar um ambiente de aprendizado lúdico, onde cada criança terá o desafio de montar palavras utilizando essas sílabas, focando especialmente na identificação e destaque da sílaba tônica. Para tornar o aprendizado mais interativo, cada aluno usará cores diferentes para marcar a sílaba tônica nas palavras que criarem, agregando um componente visual ao processo de aprendizagem sobre acentuação e tonicidade. Após a montagem das palavras, haverá uma apresentação individual em que os alunos compartilharão suas criações com os colegas, explicando sua compreensão sobre a escolha da sílaba tônica para cada palavra. Este processo não apenas reforça a compreensão dos alunos sobre a estrutura silábica da língua portuguesa, mas também estimula o desenvolvimento de habilidades linguísticas essenciais, como criatividade, raciocínio lógico e habilidades de apresentação oral.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo da atividade Construtores de Palavras é desenvolver nos alunos a capacidade de identificar, analisar e utilizar de forma consciente as sílabas, com foco especial nas sílabas tônicas, dentro de um contexto de construção e desconstrução da escrita. Visa-se promover a reflexão sobre a importância da tonicidade na formação de palavras e na comunicação eficaz. Além disso, busca-se fomentar o desenvolvimento de competências linguísticas através de uma metodologia ativa, que incentiva a participação, a criatividade e o raciocínio lógico dos estudantes. Através de atividades práticas que envolvem a manipulação e a experimentação direta com as sílabas, espera-se que os alunos fortaleçam sua consciência fonológica e fonética, elementos fundamentais para a compreensão e o uso adequado da língua.

  • Identificar sílabas tônicas e átonas em palavras diversas
  • Compreender a importância da sílaba tônica na formação das palavras
  • Desenvolver habilidades de raciocínio lógico e criatividade na construção de palavras
  • Estimular a apresentação oral e a capacidade de explicar o processo de escolha da sílaba tônica
  • Promover o trabalho em equipe e a escuta ativa durante as apresentações dos colegas

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP01: Identificar a sílaba como unidade fonológica.
  • EF02LP03: Reconhecer variações na posição da sílaba tônica.

Conteúdo Programático

A atividade 'Construtores de Palavras' está desenhada para abordar conceitos fundamentais relacionados à estrutura silábica da língua portuguesa, com ênfase na identificação da sílaba tônica, numa abordagem que alinha teoria e prática de forma integrada. Essa experiência educativa é alinhada à Base Nacional Comum Curricular e visa proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda sobre a formação das palavras e a influência da acentuação tonal em nossa língua. O conteúdo programático é desenvolvido de maneira a incentivar a descoberta e a experimentação, estabelecendo uma base sólida para futuros aprendizados em língua portuguesa.

  • Estrutura silábica do português
  • Identificação e uso da sílaba tônica
  • Criação e análise de palavras
  • Técnicas de apresentação oral

Metodologia

A metodologia proposta para a atividade Construtores de Palavras engloba uma combinação estratégica de Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Sala de Aula Invertida, visando maximizar o engajamento e a retenção de conhecimento pelos alunos. Começando com uma abordagem prática, os alunos irão manipular física e visualmente as sílabas para formar palavras, seguindo para a etapa de compartilhamento de suas criações em uma roda de debate, estimulando a argumentação e a escuta ativa. Por fim, serão incentivados a revisar o conteúdo aprendido em casa, preparando-se para uma revisão coletiva em sala, caracterizando a abordagem de Sala de Aula Invertida.

  • Distribuição de sílabas impressas e formação de palavras
  • Marcação das sílabas tônicas usando cores
  • Apresentação das palavras formadas aos colegas
  • Debate sobre a escolha das sílabas tônicas
  • Revisão do conteúdo em casa e discussão em grupo na aula seguinte

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 4 aulas de 60 minutos cada, distribuídas de forma a cobrir todos os aspectos da metodologia proposta, desde a introdução do conteúdo até a realização das atividades práticas e revisão coletiva do aprendizado.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de sílabas tônicas e atividade mão-na-massa.
  • Aula 2: Continuação da atividade prática e início das apresentações orais.
  • Aula 3: Finalização das apresentações e início da roda de debate.
  • Aula 4: Revisão do conteúdo e atividade de sala de aula invertida.

Avaliação

A avaliação da atividade Construtores de Palavras será processual e observará a participação ativa dos alunos durante todas as fases da atividade. Será dada especial atenção ao cumprimento das tarefas propostas, à criatividade nas palavras formadas, à precisão na identificação das sílabas tônicas, à qualidade das explicações durante as apresentações e à participação nas discussões em grupo. Além disso, observações sobre o trabalho em equipe, a escuta ativa e o respeito pelas apresentações alheias também serão consideradas. O progresso individual será monitorado, permitindo que o professor ofereça feedback construtivo ao longo do projeto, incentivando o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade Construtores de Palavras, serão necessários recursos simples, mas essenciais, para garantir o sucesso e a eficácia do aprendizado. Isso inclui materiais para a atividade prática e recursos para a organização e a condução das discussões em sala.

  • Sílabas impressas em papéis de cores variadas
  • Marcadores ou lápis de cores diferentes para destacar as sílabas tônicas
  • Quadro branco ou cartaz para as apresentações
  • Espaço adequado para formação de uma roda de debate

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