Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental irão trabalhar em grupos para desenvolver habilidades de narrativa, escrita e oralidade. Cada grupo receberá um conjunto de cartas ilustradas, que representam diferentes partes de uma história. Os alunos deverão organizá-las de forma a criar uma narrativa coerente. Após organiza-las, cada grupo irá redigir sua própria versão da história, utilizando a grafia correta para palavras conhecidas e respeitando as regras de pontuação. Ao final, cada grupo irá compartilhar sua versão com a turma, promovendo uma discussão rica sobre as diferentes narrativas criadas, desenvolvendo assim a capacidade de interpretação, argumentação e criatividade. A atividade busca engajar os alunos em um processo de alfabetização que vá além da memorização, estimulando o pensamento crítico e habilidades interpessoais.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão voltados para o desenvolvimento de habilidades essenciais de leitura, escrita e expressão oral. Os alunos serão motivados a aplicar o conhecimento prévio de grafia e pontuação em suas produções textuais, além de exercerem a criatividade ao elaborar narrativas a partir das cartas ilustradas.
O conteúdo programático abrange as práticas de leitura e escrita no desenvolvimento de narrativas, com foco em gramática, ortografia e aspectos textuais básicos. As atividades propostas contribuem para que os alunos reconheçam e utilizem a pontuação correta e a formação de frases completas, promovendo uma alfabetização mais sólida.
O método de ensino adotado é o construtivista, no qual os alunos assumem um papel ativo na construção do conhecimento. Trabalhando em grupos, os alunos discutirão e construirão o entendimento conjunto sobre como se desenrola uma narrativa, desenvolvendo habilidades sociais e de colaboração necessárias para a produção textual coletiva.
O cronograma da atividade está planejado em três aulas de 40 minutos cada, dedicadas a diferentes etapas do aprendizado. Esta divisão permite um melhor aproveitamento do tempo para engajamento dos estudantes no processo de criação e reflexão.
A avaliação será composta por observação contínua durante todas as etapas da atividade e feedback oral após as apresentações. Serão considerados critérios como a coerência da narrativa, a aplicação correta da grafia e da pontuação, a capacidade de trabalhar em equipe e apresentar as ideias de forma clara. Para facilitar a compreensão, o professor pode criar uma rubrica com níveis de desempenho para cada critério. Por exemplo, na grafia, um nível pode ser a correção total das palavras conhecidas, enquanto um nível inferior pode incluir pequenos erros. Na coerência da narrativa, será avaliado se a história tem início, meio e fim bem definidos. A participação nos debates e a capacidade de ouvir e argumentar também serão parte da avaliação.
Os recursos necessários para esta atividade incluirão principalmente materiais visuais e suporte para escrita, que serão fundamentais para criar um ambiente propício ao ensino prático e envolvente.
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