Contação Criativa: Histórias do Saci

Desenvolvida por: Maria (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Artes
Temática: Folclore Brasileiro

Esta atividade pedagógica é projetada para envolver os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental na exploração do folclore brasileiro, com foco em personagens como o Saci e outros seres. Ao serem divididos em grupos, os alunos terão o desafio de ler e interpretar trechos de histórias que envolvam estas figuras místicas do folclore nacional. Após a leitura, a atividade propõe um momento de criação, no qual os estudantes usarão sua imaginação e habilidades de compreensão para transformar estas narrativas em apresentações de fantoches, feitos a partir de materiais recicláveis. Com isso, a atividade não apenas promove o desenvolvimento da leitura e interpretação textual, mas também estimula a criatividade, a expressão artística e o trabalho em equipe. Além disso, haverá um debate sobre as diferentes versões das histórias apresentadas e a importância do folclore na cultura brasileira, incentivando a valorização e preservação da nossa rica herança cultural.

Objetivos de Aprendizagem

A Contação Criativa: Histórias do Saci busca atender a objetivos pedagógicos essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos. Inicialmente, visa aprimorar habilidades de leitura e compreensão, permitindo que as crianças interajam com textos literários de forma autônoma e crítica. Paralelamente, foca no desenvolvimento da expressividade e na habilidade de narrar histórias, componentes fundamentais para a ampliação da competência linguística e comunicativa. Além disso, a atividade oferece um espaço para a exploração da criatividade e da expressão artística, através da confecção dos fantoches. Proporciona também uma experiência de aprendizado colaborativo, onde o trabalho em equipe é incentivado. Por fim, promove a valorização da cultura brasileira, ao explorar o folclore nacional, contribuindo para a formação de indivíduos conscientes da importância de preservar sua herança cultural.

  • Desenvolver a habilidade de leitura e compreensão textual.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística na criação de fantoches.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Incentivar a valorização e preservação da cultura popular brasileira.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
  • EF02LP26: Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

Conteúdo Programático

No contexto desta atividade, o Conteúdo Programático é embasado na intersecção entre a Língua Portuguesa e as Artes, com vistas a explorar o folclore brasileiro por meio de textos literários e produções artísticas. Os alunos entrarão em contato com histórias tradicionais, interpretando-as e recriando-as através dos fantoches, o que permite abordar tanto aspectos da leitura e interpretação de textos quanto elementos básicos da expressão artística. Este programa visa promover uma compreensão holística do folclore, incentivando a percepção da literatura como um aspecto vibrante do patrimônio cultural brasileiro e estimulando a expressão criativa dos estudantes.

  • Leitura e interpretação de textos do folclore brasileiro.
  • Produção de fantoches com materiais recicláveis.
  • Expressão artística e criativa através do teatro de fantoches.
  • Discussão sobre a importância do folclore na cultura brasileira.

Metodologia

Adotando metodologias ativas como a Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade promove uma imersão prática e lúdica no conteúdo. Através do trabalho em grupos, os alunos são encorajados a participar ativamente de todo o processo de aprendizagem: desde a leitura e interpretação dos textos, passando pela criação dos fantoches, até a apresentação final. Esta abordagem incentiva a autonomia dos estudantes, permitindo que explorem seus próprios caminhos de aprendizado e desenvolvam habilidades socioemocionais, como cooperação e respeito mútuo.

  • Trabalho em grupo para leitura e interpretação dos textos.
  • Criação de fantoches utilizando materiais recicláveis.
  • Prática de teatro de fantoches para apresentação das histórias.
  • Debate sobre as variações das histórias e a importância do folclore.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em um total de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos realizarão a leitura e interpretação dos trechos de histórias, além de iniciarem a confecção dos fantoches. A segunda aula será dedicada à finalização dos fantoches e às apresentações para a classe, seguidas de um debate sobre as diferentes versões das histórias e a relevância da preservação do folclore brasileiro.

  • Aula 1: Leitura e interpretação de histórias; início da criação dos fantoches.
  • Aula 2: Finalização dos fantoches; apresentações e debate.

Avaliação

A avaliação será realizada considerando diferentes aspectos da atividade. Primeiramente, a capacidade de leitura e compreensão textual dos alunos será observada durante a fase de interpretação das histórias. A criatividade, o esforço na confecção dos fantoches e a habilidade artística também contarão pontos significativos. Durante as apresentações, a expressão oral, a clareza na transmissão das ideias e a cooperação no trabalho em grupo serão avaliadas. Por fim, a participação no debate sobre o folclore contribuirá para a avaliação da compreensão dos alunos sobre a importância cultural do tema. Cada um desses critérios será pontuado, e a nota final será uma média ponderada das pontuações.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários materiais tais como papéis, tecidos e outros itens recicláveis para a criação dos fantoches, além de cola, tesouras e tintas para personalização. Será importante também dispor de cópias dos trechos de histórias do folclore brasileiro para a leitura dos alunos. Recursos adicionais como um espaço adequado para as apresentações dos fantoches e um quadro-negro ou flip-chart para o debate final serão igualmente necessários.

  • Materiais recicláveis para a criação dos fantoches (papéis, tecidos, etc.).
  • Cola, tesouras, tintas e outros materiais para personalização dos fantoches.
  • Cópias dos trechos de histórias do folclore brasileiro.
  • Espaço adequado para apresentações.
  • Quadro-negro ou flip-chart para o debate.

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