Esta atividade pedagógica é projetada para envolver os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental na exploração do folclore brasileiro, com foco em personagens como o Saci e outros seres. Ao serem divididos em grupos, os alunos terão o desafio de ler e interpretar trechos de histórias que envolvam estas figuras místicas do folclore nacional. Após a leitura, a atividade propõe um momento de criação, no qual os estudantes usarão sua imaginação e habilidades de compreensão para transformar estas narrativas em apresentações de fantoches, feitos a partir de materiais recicláveis. Com isso, a atividade não apenas promove o desenvolvimento da leitura e interpretação textual, mas também estimula a criatividade, a expressão artística e o trabalho em equipe. Além disso, haverá um debate sobre as diferentes versões das histórias apresentadas e a importância do folclore na cultura brasileira, incentivando a valorização e preservação da nossa rica herança cultural.
A Contação Criativa: Histórias do Saci busca atender a objetivos pedagógicos essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos. Inicialmente, visa aprimorar habilidades de leitura e compreensão, permitindo que as crianças interajam com textos literários de forma autônoma e crítica. Paralelamente, foca no desenvolvimento da expressividade e na habilidade de narrar histórias, componentes fundamentais para a ampliação da competência linguística e comunicativa. Além disso, a atividade oferece um espaço para a exploração da criatividade e da expressão artística, através da confecção dos fantoches. Proporciona também uma experiência de aprendizado colaborativo, onde o trabalho em equipe é incentivado. Por fim, promove a valorização da cultura brasileira, ao explorar o folclore nacional, contribuindo para a formação de indivíduos conscientes da importância de preservar sua herança cultural.
No contexto desta atividade, o Conteúdo Programático é embasado na intersecção entre a Língua Portuguesa e as Artes, com vistas a explorar o folclore brasileiro por meio de textos literários e produções artísticas. Os alunos entrarão em contato com histórias tradicionais, interpretando-as e recriando-as através dos fantoches, o que permite abordar tanto aspectos da leitura e interpretação de textos quanto elementos básicos da expressão artística. Este programa visa promover uma compreensão holística do folclore, incentivando a percepção da literatura como um aspecto vibrante do patrimônio cultural brasileiro e estimulando a expressão criativa dos estudantes.
Adotando metodologias ativas como a Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade promove uma imersão prática e lúdica no conteúdo. Através do trabalho em grupos, os alunos são encorajados a participar ativamente de todo o processo de aprendizagem: desde a leitura e interpretação dos textos, passando pela criação dos fantoches, até a apresentação final. Esta abordagem incentiva a autonomia dos estudantes, permitindo que explorem seus próprios caminhos de aprendizado e desenvolvam habilidades socioemocionais, como cooperação e respeito mútuo.
A atividade será executada em um total de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos realizarão a leitura e interpretação dos trechos de histórias, além de iniciarem a confecção dos fantoches. A segunda aula será dedicada à finalização dos fantoches e às apresentações para a classe, seguidas de um debate sobre as diferentes versões das histórias e a relevância da preservação do folclore brasileiro.
A avaliação será realizada considerando diferentes aspectos da atividade. Primeiramente, a capacidade de leitura e compreensão textual dos alunos será observada durante a fase de interpretação das histórias. A criatividade, o esforço na confecção dos fantoches e a habilidade artística também contarão pontos significativos. Durante as apresentações, a expressão oral, a clareza na transmissão das ideias e a cooperação no trabalho em grupo serão avaliadas. Por fim, a participação no debate sobre o folclore contribuirá para a avaliação da compreensão dos alunos sobre a importância cultural do tema. Cada um desses critérios será pontuado, e a nota final será uma média ponderada das pontuações.
Para a realização desta atividade serão necessários materiais tais como papéis, tecidos e outros itens recicláveis para a criação dos fantoches, além de cola, tesouras e tintas para personalização. Será importante também dispor de cópias dos trechos de histórias do folclore brasileiro para a leitura dos alunos. Recursos adicionais como um espaço adequado para as apresentações dos fantoches e um quadro-negro ou flip-chart para o debate final serão igualmente necessários.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula