Nesta atividade prática, denominada 'Contadores de Histórias Mirins', os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental terão a chance de explorar sua criatividade e aprimorar suas habilidades de escrita e leitura de maneira dinâmica e divertida. A partir de uma série de imagens sequencias providenciadas pelo professor, que sugiram uma narrativa, os estudantes trabalharão em pequenos grupos para discutir e organizar essas imagens na sequência que considerarem mais interessante, dando vida a uma história inédita criada por eles. Após essa etapa de criação coletiva, cada grupo apresentará a história que imaginou para a classe, promovendo a prática da escrita compartilhada. Para finalizar, cada aluno será incentivado a redigir individualmente sua própria versão da história, levando em consideração a sequência de imagens originalmente escolhida pelo grupo. Este exercício estimula não apenas a escrita autônoma, como também fomenta a criatividade, a interpretação de texto e a capacidade de narrativa dos alunos.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental uma experiência rica em aprendizado, que englobe desenvolvimento da capacidade narrativa, estímulo à criatividade, prática da escrita autônoma e compartilhada, além de fortalecer as habilidades de leitura e interpretação de texto. Busca-se com esta prática pedagógica, não apenas o aprimoramento acadêmico nas áreas de Língua Portuguesa, mas igualmente o desenvolvimento socioemocional dos alunos, ao trabalharem em equipe e expressarem suas ideias e sentimentos através da arte de contar histórias.
O Conteúdo Programático da atividade 'Contadores de Histórias Mirins' abrange elementos essenciais da Língua Portuguesa e literatura, enfocando diretamente na produção textual e compreensão leitora. Dá-se ênfase, durante a execução desta atividade, à exploração das diferentes fases da escrita de uma narrativa, incluindo a criação de enredo, desenvolvimento de personagens e cenários, além da importância da coesão e coerência textuais.
Para a implementação da atividade 'Contadores de Histórias Mirins', será utilizada a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', a qual favorece o aprendizado por meio da prática e da experimentação direta dos alunos. Os pequenos grupos proporcionam uma envolvente atmosfera de trabalho em equipe, enquanto a sequência de discussão, organização de ideias e criação coletiva promove um ambiente de aprendizado colaborativo. A redação individual serve como momento de reflexão e consolidação dos conhecimentos adquiridos durante a atividade.
A atividade será realizada em uma única sessão de 50 minutos, com os primeiros 20 minutos dedicados à organização e discussão em grupos, seguidos por 15 minutos para as apresentações das histórias pelos grupos e os últimos 15 minutos destinados à redação individual das histórias.
A avaliação da atividade 'Contadores de Histórias Mirins' será processual e qualitativa, focando no envolvimento dos alunos durante o processo criativo, na cooperação dentro dos grupos, na clareza e originalidade durante a apresentação das histórias, e na capacidade de expressão escrita individual. Será dada especial atenção ao progresso de cada estudante em relação às habilidades de escrita, leitura e interpretação de texto, valorizando tanto o esforço individual quanto o trabalho em equipe. Exemplos específicos de avaliação podem incluir a análise da sequência lógica da narrativa, uso adequado de elementos da história, criatividade e inovação na criação de personagens e cenários, e a habilidade de escrever de maneira coesa e coerente.
Para a realização da atividade 'Contadores de Histórias Mirins', os recursos necessários incluem um conjunto diversificado de imagens sequenciais que inspirem narrativas, projetor ou quadro branco para apresentação das histórias pelos grupos, papel e canetas para as anotações durante a criação coletiva e para a redação individual, além de um ambiente apropriado para que os alunos possam trabalhar em grupos pequenos e apresentar suas histórias para a classe.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula