Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar a criatividade ao criar seus próprios personagens de fantoches utilizando materiais recicláveis, como meias, papéis e lã. Através da construção destes personagens, as crianças trabalharão com o conceito de sustentabilidade e reutilização de materiais, compartilhando em grupo suas ideias e inspirações. Em seguida, o professor narrará uma história, que servirá de base para a reinterpretação e reescrita do enredo pelos alunos. Divididos em grupos, eles discutirão a história, exercitando a comunicação e a expressão verbal, e criarão uma nova versão usando os fantoches. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua história reimaginada, promovendo um senso de trabalho em equipe e colaboração, além de reforçar a aprendizagem por meio da dramatização e da expressão corporal. Este exercício permitirá que os alunos experimentem diferentes formas de expressão e incentive o desenvolvimento de suas habilidades narrativas, criativas e sociais.
O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é fomentar a criatividade e a expressão escrita e oral nos alunos através da construção de fantoches e da adaptação de uma história. Isto possibilita um ambiente de aprendizagem colaborativo, onde os alunos podem desenvolver habilidades de comunicação e reescrita, essenciais para a consolidação dos conhecimentos linguísticos e artísticos.
O conteúdo programático aborda a prática de reescrita de textos narrativos, contextualizando a importância da narrativa e da estrutura de uma história por meio da dramatização com fantoches. Isso não apenas promove a alfabetização e fluência verbal, mas também a apreciação dos elementos literários de uma narrativa.
A metodologia englobará o ensino por meio de atividades práticas e participativas, usadas como catalisador para fomentar a aprendizagem colaborativa e integrada. A abordagem será focada na educação centrada no aluno, onde o papel do educador é facilitar e encorajar os alunos a se expressarem.
O cronograma será estruturado em duas partes, cada uma com duração de uma hora, permitindo momentos para a construção criativa e a execução da narrativa com fantoches. A divisão em sessões claras facilitará o acompanhamento dos alunos e a garantia de que todos os aspectos da atividade sejam abordados.
Os alunos serão avaliados pela sua participação e entusiasmo durante o processo de criação dos fantoches e reescrita da história. Observações direcionadas às habilidades de cooperação em grupo e a capacidade criativa serão fundamentais. Por exemplo, na avaliação do trabalho em grupo, será observado como cada aluno contribui para o desenvolvimento da história e para a apresentação teatral. Criatividade, inovação na utilização dos materiais, clareza na apresentação e fidelidade à estrutura narrativa serão critérios utilizados. Esta avaliação proporcionará ao professor um entendimento claro sobre a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe e aplicar suas habilidades linguísticas e artísticas de forma prática.
Os recursos necessários para a atividade incluem materiais recicláveis, que incentivam a sensibilização ambiental, além de envolver materiais básicos que os alunos podem facilmente manipular e transformar. A presença de fantoches prontos pode servir de exemplos inspiradores.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula