Contando nossas férias: Diário em Quadrinhos

Desenvolvida por: Igor G… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Narrativas Pessoais

A atividade Contando nossas férias: Diário em Quadrinhos visa ajudar os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a desenvolver habilidades de organização de eventos em uma sequência cronológica, além de aprimorar suas capacidades de comunicação e expressão. Os alunos criarão um diário em quadrinhos, onde narrarão suas experiências de férias, por meio de desenhos e pequenos textos. Este exercício irá estimular a criatividade e associar a escrita ao cotidiano, tornando este processo mais significativo e divertido. A atividade está estruturada para que os alunos possam compartilhar seus trabalhos em pequenos grupos, promovendo a troca de experiências e o desenvolvimento de habilidades interpessoais. Desta forma, espera-se que a atividade motive as crianças a expressar suas ideias de forma clara e organizada, utilizando linguagens verbais e não-verbais para enriquecer suas narrativas pessoais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se em proporcionar aos alunos a chance de aperfeiçoarem suas habilidades narrativas, tanto na forma escrita quanto na formatação visual. Através da criação de um diário em quadrinhos, os alunos irão explorar a criatividade ao representar eventos das férias em uma sequência lógica, aprimorando sua habilidade de resumo e articulação de ideias.

  • Desenvolver a habilidade de narrar experiências pessoais de forma estruturada.
  • Estimular a capacidade criativa e a expressão pessoal através de combinações de texto e imagem.
  • Fomentar o compartilhamento de histórias, promovendo a comunicação e a empatia no ambiente escolar.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP06: Planejar e produzir textos (escritos, orais ou multimodais) que contem histórias vividas (relatos pessoais), com mediação do professor, respeitando as projeções do plano discursivo (início, meio, fim) e as relações de causalidade entre os eventos narrados.
  • EF02LP09: Identificar o uso de modos de expressões verbais e não verbais em textos diversos e como eles se associam na construção do sentido global dos textos.
  • EF02LP18: Produzir textos de forma que respeitem as convenções de escrita (letra legível, espaçamento, pontuação) e estejam adequados ao propósito e ao público visado.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange o desenvolvimento de habilidades de escrita criativa e narrativa gráfica, incentivando os alunos a expressarem com clareza suas vivências pessoais por meio de uma combinação entre desenhos e textos. A prática do diário em quadrinhos funcionará como uma ponte entre a narrativa textual e visual, reforçando a compreensão de sequência temporal e lógica dos eventos.

  • Conceitos básicos de organização cronológica.
  • Desenvolvimento de narrativas pessoais.
  • Exploração da relação entre texto e imagem.

Metodologia

A metodologia aplicada na atividade prioriza o aprendizado ativo e a interação social. Os alunos terão a oportunidade de empregar suas habilidades motoras ao desenhar, ao mesmo tempo que exercitam suas capacidades de argumentação e narração. A abordagem inclui etapas práticas, reflexivas e de compartilhamento, onde os alunos aproveitam o apoio tanto do professor quanto dos colegas para enriquecer suas produções.

  • Introdução do conceito e estrutura de um diário em quadrinhos.
  • Realização de esboços e planejamento das histórias antes da criação final.
  • Sessões de compartilhamento das narrativas produzidas em pequenos grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está programado para ser executado em oito aulas de 60 minutos cada, permitindo que os alunos avancem gradualmente desde a concepção inicial até a apresentação final de suas histórias em quadrinhos. Esse período é dedicado a assegurar que todos tenham tempo suficiente para explorar e desenvolver suas narrativas com profundidade.

  • Aula 1: Introdução e apresentação da atividade.
  • Aula 2: Planejamento do diário em quadrinhos.
  • Aula 3: Desenvolvimento dos esboços iniciais.
  • Aula 4: Desenho das histórias nas folhas de quadrinhos.
  • Aula 5: Revisão e aprimoramento dos textos e desenhos.
  • Aula 6: Finalização do diário em quadrinhos.
  • Aula 7: Preparação para a apresentação.
  • Aula 8: Compartilhamento e discussão em grupos.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e processual, focando na participação ativa e no engajamento durante toda a atividade. Serão considerados o empenho na organização e clareza dos eventos narrados, a criatividade na conjugação de texto e imagem, e a capacidade de refletir sobre suas experiências. Exemplos específicos incluem a análise de como os alunos estruturaram sua narrativa, a originalidade dos desenhos e a precisão na escrita. Durante as apresentações em grupo, o professor irá observar o nível de interação e troca de ideias entre os alunos, reforçando as habilidades de comunicação oral de cada participante.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade foram selecionados para oferecer aos alunos a liberdade criativa e expressiva na produção dos seus diários em quadrinhos. Estes materiais não apenas apoiam o desenho e a escrita, mas também incentivam um ambiente de aprendizagem colaborativa e divertida.

  • Folhas de papel para desenho.
  • Lápis de cor, canetinhas e lápis grafite.
  • Modelos de quadros de quadrinhos.
  • Material de referência para criação de narrativas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo