A atividade 'Correspondentes Mirins' tem como propósito promover o desenvolvimento da escrita e da leitura dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, através de uma prática lúdica e significativa: a troca de cartas. Inicialmente, os alunos serão orientados sobre o formato e o conteúdo das cartas, abordando aspectos como a saudação, o desenvolvimento do texto, e a despedida. Eles serão divididos em duplas e cada dupla será encarregada de escrever cartas para outra dupla de uma sala diferente, mas do mesmo ano, atuando como correspondentes. O processo incluirá uma apresentação pessoal, a descrição de preferências e atividades favoritas na escola. O objetivo é que, através das cartas, os alunos possam compartilhar experiências, fortalecendo a prática da escrita autônoma e compartilhada, além de desenvolver habilidades de leitura e compreensão. Após algumas rodadas de troca de cartas, a atividade poderá culminar em um encontro entre as turmas, proporcionando uma valiosa oportunidade para que os alunos se conheçam pessoalmente. Esta etapa terá um papel fundamental na construção de relações interpessoais e na valorização da comunicação escrita como instrumento de interação.
Esta atividade tem como objetivos principais o fomento ao uso da linguagem escrita como meio de expressão pessoal e interação social, a prática da empatia ao se colocar no lugar do outro durante a escrita, e o desenvolvimento da autonomia dos alunos no processo de aprendizagem. Além disso, busca-se promover uma compreensão mais aprofundada sobre as diferentes formas de comunicação, valorizando a escrita manual e a reflexão sobre o uso da língua como veículo de construção de relações. Ao estimular a correspondência entre os alunos, a proposta é que eles possam melhorar suas habilidades de escrita, de organização de ideias e de leitura, reconhecendo a importância do diálogo e da interação social no ambiente escolar.
A atividade se insere no campo de aprendizagem da Língua Portuguesa, focando na prática social da escrita e da leitura. Ao introduzir a troca de correspondências como método de comunicação, os alunos explorarão diferentes aspectos da língua, como a estrutura de um texto, a coerência e coesão, e a importância do público-alvo na escolha das palavras e na construção das frases. Este processo proporcionará uma vivência rica, onde a teoria encontrará a prática, permitindo aos alunos entenderem a funcionalidade da escrita e da leitura na sociedade.
Adotaremos a metodologia ativa, na qual os alunos serão os principais agentes do seu processo de aprendizado. O planejamento das cartas será feito em duplas, promovendo a troca de ideias, a cooperação e a tomada de decisões conjuntas. A escrita será individual, permitindo que cada aluno explore sua capacidade de expressão. O professor atuará como mediador, oferecendo orientação e suporte. As trocas de cartas proporcionarão momentos de leitura em sala, discutindo-se as diferentes formas de expressão e o conteúdo das mensagens. O encontro entre as turmas corresponderá à etapa final, trazendo a experiência para o mundo real, reforçando a aprendizagem vivencial.
A atividade será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, o foco será na apresentação do projeto, formação das duplas, planejamento e início da escrita das cartas. A segunda aula será destinada à finalização das cartas, preparação e início da troca de correspondências, seguida pela leitura dos textos recebidos e discussão sobre as experiências compartilhadas.
A avaliação será formativa e contínua, focando no processo de aprendizado mais do que no resultado final. Será considerada a participação dos alunos no planejamento e na escrita das cartas, a qualidade da escrita, a capacidade de expressar ideias de forma clara e organizada, bem como a interação com as cartas recebidas, refletida nas discussões em sala. Os encontros entre as turmas também serão um momento de avaliação da capacidade de socialização e de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Feedbacks construtivos serão fornecidos após cada etapa para promover o desenvolvimento contínuo dos alunos.
Para a realização da atividade, serão necessários materiais simples como papel, envelopes, canetas e lápis. Também será usado o quadro branco para as orientações iniciais e para a discussão das cartas recebidas. As tecnologias digitais, como a lousa interativa, podem ser utilizadas para mostrar aos alunos exemplos de cartas e para facilitar o planejamento coletivo das mesmas. Recursos online para a criação de cartas virtuais podem ser explorados, dependendo da infraestrutura disponível e do interesse dos alunos.
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