Corrida das Sílabas

Desenvolvida por: Eloise… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Ortografia e Formação de Palavras

A atividade 'Corrida das Sílabas' visa transformar a sala de aula em um animado e educativo tabuleiro de jogo. Neste tabuleiro, cada casa é representada por uma sílaba diferente. As equipes de alunos avançam pelas casas conforme respondem corretamente às questões sobre regras ortográficas ou a formação adequada de palavras. Este formato dinâmico de jogo estimula os alunos a pensarem rapidamente e a colaborarem entre si, além de reforçar seus conhecimentos sobre a composição das palavras e as normas da escrita da língua portuguesa. O aprendizado acontece de maneira prática e repetitiva, mas em um contexto de diversão e desafio, o que facilita a memorização das regras ortográficas e contribui para a formação de um vocabulário mais rico.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental uma oportunidade de aprender e praticar regras ortográficas de forma lúdica e interativa. Pretende-se envolver os alunos em um ambiente de aprendizado que favoreça a memorização e a aplicação correta das regras ortográficas, além de mobilizar habilidades cognitivas como atenção, memória e agilidade mental. Ao participar da Corrida das Sílabas, espera-se que os estudantes desenvolvam não apenas o conhecimento linguístico, mas também habilidades sociais, como trabalho em equipe e respeito pelo turno do colega.

  • Familiarizar os alunos com a estrutura silábica das palavras.
  • Praticar regras ortográficas de modo divertido e dinâmico.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita através do jogo.
  • Estimular o pensamento rápido e a tomada de decisões em grupo.
  • Promover a colaboração entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP01: Utilizar de forma convencional os recursos gráficos (pontuação, letras maiúsculas), ortográficos e de segmentação para dar forma ao texto.
  • EF02LP05: Ler palavras com correspondências regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seus valores sonoros.

Conteúdo Programático

A Corrida das Sílabas aborda de maneira integrada diversas áreas do conhecimento em Língua Portuguesa, com ênfase em ortografia e formação de palavras. Por meio de uma metodologia ativa e participativa, os alunos são convidados a explorar a estrutura das palavras, reconhecendo sílabas e suas funções na formação das mesmas. A atividade permite um aprofundamento nos estudos das regularidades e irregularidades da língua, contribuindo para a construção de um saber significativo sobre a escrita e leitura.

  • Estrutura sílabica das palavras
  • Regras de ortografia
  • Formação de palavras
  • Leitura e escrita através de jogos
  • Colaboração e trabalho em equipe

Metodologia

A metodologia empregada na Corrida das Sílabas envolve Aprendizagem Baseada em Jogos, favorecendo uma experiência educativa interativa e motivadora. Os alunos serão agrupados em equipes e avançarão pelo tabuleiro respondendo a perguntas sobre ortografia e formação de palavras. O jogo requer que os participantes apliquem seus conhecimentos prévios de maneira crítica e criativa, além de promover a discussão e a interação entre os membros da equipe, fazendo com que o aprendizado se torne mais significativo e prazeroso.

  • Aplicação de perguntas sobre ortografia
  • Avanço no tabuleiro mediante acertos
  • Uso de dicas e raciocínio rápido
  • Discussão em equipe para decisão das respostas
  • Feedback imediato sobre as respostas dadas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Corrida das Sílabas' será desenvolvida em uma aula de 50 minutos. Durante este período, os alunos estarão engajados em um aprendizado ativo e participativo, avançando pelo tabuleiro de jogo e solucionando as questões propostas.

  • Apresentação do Jogo e Formação das Equipes (10 minutos)
  • Explicação das Regras e Início do Jogo (5 minutos)
  • Desenvolvimento da Atividade (30 minutos)
  • Conclusão e Feedback (5 minutos)

Avaliação

A avaliação da atividade 'Corrida das Sílabas' será realizada de maneira formativa, observando a participação e envolvimento dos alunos durante o jogo. Importante considerar o raciocínio aplicado nas respostas, a colaboração entre os membros da equipe e a capacidade de utilizar as regras ortográficas de maneira correta. Será dado feedback instantâneo a cada resposta correta, e ao final da atividade, um momento de reflexão em grupo permitirá que os alunos discutam o que aprenderam, enfatizando o processo de aprendizagem em detrimento da competição.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Corrida das Sílabas', serão necessários alguns recursos simples, mas essenciais para o sucesso da dinâmica. O espaço da sala de aula será o principal recurso, devendo ser organizado de maneira a simular um tabuleiro de jogo. Além disso, materiais como cartões de perguntas, marcadores para as equipes e um dado (ou um sistema alternativo de sorteio) são cruciais para o desenvolvimento fluído do jogo.

  • Espaço físico da sala de aula adaptado para o jogo
  • Cartões com perguntas sobre ortografia e formação de palavras
  • Marcadores para as equipes
  • Um dado ou sistema alternativo de sorteio
  • Quadro para anotação de pontos e progresso no jogo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo