Descobrindo Sons Sussurrantes

Desenvolvida por: Junia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Identificação da diferença de S e SS

A atividade Descobrindo Sons Sussurrantes tem como foco principal o reconhecimento dos sons do 'S' e 'SS' em palavras da Língua Portuguesa. Com a utilização de cartões visuais que apresentam palavras diversas, os alunos serão estimulados a identificar quais delas contêm 'S' ou 'SS'. O propósito é fortalecer a habilidade de decodificação dos estudantes, essencial para o desenvolvimento da leitura e escrita. A atividade se desdobra em um trabalho em grupo onde os alunos deverão usar as palavras identificadas para criar uma história curta. O processo não só reforça o aprendizado dos sons, mas também promove a criatividade, colaboração e a habilidade de escrita. Ao final, os alunos desenvolverão uma maior compreensão das diferenças de pronúncia e do uso contextual das consoantes, contribuindo para uma proficiência crescente na linguagem escrita e falada.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade visam capacitar os alunos a reconhecer e diferenciar os sons do 'S' e 'SS' em palavras, aprimorando a fluência na leitura e escrita através de exercícios práticos e interativos. Facilitar a compreensão dos alunos sobre a contextualização das letras em palavras promovendo uma conscientização fonética mais aprofundada, essencial no desenvolvimento linguístico nesta faixa etária. A atividade busca consolidar a habilidade de decodificação a partir do reconhecimento de padrões sonoros, além de estimular a capacidade de escrita criativa, organização de ideias e o trabalho em equipe, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa e integrando o desenvolvimento de habilidades sociais à prática curricular.

  • Reconhecer e diferenciar os sons do 'S' e 'SS' em palavras.
  • Aprimorar a fluência na leitura e escrita através de exercícios práticos.
  • Consolidar a habilidade de decodificação de padrões sonoros.
  • Estimular a capacidade de escrita criativa e organização de ideias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
  • EF02LP29: Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade contempla o aprofundamento nos sons da letra 'S' quando utilizada sozinha ou dobrada como 'SS'. Tais conteúdos são cruciais para o entendimento de regras ortográficas básicas e para a construção do correto som das palavras, essencial na formação da base linguística dos alunos do 2º ano. A atividade possibilita o desenvolvimento da oralidade, através da identificação dos sons, e da escrita, por meio da criação da história curta. A abordagem metodológica fomenta tanto a aprendizagem individual quanto coletiva, já que os alunos trabalham em grupos, trocando conhecimentos e experiências, o que incentiva o engajamento na construção do conhecimento e no aperfeiçoamento das habilidades comunicativas.

  • Sons da letra 'S' e 'SS'.
  • Regras ortográficas básicas.
  • Desenvolvimento da oralidade e escrita.
  • Criação de histórias curtas.

Metodologia

A metodologia utilizada na atividade 'Descobrindo Sons Sussurrantes' apoia-se em uma prática centrada no aluno, utilizando uma abordagem interativa e colaborativa. Ao promover a criação de histórias curtas em grupo, encoraja-se o desenvolvimento de habilidades sociais e comunicativas enquanto se explora a fonética da língua portuguesa. A aula inicial é expositiva, diferenciando aspectos sonoros do 'S' e 'SS' através de exemplos em cartões visuais. Com o engajamento de metodologias ativas, como trabalho em grupo e discussões, garante-se que os alunos estejam inteiramente participativos, adquirindo conhecimento de forma prática e colaborativa, o que reforça o aprendizado ao longo do processo.

  • Aula expositiva inicial sobre 'S' e 'SS'.
  • Trabalho em grupo para a criação de histórias.
  • Discussões colaborativas sobre sons fonéticos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado em uma aula de 40 minutos. A organização desta aula permite que os alunos recebam instruções claras e participem ativamente do processo de aprendizagem. A aula inicia com uma introdução expositiva sobre os sons do 'S' e 'SS', seguida da atividade prática em grupos, promovendo o reconhecimento dos sons e a criação colaborativa de histórias. A distribuição do tempo é planejada para maximizar a aprendizagem ativa e garantir que os alunos tenham espaço suficiente para expressar suas descobertas e criar suas narrativas, promovendo assim um ambiente de aprendizado dinâmico e envolvente.

  • Aula 1: Introdução e atividade prática de reconhecimento fonético e criação de histórias.
  • Momento 1: Introdução ao Tema (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando o tema sobre o reconhecimento dos sons 'S' e 'SS'. Explique aos alunos que eles aprenderão a identificar as palavras que contém esses sons. É importante que você use exemplos básicos e claros, como as palavras 'sol' e 'passo'. Permita que os alunos compartilhem as palavras que conhecem com esses sons. Observe se há engajamento e entendimento inicial.

    Momento 2: Atividade de Reconhecimento Fonético (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua os cartões visuais com palavras para as duplas de alunos. Oriente-os a identificar e agrupar as palavras de acordo com o som 'S' ou 'SS'. Permita que cada dupla compartilhe um exemplo com a turma. Durante a atividade, circule pela sala, esclarecendo dúvidas e assegurando que todos os alunos participem ativamente. Avalie a correta identificação dos sons por meio da observação do trabalho dos alunos.

    Momento 3: Criação de Histórias Curtas (Estimativa: 10 minutos)
    Em seguida, peça que os alunos, em grupos de quatro, escolham cinco palavras para criar uma história curta. Oriente os alunos a se revezarem na elaboração das frases para que todos contribuam. Incentive a criatividade e organização das ideias. Observe se os alunos conseguem integrar as palavras de forma coerente na história.

    Momento 4: Apresentação e Feedback (Estimativa: 5 minutos)
    Permita que cada grupo apresente sua história para os colegas. Após cada apresentação, faça comentários positivos e construtivos sobre a clareza e criatividade da história. Avalie a participação de cada aluno por meio da expressão oral e envolvimento durante a atividade.

Avaliação

A avaliação da atividade será adaptada às necessidades dos alunos, garantindo que todos tenham oportunidades equitativas de demonstrar suas habilidades. O objetivo principal da avaliação é observar a capacidade dos alunos de reconhecer e diferenciar os sons do 'S' e 'SS', e sua habilidade de aplicar este conhecimento na escrita criativa. Serão utilizados critérios como a identificação correta dos sons, a colaboração no grupo e a qualidade da história criada. Exemplos práticos incluem observação durante a atividade em grupo, análise de história escrita e autoavaliação dos estudantes refletindo sobre seus próprios progressos. Além disso, a avaliação formativa fornece feedback contínuo, apoiando o desenvolvimento contínuo dos alunos ao longo da atividade.

  • Reconhecimento correto dos sons 'S' e 'SS'.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Criatividade e clareza na história criada.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão utilizados recursos simples e acessíveis, que não envolvem o uso de tecnologia digital, viabilizando a implementação do plano em diversas condições estruturais das escolas. Materiais visuais, como cartões de palavras, e recursos de escrita, como papel e lápis, serão essenciais no aprendizado fonético e na elaboração das histórias. A simplicidade dos recursos facilita a adaptação às necessidades emergentes durante a prática educativa, sem onerar financeiramente e permitindo um maior foco nos objetivos de aprendizagem definidos.

  • Cartões visuais de palavras.
  • Papel e lápis para escrita das histórias.
  • Quadro e giz para explicações.

Inclusão e acessibilidade

Sabendo das demandas e desafios enfrentados diariamente pelos professores, é essencial considerar ajustes que garantam a participação equitativa e eficaz de todos os alunos. Embora nesta turma não haja condições ou deficiências específicas, a atividade é planejada para ser inclusiva. Recomenda-se que o professor forneça suporte adicional a alunos que possam apresentar dificuldades em compreensão fonética, utilizando-se de estratégias como repetição e uso de exemplos concretos. A promoção de um ambiente acolhedor, onde todos se sintam respeitados e ouvidos, é fundamental para que cada aluno explore seu potencial de aprendizado ao máximo.

  • Repetição e exemplos concretos para auxiliar na compreensão.
  • Ambiente acolhedor e inclusivo.
  • Suporte adicional, se necessário, para compreensão fonética.

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