Detetives da Natureza

Desenvolvida por: Ana Qu… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Exploração da Natureza

A atividade 'Detetives da Natureza' convida os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a embarcar numa aventura ao ar livre, transformando o ambiente escolar numa vibrante cena de investigação da natureza. Equipados com cadernos de campo, os jovens detetives serão divididos em pequenos grupos, onde terão a missão de explorar, observar e registrar diferentes aspectos do ecossistema local, como plantas, insetos e animais que habitam o pátio da escola ou uma área verde próxima. A metodologia ativa Mão-na-massa permitirá que os alunos aprendam de forma prática e lúdica, incentivando a observação direta e o raciocínio dedutivo. Após a fase de campo, os grupos participarão de uma Roda de Debate, proporcionando a troca de descobertas e hipóteses levantadas durante a investigação. Esta fase é crucial para desenvolver habilidades de comunicação e escuta ativa, fundamentais para o exercício da cidadania e do pensamento crítico. A Aprendizagem Baseada em Jogos é integrada como estratégia pedagógica para engajar os alunos de maneira divertida e significativa, estimulando a curiosidade científica e o gosto pela investigação do mundo natural.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é estimular a curiosidade científica dos alunos, além de desenvolver habilidades de observação, hipótese, análise e comunicação eficaz. Ao atuar como detetives da natureza, os estudantes aprenderão sobre a biodiversidade e os ecossistemas locais, fomentando o respeito e a valorização do meio ambiente. Além disso, a prática de registrar observações em cadernos de campo reforça a importância da documentação científica e incentiva a organização do pensamento. A Roda de Debate final busca desenvolver a habilidade dos alunos de expressar-se com clareza, aprender a ouvir e respeitar as opiniões alheias e trabalhar em equipe, enquanto a abordagem lúdica da Aprendizagem Baseada em Jogos visa reforçar a aprendizagem de conceitos científicos de maneira atrativa e memorável.

  • Estimular a curiosidade e o interesse científico sobre a natureza.
  • Desenvolver habilidades de observação e investigação do meio ambiente.
  • Praticar a comunicação eficaz durante a exposição de descobertas.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Promover o respeito e a valorização pela biodiversidade local.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP09: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
  • EF15LP10: Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
  • EF15LP13: Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrangido pela atividade Detetives da Natureza engloba conceitos fundamentais de ecologia e biologia, como cadeias alimentares, biodiversidade, habitats e adaptações dos seres vivos ao ambiente. Ao explorar estes temas de forma prática e interativa, a atividade proporciona uma compreensão mais profunda e significativa desses conceitos, destacando a importância da conservação ambiental e do equilíbrio ecológico. Além disso, a atividade enfatiza o desenvolvimento de habilidades de comunicação eficaz e trabalho em equipe, refletindo sobre a importância da colaboração e do respeito mútuo em qualquer processo de aprendizagem e investigação.

  • Biodiversidade e ecossistemas locais
  • Observação e documentação científica
  • Cadeias alimentares e relações ecológicas
  • Habilidades de comunicação e debate
  • Trabalho em equipe e colaboração

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade engloba a Atividade Mão-na-massa, que permite aos alunos explorar diretamente o tema em questão de forma prática e concreta. A Roda de Debate incentiva a troca de ideias e o desenvolvimento das habilidades de escuta e argumentação, enquanto a Aprendizagem Baseada em Jogos introduz elementos lúdicos e competitivos que engajam os alunos e reforçam a assimilação dos conceitos explorados. Esta abordagem multidisciplinar oferece uma experiência de aprendizado dinâmica e abrangente, incentivando a curiosidade, a criatividade e a capacidade crítica dos alunos ao investigar o mundo natural ao seu redor.

  • Atividade mão-na-massa no ambiente externo
  • Uso de cadernos de campo para registros de observações
  • Roda de Debate para compartilhamento das descobertas
  • Aprendizagem Baseada em Jogos com foco na temática ambiental
  • Técnicas de observação direta da natureza e elaboração de hipóteses

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas, cada uma com duração de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito da atividade, formarão os grupos e começarão a exploração e observação no ambiente escolhido. Na segunda aula, os alunos finalizarão suas observações e se prepararão para a Roda de Debate, onde compartilharão suas descobertas e conclusões com a turma.

  • Aula 1: Introdução, formação de grupos e início da investigação.
  • Aula 2: Finalização da investigação e realização da Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação dos alunos se dará de maneira formativa e contínua ao longo da atividade. Observar-se-á a participação individual e em grupo durante as fases de investigação e debate, avaliando a habilidade dos alunos em observar, levantar hipóteses, argumentar e comunicar suas descobertas de maneira clara e respeitosa. Será dada atenção especial à habilidade dos alunos em trabalhar em equipe, respeitando as ideias dos colegas e contribuindo de forma construtiva para os objetivos do grupo. Além disso, a qualidade e a criatividade dos registros feitos nos cadernos de campo também serão considerados, assim como a capacidade de fazer conexões entre as observações realizadas e os conceitos científicos abordados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade Detetives da Natureza, serão necessários cadernos ou blocos de notas para uso como cadernos de campo, lápis ou canetas para registros, lupas para observação detalhada de pequenos organismos, recipientes para coleta temporária de amostras (seguindo práticas de não prejudicar a flora e a fauna locais), câmeras fotográficas ou smartphones para documentação visual e materiais para organização da Roda de Debate, como cadeiras dispostas em círculo e microfone (opcional). Materiais didáticos com informações sobre a flora e a fauna locais também podem enriquecer a experiência.

  • Cadernos de campo e materiais para anotação
  • Lupas e equipamento de observação
  • Recipientes para coleta de amostras
  • Câmeras fotográficas ou smartphones
  • Materiais para realização da Roda de Debate

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