Detetives de Boas Atitudes

Desenvolvida por: Gabrie… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação de Texto e Escrita Colaborativa

A atividade 'Detetives de Boas Atitudes' tem como ponto de partida a leitura, em casa, do livro 'O mundinho de Boas Atitudes', seguindo o modelo da sala de aula invertida. Ao retornar à escola, os alunos serão divididos em grupos, assumindo o papel de detetives em busca de boas atitudes. Serão fornecidas pistas relacionadas à história lida para que, por meio da escrita compartilhada, possam investigar e responder às questões propostas. Posteriormente, cada grupo criará um cartaz coletivo apresentando suas descobertas, aplicando corretamente habilidades de escrita, pontuação e organização textual. Este projeto visa não apenas aprimorar a compreensão leitora dos alunos, mas também estimular o trabalho em equipe e a reflexão sobre como podemos, juntos, construir um mundo melhor através de nossas atitudes.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem aprofundar a compreensão leitora dos alunos, praticar a escrita colaborativa, promover a reflexão sobre valores como empatia, respeito e solidariedade, e estimular o uso correto da língua portuguesa em termos de grafia, pontuação e organização do texto. Busca-se também desenvolver habilidades sociais, como trabalho em equipe e comunicação eficaz, fundamentais para o crescimento pessoal e acadêmico dos estudantes.

  • Aprimorar a habilidade de interpretação de texto
  • Praticar a escrita colaborativa e a organização textual
  • Promover valores como empatia, respeito e solidariedade
  • Estimular o uso correto da língua portuguesa (grafias, pontuação)
  • Desenvolver habilidades sociais (trabalho em equipe, comunicação)

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP12: Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.
  • EF02LP01: Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
  • EF02LP13: Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está focado na leitura e interpretação de textos, práticas de escrita colaborativa e reflexão sobre valores éticos e morais. Esses conteúdos são essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos, preparando-os não apenas academicamente, mas também como cidadãos conscientes e responsáveis.

  • Interpretação de texto
  • Escrita colaborativa e organização textual
  • Reflexão sobre valores éticos e morais
  • Práticas de correção gramatical (ortografia e pontuação)
  • Comunicação e trabalho em equipe

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa 'Mão-na-massa' e 'Sala de Aula Invertida', permitindo que os alunos se tornem protagonistas do seu processo de aprendizagem. Ao investigarem as pistas e elaborarem os cartazes, estarão ativamente envolvidos na construção do conhecimento. A interação entre os grupos fomenta a troca de ideias e estimula a criatividade e a colaboração.

  • Leitura domiciliar do livro 'O mundinho de Boas Atitudes'
  • Debate inicial sobre as impressões da leitura
  • Formação dos grupos de 'detetives'
  • Distribuição das pistas e investigação em grupo
  • Elaboração de cartazes coletivos com as descobertas
  • Apresentação dos cartazes e discussão em classe

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade tem 4 aulas de 60 minutos cada, com um total de 4 horas. No primeiro encontro, realizaremos um debate sobre a leitura prévia do livro. Nas duas aulas seguintes, os grupos farão a investigação e elaboração dos cartazes. Na última aula, haverá a apresentação dos cartazes e discussão das descobertas.

  • Aula 1: Debate sobre o livro
  • Aula 2: Formação dos grupos e início da investigação
  • Aula 3: Continuação da investigação e elaboração dos cartazes
  • Aula 4: Apresentação dos cartazes e discussão em classe

Avaliação

A avaliação será processual e formativa, considerando a participação individual e em grupo, a profundidade da interpretação de texto, a qualidade da escrita e da organização do cartaz, bem como a habilidade de discutir e argumentar sobre as descobertas. Feedback construtivo será oferecido, visando o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem cópias do livro 'O mundinho de Boas Atitudes' para a leitura domiciliar, materiais para a confecção de cartazes (papel, canetas, lápis de cor), e acesso a recursos digitais para pesquisa, se necessário. Estes materiais apoiam a execução da atividade e estimulam a criatividade dos alunos.

  • Cópias do livro 'O mundinho de Boas Atitudes'
  • Materiais para cartazes (papel, canetas, lápis de cor, etc.)
  • Acesso a recursos digitais para pesquisa (se necessário)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo