Diário da Turma

Desenvolvida por: Crisci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Expressão escrita e leitura compartilhada

O 'Diário da Turma' é uma atividade prática e colaborativa, onde cada aluno do 2º ano do Ensino Fundamental terá a oportunidade de desenvolver suas habilidades de escrita e expressão pessoal ao relatar acontecimentos marcantes da semana. Este exercício não se limita a momentos dentro da escola, podendo abranger experiências significativas vividas fora do ambiente escolar. Desta forma, a atividade fomenta a escrita autônoma e a leitura, além de fortalecer os vínculos entre os alunos ao compartilharem suas histórias. Essa prática será rotativa, garantindo que todos participem igualmente ao longo do semestre. Os diários serão disponibilizados em área comum da sala, incentivando a leitura dos textos pelos colegas, promovendo a interação e o respeito mútuo pelas vivências individuais.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover o desenvolvimento das habilidades de escrita e leitura nos alunos do 2º ano, estimulando a expressão de ideias de forma autônoma. Pretende-se também incentivar a prática da leitura crítica entre os alunos, não apenas como forma de acesso ao mundo letrado, mas como meio de promover a empatia e o respeito pelas experiências de vida diversas. Esta atividade visa criar um ambiente de aprendizado colaborativo, onde os alunos possam desenvolver essas competências de muita importância para a educação básica e para a vida em sociedade.

  • Estimular a escrita criativa e reflexiva.
  • Fomentar o hábito da leitura entre os alunos.
  • Promover a expressão pessoal e a autonomia.
  • Fortalecer os vínculos entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de respeito pelas diferentes histórias e culturas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP06 - Enviar e receber bilhetes, cartas e mensagens eletrônicas, seguindo a forma e o gênero do texto.
  • EF02LP18 - Produzir textos de autoria, tendo em vista a situação comunicativa e o tema.
  • EF02LP19 - Utilizar, ao produzir um texto, recursos gráficos e ortográficos de pontuação.
  • EF02LP01 - Ler palavras, frases, textos não verbais e verbais com fluência e compreensão.
  • EF02LP21 - Reconhecer a importância da revisão de texto, reescrita e correção.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará temas relevantes à escrita e leitura, observando as experiências pessoais dos alunos como ponto de partida para o desenvolvimento textual. As atividades serão conduzidas de modo a contemplar a diversidade de histórias e a expressão única de cada aluno. Será enfatizado o processo de escrita, da ideação à revisão, além da prática da leitura compartilhada, evidenciando a importância da compreensão textual.

  • Escrita autônoma e criativa
  • Leitura compartilhada
  • Expressão de experiências pessoais
  • Revisão e edição de texto

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, os estudantes serão protagonistas de seu aprendizado através da escrita de suas próprias histórias no 'Diário da Turma' e da leitura dos textos dos colegas. Essas histórias serão exploradas em atividades de discussão em grupo, promovendo a colaboração e a troca de experiências. A seleção de acontecimentos a serem narrados e a revisão dos textos incentivará o pensamento crítico e a criatividade.

  • Escrita do diário de forma rotativa
  • Leitura dos diários pelos alunos
  • Discussões em grupo sobre os textos
  • Seleção e revisão de textos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em 4 aulas de 60 minutos, distribuídas ao longo do semestre. Iniciará com a apresentação do projeto e orientações para a escrita. As sessões intermediárias focarão na produção dos textos e na leitura compartilhada. A atividade será finalizada com uma reflexão coletiva sobre o processo.

  • Aula 1: Apresentação do projeto e primeiras escritas.
  • Aula 2 e 3: Continuação da escrita dos diários e início das leituras compartilhadas.
  • Aula 4: Reflexão coletiva, discussão e compartilhamento das experiências.

Avaliação

Os alunos serão avaliados tanto pela participação no processo de escrita e leitura quanto pela qualidade e criatividade de seus textos. A capacidade de refletir sobre suas experiências, a coerência e coesão textual, assim como a habilidade de engajar-se com os textos dos colegas serão critérios importantes. Será valorizada a demonstração de respeito e interesse pelas histórias compartilhadas, evidenciando a formação de uma comunidade de aprendizado colaborativo e empático.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade será necessário um caderno ou pasta para servir como 'Diário da Turma', além de materiais de escrita como lápis, borrachas e canetas. Recursos como livros de histórias e acesso à internet para pesquisas podem enriquecer a experiência, fornecendo inspiração para as narrativas dos alunos.

  • Caderno ou pasta (Diário da Turma)
  • Lápis, borrachas e canetas
  • Livros de histórias
  • Acesso à internet (opcional para pesquisas)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo