O 'Diário da Turma' é uma atividade prática e colaborativa, onde cada aluno do 2º ano do Ensino Fundamental terá a oportunidade de desenvolver suas habilidades de escrita e expressão pessoal ao relatar acontecimentos marcantes da semana. Este exercício não se limita a momentos dentro da escola, podendo abranger experiências significativas vividas fora do ambiente escolar. Desta forma, a atividade fomenta a escrita autônoma e a leitura, além de fortalecer os vínculos entre os alunos ao compartilharem suas histórias. Essa prática será rotativa, garantindo que todos participem igualmente ao longo do semestre. Os diários serão disponibilizados em área comum da sala, incentivando a leitura dos textos pelos colegas, promovendo a interação e o respeito mútuo pelas vivências individuais.
O principal objetivo desta atividade é promover o desenvolvimento das habilidades de escrita e leitura nos alunos do 2º ano, estimulando a expressão de ideias de forma autônoma. Pretende-se também incentivar a prática da leitura crítica entre os alunos, não apenas como forma de acesso ao mundo letrado, mas como meio de promover a empatia e o respeito pelas experiências de vida diversas. Esta atividade visa criar um ambiente de aprendizado colaborativo, onde os alunos possam desenvolver essas competências de muita importância para a educação básica e para a vida em sociedade.
O conteúdo programático abordará temas relevantes à escrita e leitura, observando as experiências pessoais dos alunos como ponto de partida para o desenvolvimento textual. As atividades serão conduzidas de modo a contemplar a diversidade de histórias e a expressão única de cada aluno. Será enfatizado o processo de escrita, da ideação à revisão, além da prática da leitura compartilhada, evidenciando a importância da compreensão textual.
Utilizando a metodologia ativa, os estudantes serão protagonistas de seu aprendizado através da escrita de suas próprias histórias no 'Diário da Turma' e da leitura dos textos dos colegas. Essas histórias serão exploradas em atividades de discussão em grupo, promovendo a colaboração e a troca de experiências. A seleção de acontecimentos a serem narrados e a revisão dos textos incentivará o pensamento crítico e a criatividade.
A atividade será dividida em 4 aulas de 60 minutos, distribuídas ao longo do semestre. Iniciará com a apresentação do projeto e orientações para a escrita. As sessões intermediárias focarão na produção dos textos e na leitura compartilhada. A atividade será finalizada com uma reflexão coletiva sobre o processo.
Os alunos serão avaliados tanto pela participação no processo de escrita e leitura quanto pela qualidade e criatividade de seus textos. A capacidade de refletir sobre suas experiências, a coerência e coesão textual, assim como a habilidade de engajar-se com os textos dos colegas serão critérios importantes. Será valorizada a demonstração de respeito e interesse pelas histórias compartilhadas, evidenciando a formação de uma comunidade de aprendizado colaborativo e empático.
Para a realização dessa atividade será necessário um caderno ou pasta para servir como 'Diário da Turma', além de materiais de escrita como lápis, borrachas e canetas. Recursos como livros de histórias e acesso à internet para pesquisas podem enriquecer a experiência, fornecendo inspiração para as narrativas dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula