Diário das Emoções

Desenvolvida por: Carina… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Educação Socioemocional
Temática: Autoconhecimento e Expressão de Emoções

O Diário das Emoções é uma atividade pensada para auxiliar os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental na identificação, expressão e gestão de suas emoções através da escrita e compartilhamento de experiências. Durante uma semana, os estudantes serão incentivados a registrar diariamente suas emoções, refletindo sobre as situações que as desencadearam e como lidaram com elas. Através da orientação do professor, os alunos aprenderão a estruturar seus diários, identificando e nomeando suas emoções, além de descrever as circunstâncias que as evocaram. Após o período de registro, os alunos utilizarão ferramentas digitais para criar apresentações baseadas em seus diários, que serão compartilhadas com a turma. Esta atividade visa não apenas a autoexploração e o autoconhecimento emocional, mas também promove habilidades de escuta ativa, empatia e comunicação efetiva entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

A principal finalidade desta atividade é promover o desenvolvimento emocional e linguístico dos alunos. Através da prática de registrar e refletir sobre suas emoções, os estudantes trabalharão habilidades essenciais como a autoexpressão, a capacidade de identificar e nomear emoções, bem como a comunicação de suas experiências de forma clara e estruturada. Também visa reforçar a empatia e a escuta ativa entre os colegas, uma vez que as apresentações orais proporcionarão um espaço seguro para compartilhar e discutir experiências emocionais comuns, fomentando um ambiente de apoio e compreensão mútua na sala de aula.

  • Desenvolver a autoexpressão e a capacidade de identificar e nomear emoções
  • Refletir sobre a experiência emocional e aprender a gerenciar as emoções de forma mais eficaz
  • Fomentar habilidades de escuta ativa, empatia e comunicação efetiva
  • Utilizar ferramentas digitais para criar apresentações orais

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP06: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF12LP13: Planejar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans e peça de campanha de conscientização destinada ao público infantil que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF15LP10: Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

Conteúdo Programático

O conteúdo desta atividade envolve o estudo e a prática da expressão emocional através da escrita e da comunicação oral. Os alunos explorarão conceitos fundamentais para a identificação e nomeação das emoções, bem como técnicas para relatar experiências de maneira reflexiva e estruturada. Adicionalmente, o uso de ferramentas digitais para a criação de apresentações reforça habilidades tecnológicas importantes, preparando os alunos para comunicar suas ideias eficazmente num mundo cada vez mais conectado.

  • Identificação e expressão de emoções
  • Estruturação de um diário pessoal
  • Técnicas de escrita reflexiva
  • Criação de apresentações digitais
  • Prática de escuta ativa e formulação de perguntas

Metodologia

Esta atividade será guiada pela metodologia ativa, onde os alunos serão os principais agentes de seu aprendizado. Inicia-se com uma introdução ao conceito de emoções e à importância da expressão emocional. Posteriormente, os alunos receberão instruções sobre como criar seu Diário das Emoções, com enfoque na reflexão diária sobre suas experiências. A produção das apresentações digitais seguirá, incentivando o uso criativo de ferramentas tecnológicas. Por fim, a fase de compartilhamento na sala de aula possibilitará a prática da escuta ativa e do apoio mútuo entre os colegas, culminando numa rica troca de experiências.

  • Introdução ao tema das emoções
  • Orientações para o registro no Diário das Emoções
  • Oficinas de criação de apresentações com ferramentas digitais
  • Sessões de compartilhamento e discussão em sala de aula

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade é de 4 horas, divididas em 4 aulas de 60 minutos. Na primeira aula, dedicaremos a introdução ao tema e às instruções para o registro no diário. As duas aulas seguintes focarão no acompanhamento do registro diário e no início da preparação das apresentações digitais. A última aula será reservada para as apresentações finais e a discussão em grupo.

  • Aula 1: Introdução ao Diário das Emoções e início do registro
  • Aula 2: Acompanhamento do registro e início da preparação das apresentações
  • Aula 3: Continuação da preparação das apresentações digitais
  • Aula 4: Apresentações finais e discussão em grupo

Avaliação

A avaliação desta atividade será processual e formativa, focando no engajamento do aluno com a tarefa proposta, na reflexão sobre sua própria experiência emocional e na capacidade de expressar essas reflexões tanto por escrito quanto oralmente. Consideraremos também a habilidade de utilizar ferramentas digitais para a criação das apresentações e a participação ativa durante as apresentações dos colegas, valorizando a prática da escuta ativa e do respeito mútuo. A participação nas discussões e a qualidade das perguntas formuladas serão aspectos importantes na avaliação do desenvolvimento socioemocional e linguístico dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários cadernos ou folhas para o registro diário, acesso a computadores ou tablets com software de apresentação (como PowerPoint ou Google Slides) e acesso à internet para pesquisa de imagens ou informações adicionais. Além disso, será importante criar um ambiente acolhedor que encoraje a partilha de experiências pessoais, ressaltando a importância de uma atitude empática e de apoio entre os alunos.

  • Cadernos ou folhas para registros
  • Computadores ou tablets com software de apresentação
  • Acesso à internet
  • Ambiente de sala de aula acolhedor e seguro

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo