Diário das Emoções

Desenvolvida por: Ana Lú… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise Linguística/Semiótica (Alfabetização)

A atividade 'Diário das Emoções' é projetada para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de fomentar a expressão escrita e artística, assim como a comunicação de emoções. Os alunos receberão uma folha de papel dividida em espaços designados para cada dia da semana. Nesses espaços, eles deverão escrever sobre as emoções sentidas a cada dia e ilustrar esses sentimentos através de desenhos. Esta prática estimula a habilidade de escrita, promove o autoconhecimento e aprimora a capacidade de identificar e comunicar emoções. Ao final da semana, cada aluno terá a oportunidade de compartilhar suas experiências emocionais dentro de um círculo de leitura, promovendo dessa forma a empatia e a conexão interpessoal entre os colegas. Este momento de partilha irá incentivar não apenas a expressão verbal, mas também a escuta ativa, habilidades essenciais para a construção de relações sociais saudáveis e empáticas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade visam promover o letramento emocional por meio da prática escrita, ao mesmo tempo em que desenvolvem competências linguísticas fundamentais para o 2º ano do Ensino Fundamental. Através do registro diário das emoções, busca-se fortalecer a capacidade dos alunos de expressar sentimentos de maneira clara e criativa, integrando a análise linguística com a prática artística. Tal abordagem vivencial possibilita conexões significativas entre a realidade dos alunos e os conteúdos abordados, estimulando o engajamento e a compreensão integral do processo de comunicação.

  • Desenvolver habilidades de escrita criativa.
  • Estimular a identificação e expressão de emoções.
  • Promover a empatia através da partilha de experiências.
  • Incentivar a prática artística como forma de expressão.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP24: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, relatos de experimentos, registros de observação, entrevistas, dentre outros gêneros do campo investigativo, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF02LP26: Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Diário das Emoções' integra a expressão escrita e artística no desenvolvimento do autoconhecimento e na consciência emocional dos alunos. Tais conteúdos são explorados dentro da área do conhecimento de Língua Portuguesa, proporcionando uma abordagem multidimensional do letramento. O conteúdo englobará o reconhecimento e nomeação de emoções, a prática da escrita diária e a utilização do desenho como complemento expressivo das palavras, abrangendo uma gama de habilidades que se inter-relacionam para apoiar o desenvolvimento holístico dos alunos.

  • Reconhecimento e nomeação de emoções.
  • Prática da escrita descritiva.
  • Utilização de desenhos como forma complementar de expressão.
  • Promoção do autoconhecimento e habilidades inter-relacionais.

Metodologia

Para a realização da atividade, será adotada uma metodologia centrada em fomentar a expressão pessoal dos alunos através de uma aliança entre a escrita e as artes visuais. A interação entre pares e a partilha de experiências serão encorajadas, criando um ambiente de colaboração e aprendizado mútuo. A atividade se move para além da escrita tradicional, ao incluir espaços para a ilustração, valorizando diferentes formas de expressão que atendem à diversidade estudantil e estimulam o interesse pela aprendizagem através de experiências participativas e significativas.

  • Uso do diário como ferramenta de expressão.
  • Integração da escrita com artes visuais.
  • Incentivo à expressão pessoal e comunicação emocional.
  • Promoção da interação e do compartilhamento de experiências em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em uma única aula de 60 minutos. Durante esta aula, os alunos terão tempo para refletir sobre suas emoções semanais e registrá-las no diário designado. A aula incluirá momentos de orientação sobre como articular e ilustrar sentimentos, seguidos por um círculo de leitura para partilhar experiências. Este cronograma permite que os alunos desenvolvam suas habilidades em um ambiente estruturado, com espaço para criatividade e autoexpressão.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de emoções, preenchimento do diário das emoções e círculo de partilha em grupo.
  • Momento 1: Introdução ao Conceito de Emoções (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula perguntando aos alunos sobre suas emoções e sentimentos. Exemplifique com situações do cotidiano que possam gerar emoções como alegria, tristeza, raiva e surpresa. Use expressões faciais e gestos para ajudar na compreensão dos alunos. É importante que você incentive todos os alunos a participarem, expressando suas próprias emoções. Observe se eles conseguem identificar diferentes emoções e nomeá-las corretamente. Avalie a participação oral dos alunos e como conseguem compreender as emoções apresentadas.

    Momento 2: Preenchimento do Diário das Emoções (Estimativa: 25 minutos)
    Distribua uma folha de papel dividida em sete seções para cada aluno. Explique que cada seção representa um dia da semana e eles devem escrever sobre uma emoção que sentiram, acompanhada de um desenho ilustrativo. Permita que usem lápis de cor para fazer as ilustrações. Incentive a criatividade e estimule-os a pensar em momentos específicos que causaram determinada emoção. Ajude os alunos que têm dificuldade em expressar emoções por escrito, oferecendo sugestões e fazendo perguntas que podem ajudá-los a se abrir. Avalie a capacidade de se expressarem por meio de textos curtos e desenhos, observando se conseguem relacionar as ilustrações com o texto escrito.

    Momento 3: Círculo de Partilha em Grupo (Estimativa: 20 minutos)
    Forme um círculo com os alunos e incentive-os a compartilhar um dos sentimentos que escreveram e desenharam no diário com o restante da turma. Este é o momento de reforçar a escuta ativa e a empatia. Peça que os colegas ouçam atentamente e, se desejarem, podem comentar ou fazer perguntas respeitosas sobre as histórias dos amigos. É importante que você observe se durante essa dinâmica os alunos demonstram compreensão da atividade, respeito e capacidade de se colocar no lugar do outro. Avalie a qualidade da interação social e o desenvolvimento das habilidades de escuta durante a partilha.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere que alguns alunos podem ser mais tímidos ou ter dificuldades de expressão. Permita que compartilhem seus sentimentos de uma maneira que os deixe confortáveis, seja escrita, desenhada ou digital. Utilize recursos visuais ou tecnologia assistiva para aqueles que precisam de suporte visual ou auditivo. Reforce um ambiente seguro e acolhedor, onde todos sintam que suas contribuições são valorizadas. Reconheça e respeite diferentes modos de expressão e forneça alternativas como o uso de aplicativos de comunicação aumentativa para aqueles que podem se beneficiar deles. Sua paciência e encorajamento são fundamentais para apoiar a inclusão efetiva.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Diário das Emoções' será focada em observar a habilidade dos alunos em identificar, articular e compartilhar suas emoções de forma escrita e ilustrada. Uma abordagem de avaliação formativa será aplicada, onde o feedback contínuo será enfatizado durante a atividade, permitindo ajustes e apoio individualizado conforme necessários. Além disso, uma rubrica clara será utilizada como uma estrutura de avaliação, considerando critérios como clareza na expressão das emoções, criatividade nas ilustrações e participação nas atividades de compartilhamento. Exemplos práticos de aplicação incluem revisões de pares durante o círculo de leitura, onde cada aluno oferece um feedback positivo aos colegas, estabelecendo um ambiente de aprendizado colaborativo e motivador.

  • Observação da expressão escrita e artística.
  • Feedback contínuo e ajustável.
  • Utilização de rubricas e revisões de pares.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Diário das Emoções', diversos materiais são necessários para dar suporte à expressão escrita e artística dos alunos. Inclusive, o uso de itens que os alunos já possuem pode facilitar a execução sem onerar financeiramente a escola ou as famílias. Todos os recursos foram selecionados para garantir que os alunos tenham as ferramentas necessárias para completar a atividade com sucesso e confiança.

  • Folhas de papel divididas em segmentos diários.
  • Lápis e lápis de cor para ilustração.
  • Espaço apropriado para o círculo de leitura.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecendo o esforço contínuo que os professores dedicam ao proporcionar um ambiente de aprendizado inclusivo, apresentamos estratégias que garantem a participação de todos os alunos na atividade, sem necessariamente gerar custos adicionais ou demandar tempo excessivo do docente. Apesar de não haver alunos com condições específicas nesta turma, as estratégias são direcionadas para assegurar que todos os alunos, independentemente de suas experiências anteriores, tenham suporte adequado. Ajustes metodológicos, como a possibilidade de compartilhar suas emoções oralmente para alunos que possam ter dificuldades com a escrita, serão promovidos, respeitando os diferentes estilos de aprendizagem e assegurando que todos se sintam confortáveis e engajados na atividade.

  • Adaptação de atividades para diferentes estilos de aprendizagem.
  • Suporte individualizado caso necessário.
  • Promoção de um ambiente de respeito e acolhimento para todos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo