Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental se transformam em jovens exploradores, imergindo em uma semana de aventuras imaginárias. Guiados pela criatividade e pelo incentivo ao uso de novo vocabulário, eles são estimulados a registrar em um diário de bordo suas viagens fictícias, invenções de civilizações desconhecidas, e novas espécies de animais. Este exercício não apenas afia suas habilidades de escrita como desenvolve a criatividade e capacidade de expressão. A revisão coletiva dos textos é um momento de aprendizado colaborativo importante, permitindo a revisão lexical e estrutural dos diários com a orientação do educador e a interação com os colegas. Este processo é enriquecido com a inserção de ilustrações que complementam as narrativas. Ao concluir a semana de registros, cada aluno tem a oportunidade de apresentar suas aventuras à turma, praticando suas habilidades oratórias e compartilhando os frutos de sua imaginação.
A atividade visa promover o desenvolvimento da escrita criativa, enriquecer o vocabulário e estimular a capacidade dos alunos em comunicar suas ideias de forma clara e inventiva. Através da criação de um diário de bordo baseado em aventuras imaginárias, espera-se que os estudantes se engajem ativamente no processo de escrita, explorando novos conceitos linguísticos e estruturas narrativas. A revisão coletiva dos diários é projetada para fomentar a colaboração entre os alunos, incentivando a discussão construtiva e o aprimoramento do texto, enquanto as apresentações orais buscam desenvolver confiança na fala pública e habilidades de apresentação.
Integrando língua portuguesa e artes, o conteúdo programático engloba a produção textual narrativa, revisão textual colaborativa, técnicas de ilustração para complementação da narrativa, e práticas de oratória para apresentação de trabalhos. Através desta abordagem multidisciplinar, o curso visa oferecer aos alunos uma experiência de aprendizado completo que abrange diferentes aspectos da comunicação e expressão.
A metodologia ativa será o pilar desta atividade, envolvendo os estudantes em um processo de aprendizagem participativa. Através da escrita diária em um diário de bordo, eles serão os principais agentes de seu aprendizado, explorando e criando conteúdo de forma autônoma. As sessões de revisão coletiva promoverão a integração e o suporte mútuo entre os alunos, enquanto as práticas de apresentação fomentarão a confiança e habilidades comunicativas importantes.
A atividade será distribuída ao longo de uma semana, com a dedicação de uma aula de 60 minutos por dia. Cada aula focará em uma etapa diferente do projeto, desde o planejamento inicial até a apresentação final.
A avaliação será contínua e formativa, observando o engajamento dos alunos durante todas as etapas do projeto. Serão avaliados a criatividade e originalidade dos textos, a contribuição para as revisões coletivas, a qualidade e esforço empregado nas ilustrações, e a habilidade de apresentação oral. Feedbacks construtivos serão fornecidos após cada apresentação, visando o desenvolvimento contínuo do estudante.
Para a realização da atividade, serão utilizados cadernos ou folhas de papel para o diário de bordo, materiais de escrita como lápis e borrachas, itens de arte para ilustração como lápis de cor, canetinhas e tintas, e recursos de som e vídeo para as apresentações orais.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula