Diário de Leitura Mágico

Desenvolvida por: Bruna … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e expressão escrita

A atividade 'Diário de Leitura Mágico' é uma iniciativa pedagógica destinada aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, visando fomentar o hábito da leitura, a compreensão textual e a expressão criativa. Os alunos inicialmente selecionarão livros apropriados à sua faixa etária, fornecidos pelo professor, para leitura autônoma. Após a finalização da leitura, eles registrarão suas impressões, sentimentos e desenhos de cenas marcantes no diário, promovendo uma experiência de leitura rica e multidimensional. Além disso, o aspecto 'mágico' do diário é evidenciado nas rodas de leitura, onde os alunos compartilharão suas interpretações e vivências, estimulando o diálogo e a apreciação coletiva. Esta atividade não somente impulsiona a autonomia leitora, mas também amplia o repertório cultural e emocional dos alunos, fortalecendo suas habilidades de leitura e escrita através de uma abordagem lúdica e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental no processo de leitura, incentivando não apenas a compreensão textual, mas também a expressão de opiniões, percepções e emoções por meio da escrita e do desenho. Busca-se desenvolver habilidades de interpretação de texto, enriquecendo a experiência de leitura por meio da partilha de diferentes pontos de vista em um ambiente colaborativo. Além disso, visa-se estimular a criatividade, a expressão artística e a capacidade de síntese e análise crítica. Esses objetivos são fundamentais para a formação de leitores autônomos e participativos, capazes de refletir sobre os textos e se expressar de maneira rica e diversificada.

  • Estimular a leitura autônoma e prazerosa.
  • Promover a compreensão textual e a capacidade interpretativa.
  • Desenvolver a expressão de sentimentos, percepções e ideias sobre as leituras.
  • Estimular a criatividade por meio do desenho de cenas significativas.
  • Fomentar o diálogo e a troca de experiências literárias entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
  • EF15LP18: Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
  • EF02LP26: Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

Conteúdo Programático

O programa do 'Diário de Leitura Mágico' contempla a introdução à leitura de diversos gêneros literários apropriados à faixa etária, incentivando a apreciação literária e a compreensão leitora. Inclui também atividades de escrita expressiva, nas quais os alunos são convidados a refletir sobre suas leituras, expressando sentimentos e percepções de forma escrita e por meio de desenhos. As rodas de leitura são essenciais para promover a escuta ativa, a partilha de interpretações e o desenvolvimento do respeito pelas diferentes perspectivas.

  • Seleção de leitura: escolha autônoma de livros.
  • Registro no diário: expressão de sentimentos e percepções.
  • Desenho de cenas significativas.
  • Discussão em rodas de leitura.
  • Relacionamento entre texto e recursos gráficos.

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' será aplicada neste plano, incentivando o envolvimento ativo dos alunos através da leitura autônoma, escrita reflexiva e desenho. A escolha personalizada de livros permitirá que o processo de leitura se adapte aos interesses individuais. O registro no diário e a criação de desenhos funcionarão como formas de expressão pessoal e interpretação de texto. As rodas de leitura servirão como fóruns colaborativos, onde os alunos compartilharão suas experiências e perspectivas, enriquecendo o aprendizado coletivo.

  • Escolha e leitura de livros.
  • Registro de impressões no diário.
  • Desenho de cenas marcantes.
  • Participação em rodas de leitura.
  • Discussão em grupo e compartilhamento de diários.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 16 horas, distribuídas ao longo de várias semanas. Cada etapa da atividade, desde a seleção de livros até as discussões nas rodas de leitura, será estrategicamente planejada para otimizar o tempo de aprendizagem e assegurar a profundidade na exploração dos conteúdos e habilidades.

  • Aula 1: Apresentação do projeto e seleção de livros.
  • Aulas 2-4: Período de leitura autônoma.
  • Aula 5: Primeiro registro no Diário de Leitura Mágico.
  • Aulas 6-8: Continuação da leitura e registros diários.
  • Aula 9: Preparação para as rodas de leitura.
  • Aulas 10-11: Rodas de leitura e compartilhamento das experiências.
  • Aulas 12-15: Sequência de leitura, registros e discussões.
  • Aula 16: Avaliação e fechamento do projeto.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Diário de Leitura Mágico' será baseada em critérios qualitativos, focando principalmente no engajamento dos alunos com a leitura e na expressão criativa e reflexiva. Observar-se-á a habilidade dos alunos em compreender e interpretar os textos, assim como sua capacidade de expressar sentimentos, percepções e análises críticas sobre as leituras. A participação nas rodas de leitura, a qualidade dos registros no diário e os desenhos de cenas marcantes serão aspectos fundamentais para a avaliação, promovendo um ambiente de aprendizagem onde o processo será tão valorizado quanto o produto final.

Materiais e ferramentas:

Para a realização deste projeto, serão necessários uma variedade de livros literários adaptados à faixa etária, diários ou cadernos para os registros pessoais, materiais de desenho (lápis de cor, canetinhas, etc.), e um espaço adequado para as rodas de leitura. A seleção de livros diversificados permitirá que cada aluno encontre obras que dialoguem com seus interesses, enquanto os materiais de desenho e os diários servirão como ferramentas para a expressão criativa e a reflexão sobre a leitura.

  • Variedade de livros literários adaptados à faixa etária.
  • Diários ou cadernos para registros.
  • Materiais de desenho (lápis de cor, canetinhas, etc.).
  • Espaço adequado para as rodas de leitura.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo