Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental mergulharão no fascinante universo das obras de Ruth Rocha. A atividade será realizada em cinco aulas, começando com uma roda de debate sobre os temas e personagens presentes nas obras da autora. Seguida por uma prática de criação de personagens, inspirado nos livros de Ruth Rocha. Posteriormente, um jogo interativo ajudará os alunos a associarem características dos personagens às obras específicas, consolidando o entendimento e a apreciação pelos contos. A penúltima aula será expositiva, trazendo curiosidades sobre a vida e o trabalho de Ruth Rocha, e a atividade se encerrará com um projeto de dramatização de um dos contos, permitindo que os alunos expressem sua criatividade e compreensão completa do conteúdo explorado.
Os principais objetivos de aprendizagem desta atividade incluem desenvolver um maior interesse pela leitura e escrita através da exploração das obras de Ruth Rocha, incentivar habilidades de interpretação e apreciação literária e promover a criação de textos originais. Durante o processo, as crianças irão melhorar sua competência na leitura e compreensão de textos curtos, enquanto também executam a análise crítica e criativa ao construir personagens e participar de dramatizações. A atividade visa cultivar a empatia, colaboração e expressões criativas, alinhando-se claramente com as competências da BNCC para esta faixa etária.
Neste plano de aula, o conteúdo programático foi cuidadosamente estruturado para garantir que os alunos não apenas aprendam sobre as obras de Ruth Rocha, mas também desenvolvam um conjunto mais amplo de competências em leitura e escrita. O currículo inclui atividades práticas e teóricas que envolvem desde a roda de debate até a dramatização. Esses componentes variados visam promover o enriquecimento linguístico e o desenvolvimento integral das crianças, conjugando técnicas tradicionais de ensino com abordagens pedagógicas inovadoras, de modo a estimular diferentes formas de expressão e interpretação. O foco está em uma abordagem que incentive tanto a interpretação textual quanto a criação autoral das crianças, potencializando suas capacidades cognitivas e criativas.
A metodologia empregada neste plano de aula combina metodologias ativas com práticas tradicionais para explorar eficientemente o universo literário de Ruth Rocha. Iniciando com uma roda de debate, os alunos são incentivados a compartilhar suas perspectivas e ideias livremente, promovendo um ambiente colaborativo e interativo. A atividade mão-na-massa permite que os alunos expressem sua criatividade ao criar personagens, enquanto a aprendizagem baseada em jogos oferece uma forma lúdica e atrativa de reforçar o conteúdo aprendido. A aula expositiva, por sua vez, serve como um recurso estruturado para fornecer informações sobre a autora, enquanto a aprendizagem baseada em projetos culmina em apresentações dramatizadas que incentivam a expressão oral e corporal, consolidando a aprendizagem de maneira integrada e prática.
O cronograma foi planejado para abranger cinco aulas de 40 minutos cada, de modo a proporcionar um desenvolvimento progressivo e equilibrado das atividades. A sequência das aulas foi estruturada para facilitar a construção de conhecimento, começando com um movimento de abertura e observação, até chegar em atividades mais elaboradas, como a dramatização, que requerem maior envolvimento ativo dos alunos. Dessa forma, o plano garantirá uma experiência de aprendizagem contínua e gradual, respeitando o ritmo e o estilo de aprendizagem dos alunos, além de proporcionar a reflexão crítica e a prática colaborativa.
Momento 1: Introdução à Discussão sobre as Obras de Ruth Rocha (Estimativa: 10 minutos)
Inicie a aula reunindo os alunos em um círculo para criar um ambiente de conversa informal e participativa. Explique brevemente o objetivo da discussão, que é explorar os temas e personagens das obras de Ruth Rocha. É importante que você contextualize quem é Ruth Rocha, mencionando brevemente a importância de suas obras na literatura infantil. Estimule a curiosidade dos alunos com perguntas abertas, como 'O que vocês mais gostam nos livros que já leram?'. Observe se todos os alunos estão confortáveis em participar e estimule aqueles que estão mais tímidos a expressarem suas ideias.
Momento 2: Discussão Guiada sobre Personagens e Temas (Estimativa: 15 minutos)
Conduza a discussão sobre os personagens mais marcantes das obras de Ruth Rocha. Divida a turma em grupos pequenos e atribua a cada grupo um livro específico da autora para discutir. Permita que cada grupo elabore uma lista de características dos personagens e temas principais das histórias. É importante que você circule entre os grupos, oferecendo apoio e incentivando a participação igualitária entre os membros. Use perguntas provocativas, como 'Por que vocês acham que esse personagem se comportou dessa maneira?' ou 'Que mensagem a história transmite?'. Avalie as interações e o envolvimento dos alunos durante a discussão.
Momento 3: Compartilhamento e Consolidação de Ideias (Estimativa: 15 minutos)
Reúna novamente a turma e peça para que cada grupo compartilhe suas descobertas com os colegas. Proporcione um momento para perguntas e respostas, incentivando a turma a aprofundar as ideias e conceitos discutidos. Durante essa atividade, observe se há compreensão dos temas abordados e incentive a reflexão sobre como os temas das obras de Ruth Rocha se conectam com as experiências dos alunos. Conclua o momento reforçando as principais aprendizagens da discussão e reconhecendo a participação de todos. A avaliação pode ser realizada através da observação do engajamento e da troca de ideias durante o compartilhamento.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Para aumentar a inclusão e acessibilidade, organize a sala de forma que todos os alunos possam ver e ouvir uns aos outros facilmente. Use elementos visuais, como cartazes ou imagens dos livros, para apoiar a compreensão dos temas. Caso haja alunos com dificuldades de participação verbal, ofereça alternativas como utilizar desenhos ou escrever suas ideias. Incentive a criação de um ambiente acolhedor e respeitoso, onde cada aluno se sinta confortável para contribuir da sua maneira. Sempre que possível, simplifique as instruções e ofereça assistência a alunos que precisem de mais apoio para integrar os grupos de discussão.
Momento 1: Introdução à criação de personagens (Estimativa: 10 minutos)
Inicie a aula revisando brevemente alguns personagens dos livros de Ruth Rocha discutidos na aula anterior. Explique que os alunos irão criar seus próprios personagens inspirados nesses exemplos. Distribua papéis e lápis de cor para que cada aluno possa começar a desenhar o esboço de seu personagem. É importante que você ofereça exemplos simples de características para inspirá-los, como 'valente', 'divertido' ou 'curioso'. Observe se todos os alunos estão engajados e ofereça apoio àqueles que precisarem de ideias. Estimule a criatividade ao fazer perguntas como 'Qual é o nome do seu personagem?' ou 'Qual é a característica especial dele?'. Avalie a participação e a motivação dos alunos ao criar seus personagens.
Momento 2: Desenvolvimento das características do personagem (Estimativa: 15 minutos)
Peça aos alunos que, além de desenhar, escrevam uma breve descrição de seu personagem, destacando suas principais características e o que mais gostam de fazer. Explique que essa descrição ajudará a dar vida ao personagem, assim como nos livros de Ruth Rocha. Circulando pela sala, auxilie os alunos na escrita das descrições, oferecendo sugestões e feedbacks construtivos. Incentive-os a compartilhar suas ideias com os colegas próximos, promovendo um ambiente colaborativo. Observe a evolução das descrições e a originalidade das ideias dos alunos, oferecendo reconhecimento positivo aos esforços.
Momento 3: Apresentação e feedback sobre os personagens (Estimativa: 15 minutos)
Organize uma roda de partilha onde cada aluno terá a oportunidade de apresentar seu personagem aos colegas. Permita que os alunos expliquem as características e a história por trás do seu personagem. Após cada apresentação, estimule os colegas a oferecerem feedbacks positivos e construtivos, sempre respeitando as opiniões dos outros. É importante que você oriente a troca de ideias e medie possíveis comentários para que sejam sempre respeitosos e incentivadores. Avalie a capacidade dos alunos de falar em público, a clareza das ideias apresentadas e a interação durante os feedbacks. Termine o momento reforçando o quanto todas as contribuições foram valiosas para a atividade.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Para garantir que todos os alunos possam participar ativamente, ofereça materiais alternativos, como tablets ou aplicativos de desenho digital, para aqueles que possam ter dificuldades motoras. Disponibilize também gravadores de áudio para que alunos que têm dificuldades com a escrita possam descrever seus personagens verbalmente. Durante as apresentações, permita que alunos mais tímidos se sintam à vontade para pedir ajuda de um colega ou do professor para apresentar suas criações. Garanta que todos os espaços estejam organizados de maneira que facilita o acesso visual e auditivo para todos, criando um ambiente acolhedor e inclusivo.
Momento 1: Introdução ao Jogo de Associação (Estimativa: 10 minutos)
Inicie a aula explicando que hoje os alunos vão participar de um jogo de associação, onde precisarão ligar personagens às suas respectivas obras de Ruth Rocha. Distribua cartões com os nomes de personagens e livros. É importante que você forneça exemplos de como realizar as associações. Divida a turma em grupos pequenos para facilitar a interação e colaboração. Observe se os alunos estão compreendendo as instruções e peça para que repitam as regras em suas palavras, se necessário, para garantir total entendimento.
Momento 2: Realização do Jogo de Associação (Estimativa: 20 minutos)
Permita que os grupos comecem a atividade, onde cada aluno deve, em sua vez, tentar fazer a associação correta entre o personagem e a obra. Circule pela sala, observando os grupos e oferecendo feedback positivo e sugestões quando necessário. Este é o momento de avaliar o conhecimento dos alunos sobre as obras e personagens discutidos nas aulas anteriores. Incentive-os a discutir entre si e a justificar suas escolhas. É importante que você esteja atento para ajudar nos casos de dúvidas e para manter o ritmo da atividade.
Momento 3: Compartilhamento e Reflexão sobre o Jogo (Estimativa: 10 minutos)
Reúna a turma e peça que compartilhem os resultados das associações realizadas durante o jogo. Discuta com a turma as associações que geraram mais dúvidas e corrija-as, se necessário. Proporcione um espaço para os alunos expressarem o que acharam mais fácil ou difícil e o que aprenderam. Use perguntas como 'Qual personagem foi o mais fácil de associar?' para facilitar essa reflexão. Avalie o entendimento dos alunos pelos comentários e pelas questões levantadas. Finalize reforçando a importância de conhecer os personagens e suas histórias.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Para garantir que todos os alunos possam participar, use recursos visuais coloridos nos cartões e letras claras. Em grupos com alunos mais tímidos, incentive a participação de todos, permitindo que se expressem com desenhos ou gestos se preferirem. Use espaços bem iluminados e organize os materiais de forma acessível. Esteja atento para oferecer suporte extra aos alunos que apresentem dificuldades de leitura, garantindo que eles também interajam com o jogo e com o grupo de forma plena.
Momento 1: Introdução à Vida de Ruth Rocha e sua Relevância (Estimativa: 10 minutos)
Inicie a aula explicando que os alunos aprenderão mais sobre Ruth Rocha, uma importante autora da literatura infantil. Utilize imagens e vídeos curtos, se disponíveis, para capturar a atenção dos alunos. Enfatize a relevância das suas obras para o desenvolvimento da leitura em crianças. Explique brevemente como a experiência e visão de mundo de Ruth Rocha contribuíram para seus escritos. Observe se os alunos estão atentos e engajados, fazendo perguntas como 'Alguém já leu um livro de Ruth Rocha?'. Avalie através da observação da participação e interesse.
Momento 2: Apresentação de Obras e Temas Abordados (Estimativa: 15 minutos)
Apresente algumas das principais obras de Ruth Rocha, destacando os temas centrais. Utilize um mural ou cartaz com imagens das capas dos livros e resumos curtos. Incentive os alunos a identificar os temas das histórias que já conhecem, propondo perguntas como 'Qual tema vocês acham que esse livro aborda?'. Proporcione um espaço colaborativo, permitindo que os alunos compartilhem suas experiências com as obras. É importante que você promova uma breve discussão sobre os temas abordados nos livros. Avalie o entendimento dos alunos através das respostas e do engajamento na discussão.
Momento 3: Explorando as Curiosidades sobre a Vida da Autora (Estimativa: 15 minutos)
Conduza uma apresentação interativa sobre curiosidades da vida de Ruth Rocha, usando recursos visuais, como mapas de onde ela morou ou ilustrações de sua infância. Relate histórias interessantes ou fatos pouco conhecidos sobre a autora, buscando manter os alunos curiosos e engajados. Encoraje os alunos a fazer perguntas sobre Ruth Rocha para incentivar uma aprendizagem ativa e dinâmica. É importante que você forneça respostas claras e simples, valorizando a participação ativa. A avaliação pode ser realizada observando o interesse e as perguntas feitas pelos alunos. Ao encerrar a aula, revise brevemente os principais pontos abordados e destaque a influência de Ruth Rocha na literatura infantil.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Garanta que as imagens e vídeos estejam acessíveis a todos, posicione-os em um local visível e ajuste o volume adequadamente. Ofereça alternativas, como repetir informações ou usar elementos visuais, para alunos que possam precisar de mais apoio. Incentive a participação através de diferentes formatos, como desenho ou escrita breve. Esteja disponível para auxiliar pessoalmente alunos que apresentem dificuldades em acompanhar as atividades e, se necessário, promova pausas para garantir que todos compreendam o conteúdo.
Momento 1: Planejamento da Dramatização (Estimativa: 10 minutos)
Inicie a aula contextualizando os alunos sobre a história que será dramatizada. Escolha um conto conhecido de Ruth Rocha e peça aos alunos que contem brevemente o que lembram da história. Divida a turma em pequenos grupos e distribua as funções de cada aluno na dramatização (ex.: narrador, personagens, cenário). Oriente os alunos a planejarem como gostariam de encenar a história, incentivando a criatividade. Observe se todos os alunos estão envolvidos no planejamento e ofereça sugestões se necessário para um maior engajamento.
Momento 2: Ensaios em Grupo (Estimativa: 15 minutos)
Permita que os grupos comecem a ensaiar seus papéis. Circule pela sala oferecendo apoio e feedback construtivo. É importante que você incentive os alunos a se expressarem vocalmente e fisicamente, de acordo com seus personagens. Caso necessário, ajude os alunos a ajustar diálogos e ações para maior clareza e fluidez na apresentação. Avalie o progresso dos ensaios observando a colaboração entre os alunos e a proximidade com o enredo original.
Momento 3: Apresentações e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
Organize uma apresentação final dos grupos para o restante da turma. Cada grupo terá alguns minutos para apresentar sua dramatização. Após cada apresentação, permita que os colegas ofereçam feedback positivo, destacando aspectos que gostaram. Oriente a crítica construtiva de maneira respeitosa. É importante que você também faça comentários, reconhecendo o esforço e sugerindo possíveis melhorias de maneira encorajadora. Avalie o desempenho dos grupos com base na preparação, expressão e colaboração demonstradas.
Momento 4: Reflexão Final (Estimativa: 5 minutos)
Conclua a aula com uma rápida reflexão coletiva sobre as atividades. Pergunte aos alunos o que eles aprenderam com a dramatização e como se sentiram ao colaborar com os colegas. Incentive uma discussão sobre a importância de trabalhar em grupo e o que poderiam melhorar em futuras dramatizações. Avalie a reflexão através da participação e das respostas dos alunos, observando o reconhecimento de pontos positivos e negativos na atividade.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Considere oferecer roteiros simplificados ou adaptados para alunos que tenham dificuldades de leitura, e permita que eles escolham papéis que estejam confortáveis em representar. Forneça suporte visual com esboços ou ilustrações para facilitar a compreensão de cenas complexas. Incentive alunos tímidos a participarem, talvez em papéis não-verbais, ou fazendo parte do apoio técnico, como responsável pelo cenário. Esteja pronto para auxiliar nas falas ou ações sempre que necessário, dando tempo extra para ensaios se requerido. Garanta um ambiente seguro e acolhedor, onde cada aluno se sinta valorizado e motivado a contribuir da melhor forma possível.
A avaliação será contínua e formativa, focando no progresso individual e coletivo dos alunos durante as atividades. Diferentes métodos avaliativos serão utilizados, incluindo rubricas para avaliar a participação nas discussões e dramatizações. Os alunos poderão ser avaliados com base em sua capacidade de colaboração em grupo, criatividade na criação de personagens, e compreensão das obras por meio de observações participativas do professor. Será dado feedback construtivo ao longo do processo para orientar os alunos no aprimoramento de suas habilidades. Além disso, adaptações nos critérios de avaliação poderão ser feitas para atender necessidades específicas dos alunos, garantindo uma avaliação justa e inclusiva.
Os recursos necessários para a execução deste plano incluem uma variedade de materiais didáticos que incentivam a expressão criativa e colaborativa. Serão utilizados livros de Ruth Rocha, materiais de escrita e desenho para a criação de personagens, plataformas digitais para acesso a jogos interativos, e equipamentos audiovisuais para a aula expositiva e dramatizações. Esses recursos foram escolhidos para enriquecer o processo de aprendizagem e atender diversos estilos e ritmos de aprendizagem, possibilitando aos alunos experimentar os conteúdos de diversas formas. Os materiais didáticos são acessíveis e práticos, visando não só cumprir com os objetivos pedagógicos, mas também assegurar a inclusão de todos os alunos.
Entendendo a sobrecarga de trabalho que os professores enfrentam, é crucial oferecer estratégias de inclusão e acessibilidade que não exerçam pressão adicional sobre eles. Este plano de aula propõe práticas inclusivas que são práticas e de baixo custo, garantindo que todos os alunos possam participar de forma equitativa. A utilização de materiais sensoriais acessíveis a todos, como livros com ilustrações variadas e plataformas digitais oportunas e inclusivas, proporciona um ambiente de aprendizagem diversificado e acolhedor. Estratégias de comunicação clara e respeitosa, além da valorização da diversidade cultural e das perspectivas dos alunos, são fundamentais para promover um espaço inclusivo e respeitoso. Os alunos serão encorajados a colaborar entre si, promovendo um ambiente de empatia e apoio mútuo.
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