Escritores Mirins

Desenvolvida por: Tuana … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção de texto e ilustração

Nesta atividade denominada 'Escritores Mirins', os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão convidados a participar de uma jornada criativa onde irão desenvolver suas habilidades de escrita, leitura e ilustração. A classe será dividida em pequenos grupos e cada grupo será responsável por elaborar uma história curta, com cada aluno contribuindo com uma parte do enredo. Os estudantes irão utilizar palavras e frases em letras de forma (imprensa) e cursiva, promovendo assim a prática da caligrafia em ambas as modalidades. Além disso, os alunos também serão incentivados a ilustrar as partes da história que escreverem, adicionando um elemento visual às narrativas. Esta atividade visa não apenas o desenvolvimento da expressão escrita e artística, mas também o fomento do trabalho em equipe, criatividade e planejamento. Ao final, as histórias elaboradas pelos alunos serão reunidas em um livro, que será compartilhado com toda a classe e disponibilizado na biblioteca da escola, permitindo que outros estudantes e membros da comunidade escolar apreciem os trabalhos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver nas crianças habilidades de leitura e escrita, reconhecendo a importância da fluência tanto na escrita manual (cursiva e de forma) quanto no uso da linguagem para expressão de ideias criativas. Busca-se também incentivar a criatividade dos alunos na composição de histórias e ilustrações, promovendo a expressão artística como forma de comunicação. Esta atividade estimula o trabalho em equipe e a colaboração, à medida que os alunos terão que planejar juntos a sequência de suas histórias e como as ilustrações irão complementar o texto. Além disso, os alunos praticarão o planejamento e a produção de textos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do mesmo.

  • Desenvolver habilidades de escrita em letras de forma e cursiva.
  • Estimular a expressão criativa através da escrita e da ilustração.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Praticar o planejamento e a produção de textos com clareza e criatividade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui a prática de escrita manual, tanto em letra cursiva quanto em imprensa, reforçando a ligação entre as letras e os sons que elas representam. Também abordamos técnicas básicas de ilustração e design de personagens para complementar a narrativa. A segunda parte do conteúdo é voltada para o desenvolvimento da habilidade de criar narrativas coerentes e criativas, com ênfase na estrutura de uma história, incluindo introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, o conteúdo programático engloba o trabalho em equipe e o planejamento coletivo, essenciais para a realização da atividade.

  • Escrita manual em letra cursiva e imprensa.
  • Introdução à ilustração e design de personagens.
  • Elementos de uma história (introdução, desenvolvimento, conclusão).
  • Técnicas de planejamento e produção colaborativa de texto.

Metodologia

Para alinhar a proposta pedagógica com as metodologias ativas, utilizaremos uma combinação de Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida. Inicialmente, a turma será dividida em grupos menores para promover uma dinâmica colaborativa. Usando a técnica Mão-na-massa, cada aluno contribuirá com sua parte da história e ilustração. Após cada etapa de escrita, realizaremos Rodas de Debate para discutir as ideias e a progressão das histórias, permitindo a troca de feedback entre os participantes. A Aprendizagem Baseada em Projetos capacitará os alunos a visualizarem a produção do livro como um projeto concreto, fazendo com que desenvolvam habilidades de planejamento e execução. Por fim, na abordagem de Sala de Aula Invertida, alguns conceitos e técnicas de escrita e ilustração serão explorados por meio de atividades fora da sala de aula, como pesquisas ou visualizações de vídeo, para que as aulas presenciais se concentrem mais na aplicação prática dessas ideias.

  • Divisão da turma em pequenos grupos para a escrita colaborativa.
  • Roda de Debate para discussão e feedback das histórias.
  • Desenvolvimento do projeto do livro utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Atividades complementares fora da aula para preparação e pesquisa.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto, discutirão o conceito da história em grupo, e iniciarão a escrita e ilustrações de suas partes. A segunda aula será dedicada à finalização dos textos e ilustrações, discussões finais e organização do material para a produção do livro.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, formação dos grupos, início da escrita e ilustração.
  • Aula 2: Finalização da escrita e ilustração, preparação do material para o livro.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação e no envolvimento com a atividade, avaliando individualmente a capacidade de cada aluno de contribuir com a escrita e a ilustração da história. O trabalho em equipe também será avaliado, considerando a habilidade de colaborar e contribuir para o projeto comum. A criatividade e originalidade nas histórias e ilustrações serão pontos-chave na avaliação, bem como a habilidade de expressão escrita em ambas as formas de letras, cursiva e de imprensa. Será dada atenção especial à maneira como os alunos incorporam o feedback recebido durante as Rodas de Debate para aprimorar suas contribuições.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários os seguintes materiais: papel sulfite para a escrita e ilustração, lápis de escrever, borracha, lápis de cor ou canetinhas para as ilustrações, e um computador com acesso à internet para pesquisas. Também será preciso material para a montagem do livro, como papel mais grosso para a capa, tesoura, cola e fita adesiva. A utilização de recursos digitais como processadores de texto pode ser útil para a escrita, especialmente para revisões.

  • Papel sulfite
  • Lápis de escrever, borracha
  • Lápis de cor, canetinhas
  • Computador com acesso à internet
  • Material para encadernação (papel mais grosso, tesoura, cola, fita adesiva)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo