Expedição de Palavras

Desenvolvida por: Ana Cl… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Associação palavra-imagem

Nesta atividade, denominada 'Expedição de Palavras', os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental embarcarão em uma intrigante jornada pela sala de aula ou pelo ambiente escolar, na qual terão a missão de descobrir diversos cartões que estarão estrategicamente espalhados pelo espaço. Cada cartão conterá uma palavra e uma imagem correspondente. A principal tarefa dos estudantes será encontrar esses cartões, ler as palavras – com auxílio do educador, se necessário – e em seguida, associá-las à imagem correta que está no mesmo cartão. Após a fase de exploração e coleta, os alunos serão divididos em grupos para discutir sobre as palavras e imagens encontradas, oportunidade na qual poderão praticar a leitura e solidificar a associação entre palavra e imagem. A culminância da atividade será a montagem de um mural coletivo, no qual todos os cartões encontrados serão expostos, promovendo assim, uma grande visualização dos resultados da expedição e reforçando o aprendizado de maneira lúdica e colaborativa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é promover o desenvolvimento da habilidade de leitura e da capacidade de associação entre palavras e imagens entre os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Além de estimular a precisão na decodificação de palavras novas, a atividade busca reforçar a memorização de palavras de uso frequente, incentivando os alunos a relacionar texto com ilustrações de forma intuitiva e dinâmica. Desta maneira, espera-se não apenas aprimorar as competências leitoras dos alunos, mas também fomentar o trabalho em equipe, a discussão produtiva em grupo e a criatividade através da montagem do mural coletivo.

  • Desenvolver habilidades de leitura e decodificação de palavras.
  • Promover a associação intuitiva entre palavras e imagens.
  • Incentivar a memorização de palavras de uso frequente.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a discussão produtiva.
  • Estimular a criatividade através da criação de um mural coletivo.

Conteúdo Programático

A atividade 'Expedição de Palavras' insere-se nas práticas de linguagem, em particular no eixo de leitura e escrita, e propõe-se a trabalhar com os alunos do 2º ano habilidades essenciais preconizadas pela BNCC, focando nas capacidades de leitura, interpretação e associação entre palavras e imagens. A atividade também toca no desenvolvimento social e emocional dos alunos ao promover o trabalho em equipe e a expressão criativa através da montagem de um mural.

  • Leitura e decodificação de palavras.
  • Associação palavra-imagem.
  • Memorização de palavras de uso frequente.
  • Trabalho em equipe.
  • Expressão criativa e visual.

Metodologia

A metodologia ativa aplicada nesta atividade coloca o aluno como protagonista do seu processo de aprendizado. Através da 'Expedição de Palavras', os estudantes serão encorajados a explorar a sala de aula ou a escola, buscando e aprendendo de maneira lúdica. As discussões em grupo após a coleta dos cartões permitirão a troca de ideias e aperfeiçoamento da compreensão leitora e da habilidade de associação palavra-imagem. A montagem do mural coletivo servirá como um momento de síntese e expressão criativa, onde todos poderão visualizar o resultado do seu esforço e colaboração.

  • Exploração ativa do espaço de aprendizado.
  • Leitura e associação palavra-imagem.
  • Discussão em grupo e reflexão conjunta.
  • Criação colaborativa de um mural.

Aulas e Sequências Didáticas

Distribuída em 7.2 aulas de 50 minutos, a atividade inicia com uma breve introdução e explicação (1 aula), seguida pela 'expedição' para coleta dos cartões (2 aulas), discussões em grupo (2 aulas), e finalmente, a montagem do mural coletivo e sua discussão (2.2 aulas).

  • Aula 1: Introdução à atividade.
  • Aulas 2 e 3: Expedição para coleta dos cartões.
  • Aulas 4 e 5: Discussão em grupo sobre as palavras e imagens coletadas.
  • Aulas 6 a 7.2: Montagem e apresentação do mural coletivo.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, observando o envolvimento dos alunos em todas as etapas da 'Expedição de Palavras'. Será valorizada a participação ativa durante a coleta dos cartões, a qualidade das discussões em grupo, a capacidade de associar corretamente palavra e imagem, e a contribuição para a montagem do mural. O progresso individual na leitura e decodificação de palavras também será considerado. O professor pode criar um sistema de pontuação baseado nestes critérios ou optar por avaliações qualitativas do empenho e desenvolvimento das habilidades dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários cartões contendo palavras e imagens correspondentes, fita adesiva ou pregos para a fixação dos cartões no mural, espaço adequado para a 'expedição' e discussões, além de materiais para a escrita e a montagem do mural, como papel grande, canetas, lápis e outros materiais de arte.

  • Cartões com palavras e imagens.
  • Fita adesiva ou pregos.
  • Papel grande para o mural.
  • Canetas, lápis e materiais de arte.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo