Nesta atividade, denominada 'Expedição de Palavras', os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental embarcarão em uma intrigante jornada pela sala de aula ou pelo ambiente escolar, na qual terão a missão de descobrir diversos cartões que estarão estrategicamente espalhados pelo espaço. Cada cartão conterá uma palavra e uma imagem correspondente. A principal tarefa dos estudantes será encontrar esses cartões, ler as palavras – com auxílio do educador, se necessário – e em seguida, associá-las à imagem correta que está no mesmo cartão. Após a fase de exploração e coleta, os alunos serão divididos em grupos para discutir sobre as palavras e imagens encontradas, oportunidade na qual poderão praticar a leitura e solidificar a associação entre palavra e imagem. A culminância da atividade será a montagem de um mural coletivo, no qual todos os cartões encontrados serão expostos, promovendo assim, uma grande visualização dos resultados da expedição e reforçando o aprendizado de maneira lúdica e colaborativa.
O objetivo principal desta atividade é promover o desenvolvimento da habilidade de leitura e da capacidade de associação entre palavras e imagens entre os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Além de estimular a precisão na decodificação de palavras novas, a atividade busca reforçar a memorização de palavras de uso frequente, incentivando os alunos a relacionar texto com ilustrações de forma intuitiva e dinâmica. Desta maneira, espera-se não apenas aprimorar as competências leitoras dos alunos, mas também fomentar o trabalho em equipe, a discussão produtiva em grupo e a criatividade através da montagem do mural coletivo.
A atividade 'Expedição de Palavras' insere-se nas práticas de linguagem, em particular no eixo de leitura e escrita, e propõe-se a trabalhar com os alunos do 2º ano habilidades essenciais preconizadas pela BNCC, focando nas capacidades de leitura, interpretação e associação entre palavras e imagens. A atividade também toca no desenvolvimento social e emocional dos alunos ao promover o trabalho em equipe e a expressão criativa através da montagem de um mural.
A metodologia ativa aplicada nesta atividade coloca o aluno como protagonista do seu processo de aprendizado. Através da 'Expedição de Palavras', os estudantes serão encorajados a explorar a sala de aula ou a escola, buscando e aprendendo de maneira lúdica. As discussões em grupo após a coleta dos cartões permitirão a troca de ideias e aperfeiçoamento da compreensão leitora e da habilidade de associação palavra-imagem. A montagem do mural coletivo servirá como um momento de síntese e expressão criativa, onde todos poderão visualizar o resultado do seu esforço e colaboração.
Distribuída em 7.2 aulas de 50 minutos, a atividade inicia com uma breve introdução e explicação (1 aula), seguida pela 'expedição' para coleta dos cartões (2 aulas), discussões em grupo (2 aulas), e finalmente, a montagem do mural coletivo e sua discussão (2.2 aulas).
A avaliação desta atividade será formativa, observando o envolvimento dos alunos em todas as etapas da 'Expedição de Palavras'. Será valorizada a participação ativa durante a coleta dos cartões, a qualidade das discussões em grupo, a capacidade de associar corretamente palavra e imagem, e a contribuição para a montagem do mural. O progresso individual na leitura e decodificação de palavras também será considerado. O professor pode criar um sistema de pontuação baseado nestes critérios ou optar por avaliações qualitativas do empenho e desenvolvimento das habilidades dos alunos.
Para a realização desta atividade serão necessários cartões contendo palavras e imagens correspondentes, fita adesiva ou pregos para a fixação dos cartões no mural, espaço adequado para a 'expedição' e discussões, além de materiais para a escrita e a montagem do mural, como papel grande, canetas, lápis e outros materiais de arte.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula