Expedição Literária

Desenvolvida por: Andres… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Diversidade Cultural e Literária

A Expedição Literária visa transformar os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental em exploradores literários ávidos. Esta atividade propõe uma imersão nas diferentes culturas por meio da leitura de histórias oriundas de todo o globo, disponibilizadas tanto na biblioteca escolar quanto em fontes digitais. Com a orientação do educador, os estudantes irão inicialmente selecionar e ler em conjunto obras literárias diversificadas. Após essa etapa de leitura compartilhada, cada aluno escolherá a obra que mais lhe tocou, passando a trabalhar em colaboração com os colegas na criação de mapas exploratórios. Esses mapas vão destacar os elementos essenciais das narrativas como cenário, personagens e principais acontecimentos. Este projeto culminará na montagem de um grande painel de exploração literária dentro da sala de aula, fomentando um ambiente rico em leitura coletiva, análise textual e valorização da diversidade cultural presente no universo literário.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é incentivar a leitura e a apreciação das histórias de diferentes culturas, promovendo um entendimento mais amplo do mundo e da diversidade literária. Queremos que os alunos desenvolvam habilidades de leitura, interpretação e colaboração, enquanto trabalham em equipe para destacar os principais elementos das narrativas escolhidas. A criação dos mapas exploratórios serve como ferramenta de síntese e expressão criativa, ajudando os estudantes a organizar seus pensamentos e a compartilhar sua compreensão das histórias lidas com o grupo. Pretende-se também que esta atividade estimule o respeito e o interesse pelas diferentes culturas que compõem o tecido da sociedade global.

  • Promover a leitura e a interpretação de textos literários de diversas culturas.
  • Estimular a criatividade e a expressão individual na criação de mapas exploratórios.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver habilidades de análise literária e compreensão textual.
  • Valorizar a diversidade cultural e sua importância no universo literário.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
  • EF12LP04: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
  • EF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a leitura e análise de textos literários de diversas origens culturais, a criação de mapas exploratórios baseados nas narrativas e a montagem de um painel coletivo de exploração literária. Este conteúdo visa desenvolver nos alunos a habilidade de interpretar e expressar ideias de maneira criativa, assim como fomentar o respeito e a curiosidade pelas diferentes culturas e suas expressões literárias.

  • Leitura compartilhada de textos literários diversificados
  • Análise dos elementos de narrativa: cenário, personagens, eventos principais
  • Criação de mapas exploratórios em equipe
  • Montagem de um painel coletivo de exploração literária
  • Discussões em grupo sobre a diversidade cultural nas histórias lidas

Metodologia

Utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos, esta atividade incentiva os alunos a se engajarem ativamente na seleção, leitura, e análise de histórias de diferentes culturas. Por meio da colaboração e do trabalho em equipe, serão criados mapas exploratórios que sintetizam as narrativas lidas. Esta metodologia promove o aprendizado ativo e significativo, estimulando a autonomia dos estudantes na construção do conhecimento e permitindo que apliquem o que aprenderam de maneira criativa e relevante.

  • Seleção e leitura compartilhada de textos literários
  • Discussões em grupo para análise das histórias
  • Criação colaborativa de mapas exploratórios
  • Montagem e apresentação do painel de exploração literária
  • Reflexão coletiva sobre a diversidade cultural representada nos textos

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade será de 10 horas, distribuídas ao longo de 12 aulas de 50 minutos cada. O projeto será desenvolvido em etapas sucessivas, desde a seleção dos textos até a montagem final do painel.

  • Aula 1: Apresentação do projeto e seleção dos textos
  • Aula 2-4: Leitura compartilhada e discussão das histórias
  • Aula 5-7: Planejamento e início da criação dos mapas exploratórios
  • Aula 8-10: Continuação e finalização dos mapas exploratórios
  • Aula 11: Preparação do painel de exploração literária
  • Aula 12: Montagem final do painel e reflexão coletiva sobre o projeto

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e processual, levando em consideração a participação ativa dos alunos durante as etapas de leitura, discussão, colaboração na criação dos mapas e montagem do painel. A capacidade de articular pensamentos, expressar criatividade, e trabalhar em equipe serão aspectos chave. Feedback constante será oferecido para apoiar o desenvolvimento de cada estudante. A avaliação final contemplará tanto o processo de aprendizagem quanto o produto final, o painel de exploração literária, como demonstrações da compreensão dos textos e da valorização da diversidade cultural.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a implementação desta atividade incluem acesso a uma variedade de textos literários impressos e digitais de diferentes culturas, materiais para a criação dos mapas exploratórios (papel, canetas, lápis de cor, tesouras, cola) e espaço adequado para a montagem do painel coletivo. Ademais, será importante o uso de tecnologia, como computadores ou tablets, para a pesquisa e leitura de histórias digitais, além do acesso à internet para facilitar a busca por material adicional se necessário.

  • Coleção diversificada de textos literários
  • Materiais de arte para os mapas exploratórios
  • Tecnologia para acesso a histórias digitais
  • Espaço na sala de aula para o painel de exploração literária

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo