Expedição pelas Palavras

Desenvolvida por: Metili… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e Escrita Criativa

A atividade 'Expedição pelas Palavras' é projetada para despertar nos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental o interesse pela leitura e pela escrita criativa, por meio de uma metodologia ativa denominada Sala de Aula Invertida. Como preparativo, os estudantes explorarão em casa um aplicativo ou site com histórias infantis, com a orientação de identificar palavras-chave ligadas às tramas ou personagens das narrativas. Na sala de aula, organizados em duplas, os alunos enfrentarão o desafio de encontrar essas palavras-chave em um 'mar de palavras' disposto no quadro ou em fichas distribuídas pelo espaço. Após a localização das palavras, cada dupla será incentivada a criar e registrar pequenos textos que utilizem as palavras encontradas, fomentando assim a prática da escrita criativa. Esta abordagem intenciona desenvolver habilidades vitais de busca, seleção de informações e elaboração textual de forma lúdica e interativa, incentivando a autonomia e a colaboração entre os estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa fomentar o desenvolvimento de competências leitoras e escritoras nos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, por meio de uma abordagem prática e colaborativa. Os objetivos específicos incluem estimular o interesse pela leitura e pela escrita criativa, desenvolver habilidades de busca e seleção de informações relevantes em textos, promover a capacidade de compreensão leitora e motivar os estudantes a expressarem suas ideias de maneira coesa e criativa. Desse modo, a atividade não apenas abordará a leitura e a escrita como práticas sociais significativas, mas também incentivará o trabalho em equipe, a autonomia e o pensamento crítico.

  • Estimular o interesse pela leitura de histórias infantis
  • Desenvolver habilidades de busca e seleção de palavras-chave
  • Promover a prática da escrita criativa a partir das palavras selecionadas
  • Incentivar a colaboração e a comunicação entre os alunos
  • Fomentar a autonomia e o pensamento crítico no processo de aprendizado

Conteúdo Programático

A atividade se enquadra no conteúdo programático de Língua Portuguesa para o 2º ano do Ensino Fundamental, abrangendo leitura, interpretação de texto e escrita. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida permite que os alunos assumam um papel mais ativo em seu aprendizado, partindo da exploração individual de textos em casa até o trabalho colaborativo em sala de aula. Assim, os alunos praticarão a identificação de elementos-chave em textos e desenvolverão habilidades de escrita ao elaborar textos criativos a partir das palavras encontradas.

  • Leitura e interpretação de textos
  • Identificação de palavras-chave
  • Escrita criativa
  • Trabalho colaborativo
  • Uso de tecnologias digitais para apoio à aprendizagem

Metodologia

Seguindo a metodologia Sala de Aula Invertida, esta atividade começa com uma tarefa preparatória em casa, onde os alunos exploram histórias infantis digitais para identificar palavras-chave. Em sala, eles participam ativamente de um jogo colaborativo para encontrar essas palavras, promovendo a interação e o pensamento crítico. Ao final, aplicam o que aprenderam ao criarem textos próprios, consolidando assim a aprendizagem de maneira significativa e aplicada.

  • Tarefa prévia de leitura em casa
  • Jogo 'mar de palavras' em sala de aula
  • Elaboração de textos em duplas
  • Apresentação e compartilhamento dos textos criados
  • Reflexão guiada sobre o processo de aprendizagem

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total é de 2 horas, divididas em 3 aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução da atividade e explicação da tarefa de casa. Na segunda, os alunos participarão do 'mar de palavras' e iniciarão a elaboração dos textos. Na terceira aula, finalizarão a produção dos textos e apresentarão suas criações para a turma.

  • Aula 1: Introdução e explicação da atividade
  • Aula 2: Realização do 'mar de palavras' e início da criação dos textos
  • Aula 3: Finalização dos textos e apresentação

Avaliação

A avaliação se dará de forma formativa, considerando a participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade, desde a preparação em casa até a realização em sala de aula. Será dada especial atenção ao esforço na identificação das palavras-chave, criatividade na elaboração dos textos, colaboração entre as duplas e capacidade de expressar suas ideias de maneira clara e organizada. Feedback será fornecido após as apresentações, visando o desenvolvimento contínuo das habilidades de leitura e escrita dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem acesso a um aplicativo ou site com histórias infantis para a tarefa prévia, quadro ou fichas para o 'mar de palavras', materiais para registro dos textos (papel, lápis), além de um dispositivo para cronometrar as atividades e um espaço adequado para a realização das mesmas. Essa combinação de recursos digitais e físicos assegura uma experiência de aprendizado interativa e diversificada.

  • Aplicativo ou site com histórias infantis
  • Quadro e/ou fichas para 'mar de palavras'
  • Papel e lápis para registro dos textos
  • Cronômetro
  • Espaço adequado para a atividade

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo