A atividade 'Expedição pelas Palavras' é projetada para despertar nos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental o interesse pela leitura e pela escrita criativa, por meio de uma metodologia ativa denominada Sala de Aula Invertida. Como preparativo, os estudantes explorarão em casa um aplicativo ou site com histórias infantis, com a orientação de identificar palavras-chave ligadas às tramas ou personagens das narrativas. Na sala de aula, organizados em duplas, os alunos enfrentarão o desafio de encontrar essas palavras-chave em um 'mar de palavras' disposto no quadro ou em fichas distribuídas pelo espaço. Após a localização das palavras, cada dupla será incentivada a criar e registrar pequenos textos que utilizem as palavras encontradas, fomentando assim a prática da escrita criativa. Esta abordagem intenciona desenvolver habilidades vitais de busca, seleção de informações e elaboração textual de forma lúdica e interativa, incentivando a autonomia e a colaboração entre os estudantes.
Esta atividade visa fomentar o desenvolvimento de competências leitoras e escritoras nos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, por meio de uma abordagem prática e colaborativa. Os objetivos específicos incluem estimular o interesse pela leitura e pela escrita criativa, desenvolver habilidades de busca e seleção de informações relevantes em textos, promover a capacidade de compreensão leitora e motivar os estudantes a expressarem suas ideias de maneira coesa e criativa. Desse modo, a atividade não apenas abordará a leitura e a escrita como práticas sociais significativas, mas também incentivará o trabalho em equipe, a autonomia e o pensamento crítico.
A atividade se enquadra no conteúdo programático de Língua Portuguesa para o 2º ano do Ensino Fundamental, abrangendo leitura, interpretação de texto e escrita. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida permite que os alunos assumam um papel mais ativo em seu aprendizado, partindo da exploração individual de textos em casa até o trabalho colaborativo em sala de aula. Assim, os alunos praticarão a identificação de elementos-chave em textos e desenvolverão habilidades de escrita ao elaborar textos criativos a partir das palavras encontradas.
Seguindo a metodologia Sala de Aula Invertida, esta atividade começa com uma tarefa preparatória em casa, onde os alunos exploram histórias infantis digitais para identificar palavras-chave. Em sala, eles participam ativamente de um jogo colaborativo para encontrar essas palavras, promovendo a interação e o pensamento crítico. Ao final, aplicam o que aprenderam ao criarem textos próprios, consolidando assim a aprendizagem de maneira significativa e aplicada.
A carga horária total é de 2 horas, divididas em 3 aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução da atividade e explicação da tarefa de casa. Na segunda, os alunos participarão do 'mar de palavras' e iniciarão a elaboração dos textos. Na terceira aula, finalizarão a produção dos textos e apresentarão suas criações para a turma.
A avaliação se dará de forma formativa, considerando a participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade, desde a preparação em casa até a realização em sala de aula. Será dada especial atenção ao esforço na identificação das palavras-chave, criatividade na elaboração dos textos, colaboração entre as duplas e capacidade de expressar suas ideias de maneira clara e organizada. Feedback será fornecido após as apresentações, visando o desenvolvimento contínuo das habilidades de leitura e escrita dos alunos.
Os recursos necessários incluem acesso a um aplicativo ou site com histórias infantis para a tarefa prévia, quadro ou fichas para o 'mar de palavras', materiais para registro dos textos (papel, lápis), além de um dispositivo para cronometrar as atividades e um espaço adequado para a realização das mesmas. Essa combinação de recursos digitais e físicos assegura uma experiência de aprendizado interativa e diversificada.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula