Feira de Trocas Divertida

Desenvolvida por: Cleoni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual e Consciência Ecológica

A Feira de Trocas Divertida é uma atividade interativa planejada para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, que visa promover a prática de escrita persuasiva, o planejamento e a produção de textos com uma finalidade real e tangível, enquanto também fomenta a economia circular e a reutilização de objetos entre os estudantes. Primeiramente, os alunos serão incentivados a selecionar um brinquedo, livro ou jogo que não utilizam mais e desejam trocar. Em casa, com a supervisão dos pais ou responsáveis, cada aluno criará um anúncio de venda para o seu item, ponderando e redigindo sobre as qualidades que tornam seu objeto especial e desejável para uma troca. Este anúncio será acompanhado de ilustrações ou decorado de forma a atrair atenção para o item. Posteriormente, na sala de aula, os alunos montarão estandes para expor seus itens e anúncios, transformando o espaço em uma pequena feira de trocas. Esta dinâmica permitirá que eles visitem os estandes de seus colegas, leiam os anúncios e decidam sobre suas 'compras', estimulando não só a interação social e a negociação, mas também a reflexão sobre o consumo consciente e a valorização de recursos já existentes.

Objetivos de Aprendizagem

O foco desta atividade é estimular os alunos a desenvolver habilidades de escrita persuasiva, planejamento textual, e compreensão sobre a importância da reutilização e troca como práticas sustentáveis. Ao criar anúncios para os itens que desejam trocar, os estudantes serão desafiados a refletir sobre as características que tornam um objeto especial, trabalhando a habilidade de persuasão e argumentação. Adicionalmente, a organização dos estandes e a participação na feira promoverão noções de responsabilidade, planejamento, e trabalho em equipe, abordando também a economia circular de uma maneira lúdica e educativa.

  • Desenvolver habilidades de escrita persuasiva e argumentação.
  • Praticar o planejamento e produção de texto com propósito real.
  • Entender e aplicar conceitos de economia circular e sustentabilidade.
  • Fomentar a interação social e a capacidade de negociação.

Conteúdo Programático

Esta atividade está alinhada aos objetivos da BNCC, visando trabalhar a escrita, leitura, oralidade, e as competências socioemocionais dos alunos, por meio da prática contextualizada e significativa. O conteúdo programático abrange desde a escrita persuasiva e planejamento de textos até a conscientização sobre a importância da reutilização e sustentabilidade, elementos essenciais para o desenvolvimento integrado dos estudantes.

  • Escrita persuasiva e produção de textos publicitários.
  • Planejamento de texto visando uma finalidade específica.
  • Conscientização sobre reutilização e sustentabilidade.
  • Desenvolvimento de habilidades sociais através da interação e negociação.

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde os alunos terão o primeiro contato com a atividade em casa, escolhendo e preparando seu item para a troca, e criando seu anúncio com auxílio dos pais. Em sala, a abordagem prática será privilegiada, com a montagem dos estandes e a realização da feira, favorecendo o aprendizado através da experiência, da exploração e da reflexão sobre as práticas de consumo consciente e sustentabilidade.

  • Preparação em casa com seleção e planejamento do item a ser trocado.
  • Criação de anúncios de venda que destaquem os atributos dos itens.
  • Montagem de estandes e organização da Feira de Trocas na sala de aula.
  • Visitação dos estandes, leitura dos anúncios e prática de negociação e troca entre os alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas de carga horária. Na primeira aula, será feita a apresentação do projeto e os alunos começarão a criação dos anúncios. Na segunda aula, ocorrerá a montagem dos estandes e a realização da feira.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e início da criação dos anúncios.
  • Aula 2: Montagem dos estandes e realização da Feira de Trocas.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será formativa, focalizando o engajamento dos alunos com o projeto, a criatividade e clareza na elaboração dos anúncios, a organização, apresentação do estande, e a capacidade de interação durante a feira. Será dada atenção especial à reflexão dos alunos sobre o processo de troca e as discussões geradas em torno da sustentabilidade e consumo consciente. Feedback construtivo será providenciado para encorajar o desenvolvimento contínuo das habilidades trabalhadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples como papel, lápis, canetas coloridas e marcadores para a criação dos anúncios. Além disso, será útil contar com mesas ou espaços designados para a montagem dos estandes na sala de aula. O envolvimento dos pais ou responsáveis na etapa de preparação em casa é crucial para o sucesso da atividade, assim como a disposição dos alunos em participar ativamente da feira.

  • Papel, canetas, lápis e marcadores coloridos.
  • Mesas ou espaços para montagem dos estandes.
  • Itens para troca selecionados pelos alunos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo