Heróis do Cotidiano: Conhecendo Grandes Mulheres

Desenvolvida por: Tatian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa, História, Artes
Temática: Mulheres inspiradoras e a igualdade de gênero

Neste projeto educativo, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de conhecer e homenagear mulheres inspiradoras de diversas áreas, como ciência, arte, política e esportes, que desempenharam papéis fundamentais na sociedade e combateram preconceitos. Aprendendo sobre suas brilhantes trajetórias, os estudantes trabalharão em grupos para pesquisar e selecionar uma mulher inspiradora. Após a escolha, eles criarão um mural colorido e informativo com imagens, textos e curiosidades sobre a vida e as contribuições dessas figuras marcantes. Para tornar o aprendizado ainda mais significativo, os alunos escreverão cartas expressando como as histórias dessas mulheres influenciam suas vidas e o valor da igualdade de gênero. Esta atividade não só reforça habilidades de leitura e escrita, mas também promove reflexões profundas sobre respeito, igualdade e o papel crucial das mulheres na construção de uma sociedade mais justa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos deste projeto são enriquecer o vocabulário dos alunos e aprimorar suas habilidades de leitura e escrita, ao mesmo tempo em que desenvolvem uma compreensão profunda do papel significativo das mulheres em diversas esferas da vida. Através da pesquisa e expressão escrita, os alunos também serão estimulados a refletir sobre conceitos de igualdade de gênero, respeito mútuo e a importância de superar estereótipos e preconceitos, fomentando assim uma cultura de valorização da contribuição feminina em todos os campos do conhecimento.

  • Aprimorar as habilidades de leitura e escrita.
  • Promover o reconhecimento das contribuições de mulheres inspiradoras.
  • Estimular a reflexão sobre igualdade de gênero e superação de preconceitos.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Incentivar a expressão individual e a criatividade.

Conteúdo Programático

Este projeto interdisciplinar abordará a importante contribuição de mulheres em diferentes áreas, possibilitando uma exploração rica e diversificada de conteúdos. Além de desenvolver habilidades de leitura e escrita fundamentais, os alunos se engajarão na pesquisa histórica e na discussão de temas sociais relevantes. Este plano englobará o estudo da arte como meio de expressão cultural, a história como construção humana e a literatura como forma de reflexão sobre a realidade.

  • Leitura e interpretação de texto.
  • Pesquisa histórica sobre mulheres inspiradoras.
  • Princípios básicos da igualdade de gênero.
  • Habilidades de escrita e composição de cartas.
  • Criação de murais e expressão visual.

Metodologia

Empregaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, facilitando a construção do conhecimento de forma coletiva e significativa. As atividades serão centradas nos alunos, incentivando a pesquisa autônoma, o trabalho em equipe, e a reflexão crítica. Integraremos diversas fontes de informação e materiais visuais, promovendo um ambiente de aprendizagem rico e estimulante.

  • Formação de grupos de pesquisa e divisão de tarefas.
  • Orientação para pesquisa online e em biblioteca.
  • Sessões de brainstorming para seleção e planejamento de conteúdo do mural.
  • Oficinas de escrita de cartas e técnicas de expressão escrita.
  • Elaboração coletiva do mural e discussões reflexivas em sala de aula.

Aulas e Sequências Didáticas

Este projeto será desenvolvido ao longo de 4 aulas de 50 minutos, distribuídas ao longo de duas semanas. A sequência pedagógica foi desenhada para assegurar um progresso consistente, do entendimento da tarefa às apresentações finais.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação dos grupos de pesquisa.
  • Aula 2: Pesquisa e seleção da mulher inspiradora a ser estudada; início do mural.
  • Aula 3: Continuação da criação do mural e início da redação das cartas.
  • Aula 4: Finalização dos murais e das cartas, seguida de apresentações.

Avaliação

Os alunos serão avaliados pela totalidade de sua participação e contribuição ao longo do projeto. A avaliação considerará critérios como qualidade e profundidade da pesquisa realizada, criatividade e estética do mural, bem como a expressão das ideias e sentimentos na carta. Serão valorizados a colaboração em equipe, o engajamento no projeto e a habilidade de apresentar o trabalho de forma clara e articulada. Exemplos de cartas bem elaboradas e murais informativos e visuais serão compartilhados como modelos de excelência.

Materiais e ferramentas:

Para a realização deste projeto, utilizaremos uma combinação de materiais digitais e físicos. A pesquisa poderá ser feita tanto online, com o auxílio de websites educativos e confiáveis, quanto em livros e periódicos disponíveis na biblioteca. Além disso, providenciaremos materiais artísticos para a criação dos murais.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Livros, periódicos e outros materiais impressos.
  • Papel, cartolina, lápis de cor, marcadores e colas para os murais.
  • Câmera fotográfica ou smartphones para registrar o processo e os murais finais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo