Histórias Colaborativas

Desenvolvida por: Silvia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita Colaborativa e Autônoma

Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental participarão da criação de histórias colaborativas, trabalhando em pequenos grupos. Cada aluno contribuirá com uma parte do enredo e incorporarão elementos gráficos ao texto. Este exercício é projetado para fomentar a cooperação, criatividade e habilidade de escrita, permitindo que os estudantes pratiquem a formação de frases e pequenos parágrafos. A atividade culmina com a cópia das histórias para compartilhamento em turma. Essa abordagem reforça as habilidades de copiar textos breves mantendo suas características, e a escrita colaborativa e autônoma, conforme descrevem as diretrizes da BNCC.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade concentram-se no desenvolvimento da capacidade de comunicação escrita dos alunos, promovendo a percepção da estrutura narrativa e a prática da escrita colaborativa. Além disso, visa fortalecer habilidades sociais, como o trabalho em equipe, a empatia e a responsabilidade, habilidades essas que são essenciais para a formação integral do aluno. Esse exercício de criação coletiva leva os alunos a explorar suas imaginações de maneira estruturada, enquanto se familiarizam com diferentes estilos de escrita. As competências aprimoradas através dessa metodologia são cruciais para o avanço em práticas de letramento e para a aquisição de uma postura crítica desde cedo.

  • Desenvolver a escrita colaborativa em grupos.
  • Promover a criação e reescrita de narrativas curtas.
  • Estimular a criatividade e habilidade de expressão escrita em contextos coletivos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
  • EF02LP07: Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.
  • EF02LP29: Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a habilidade de reconhecimento e prática da escrita de narrativas curtas, com ênfase no trabalho colaborativo e na apreciação de elementos gráficos que enriquecem a narrativa. Os alunos também aprenderão a aplicar conceitos de gramática e ortografia de maneira prática e contextualizada dentro de suas produções, desenvolvendo um entendimento dos diferentes registros de linguagem e estilos textuais. Por meio dessa atividade, os estudantes não apenas reforçam sua capacidade de escrever com legibilidade e clareza, mas também aprendem a interpretar e representar situações e sentimentos por meio de textos breves e visuais.

  • Escrita e colaboração na criação de textos.
  • Introdução à narrativa e estrutura narrativa.
  • Uso de elementos gráficos e visuais em textos.

Metodologia

A metodologia empregada nesta aula se baseia na aprendizagem colaborativa, onde os alunos trabalham juntos para criar e refinar suas histórias. Este método promove a socialização e o respeito às ideias dos colegas, além de estimular o espírito investigativo e a curiosidade natural dos alunos. O uso de metodologias ativas encoraja os alunos a serem protagonistas de seu processo de aprendizagem, facilitando o desenvolvimento de habilidades como escuta ativa, comunicação eficaz e negociação. Os alunos assumem um papel ativo na construção do conhecimento, promovendo a autoconfiança e competência linguística através da experiência prática de desenvolvimento de narrativas.

  • Trabalho em grupo para produção textual.
  • Integração de elementos gráficos e visuais na narrativa.
  • Feedback entre pares para melhorias nas histórias.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é formulado para que a atividade seja desenvolvida em uma única sessão de 60 minutos. Durante esse tempo, os alunos serão introduzidos ao conceito de história colaborativa, organizarão seus grupos, discutirão suas ideias, redigirão suas partes dos textos e finalizarão com apresentações para a turma. Esse formato compacto permite que os alunos participem profundamente em cada etapa do processo, garantindo o engajamento com a atividade e o cumprimento dos objetivos de aprendizagem em um contexto de tempo limitado, mas eficiente.

  • Aula 1: Introdução, desenvolvimento e apresentação das histórias colaborativas.
  • Momento 1: Introdução à Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula explicando a importância das histórias e como elas nos conectam. Comente sobre como cada um terá a oportunidade de ser um 'autor' hoje. Explique que trabalharão em grupos para criar uma história em conjunto, cada aluno contribuindo com uma parte da história e elementos visuais. Pergunte aos alunos se eles já ouviram ou criaram histórias antes. Incentive-os a compartilhar brevemente uma experiência.

    Momento 2: Formação de Grupos e Planejamento (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos, garantindo diversidade em cada um. Forneça papéis e lápis para cada grupo. Explique que eles terão 5 minutos para planejar sobre o que será a história. Dê um exemplo simples de uma estrutura de história para estimular. Circule entre os grupos para garantir que todos estejam envolvidos e contribua com ideias.

    Momento 3: Escrita Colaborativa (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que cada grupo trabalhe em sua história por 20 minutos. Cada aluno deve contribuir com uma ou duas frases para a narrativa. Instrua que usem canetas coloridas para adicionar elementos gráficos. Ofereça assistência conforme necessário, ajudando os alunos a organizarem o enredo e a coerência dos parágrafos. Observe a participação de cada aluno e incentive os grupos a trabalharem juntos, assegurando que as ideias de cada um sejam respeitadas.

    Momento 4: Revisão em Grupo e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Peça a cada grupo que leia sua história em voz alta para outro grupo, e então discutam pontos fortes e sugestões de melhorias. Incentive comentários positivos e construtivos. Auxilie na mediação do feedback, garantindo que todos se sintam valorizados e que as sugestões sejam respeitosas.

    Momento 5: Apresentação Final (Estimativa: 10 minutos)
    Escolha um representante de cada grupo para apresentar a história final à turma. Garanta que cada grupo receba aplausos e encorajamento do restante da turma. Aproveite esse momento para reforçar a importância da colaboração e da criatividade.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere formas de permitir que os alunos utilizem diferentes formas de expressão, como desenhar, para aqueles que podem ter dificuldade na escrita. Incentive o uso de áudio, caso algum aluno tenha dificuldades visuais. Certifique-se de que todos os materiais de leitura estejam em um formato legível para os alunos com diferentes habilidades. Garanta que os alunos tenham tempo e espaço suficientes para colaborar de forma que todos se sintam confortáveis para participar. Seja sensível e compreensivo com as necessidades individuais, elogiando o esforço de participação, independentemente do nível de proficiência.

Avaliação

A avaliação nesta atividade será contínua e formativa, com foco no processo de escrita colaborativa e no produto final da história criada pelo grupo. O professor observará a interação entre os alunos, a contribuição de cada um para a narrativa e o envolvimento no processo de revisão e edição. Os critérios de avaliação incluem criatividade, coesão do texto, participação e colaboração, e uso de elementos gráficos. Feedback construtivo será fornecido individualmente e coletivamente para encorajar o progresso. Para promover a inclusão, adaptações nos critérios de avaliação podem ser feitas para atender às diferentes necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos.

  • Observação da interação e colaboração em grupo.
  • Avaliação da criatividade e coesão textual.
  • Feedback individualizado e coletivo para aprimoramento.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos utilizados na atividade incluem papel, lápis, canetas coloridas e acesso a materiais visuais, como recortes ou revistas para ilustrações, que servirão para inspirar a escrita e criar os elementos gráficos das histórias. Incentiva-se o uso de tecnologias, como tablets ou lousa digital, caso disponível, para revisar e exibir histórias finais digitalmente. Esses recursos são essenciais para fornecer um ambiente rico em estímulos criativos, onde os alunos possam explorar e expressar suas ideias de maneira diversificada, reforçando o aprendizado em escrita colaborativa e expressiva.

  • Papel e lápis para escrita.
  • Canetas coloridas para elementos gráficos.
  • Recortes de revistas para inspiração visual.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos da demanda que os professores enfrentam no cumprimento de todas as suas tarefas diárias. No entanto, a promoção da inclusão e acessibilidade é essencial para garantir um ambiente de aprendizado justo para todos. Apesar da turma não apresentar condições ou deficiências específicas, é sugerido que o professor adote práticas que promovam a equidade e o respeito à diversidade. Essas práticas podem incluir a observação atenta ao comportamento dos alunos para identificar possíveis dificuldades e a oferta de apoio adicional. Sugerimos o uso de diferentes formas de apresentação, como oral e escrita, para atender a vários estilos de aprendizagem, e uma abordagem individualizada ao fornecer feedback, levando em consideração as necessidades de cada aluno.

  • Observação do comportamento para identificar dificuldades.
  • Oferta de formas variadas de apresentação de texto.
  • Feedback individualizado considerando necessidades específicas.

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