Nesta atividade pedagógica prática, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão desafiados a criar um 'jornal falado'. Esta abordagem visa desenvolver habilidades de comunicação e expressão oral, além de fomentar a capacidade de pesquisa e trabalho em equipe. Cada aluno ou grupo de alunos ficará responsável por uma seção do jornal, como notícias da escola, esportes, cultura, ou entrevistas com professores e alunos. Ao longo deste processo, eles precisarão coletar informações, preparar e ensaiar a apresentação de suas seções. Este exercício prático propõe uma experiência enriquecedora, permitindo aos alunos expressarem ideias com clareza, utilizando um tom de voz audível e uma articulação eficaz, respeitando os turnos de fala e aplicando formas de tratamento adequadas durante as interações. A atividade engaja os estudantes em práticas de comunicação oral efetiva, destacando a importância do respeito mútuo e da colaboração.
O objetivo dessa atividade é habilitar os alunos a expressarem-se com clareza e confiança em situações de interação oral, reconhecendo a importância de uma comunicação eficaz. Destaca-se a habilidade de ouvir e respeitar os turnos de fala, além do uso adequado de formas de tratamento durante as conversações. Pretende-se, assim, incentivar a pesquisa e organização de informações, promovendo a capacidade de síntese e apresentação de conteúdos de forma coerente e articulada. Esta atividade visa também estimular a cooperação entre os colegas, desenvolvendo a percepção de que o trabalho em equipe é fundamental para a construção de um projeto comum.
O conteúdo programático abordará técnicas de expressão oral, estruturação de apresentações, e a importância da comunicação eficaz. Serão exploradas as diferentes seções de um jornal, com foco em como coletar informações relevantes, organizar dados e transmiti-los de maneira clara e precisa. Além disso, o programa enfatizará o respeito pelas regras de conversação, incluindo o respeito aos turnos de fala e o uso de formas de tratamento adequadas em diferentes contextos.
A metodologia aplicada será a Roda de Debate, complementada por exercícios práticos em grupo. Inicialmente, organizar-se-ão rodas de conversa para discutir os temas das seções do jornal, orientando sobre como realizar entrevistas e coletar dados. As equipes planejarão suas seções, realizando pesquisas e preparando suas apresentações. Este processo será guiado por exercícios de expressão oral e atividades que estimulem a escuta ativa e a colaboração entre os estudantes. Será dada especial atenção ao desenvolvimento de habilidades de comunicação clara e efetiva, preparando os alunos para apresentar suas seções de maneira articulada e confiante.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas, totalizando 2 horas. Na primeira aula, serão introduzidos os objetivos e a metodologia do projeto, divididos os grupos e escolhidas as seções do jornal. Os alunos começarão a buscar informações e a esboçar suas apresentações. Na segunda aula, os alunos finalizarão as preparações e realizarão as apresentações de suas seções, seguidas de uma sessão de feedback construtivo.
A avaliação será contínua e baseada na participação, colaboração e no produto final apresentado pelos alunos. Será levado em conta a clareza e articulação durante as apresentações, a capacidade de respeitar os turnos de fala, a adequação das formas de tratamento utilizadas, a qualidade da pesquisa e organização das informações. Além disso, avaliar-se-á a habilidade de trabalho em equipe. Feedbacks construtivos serão fornecidos após as apresentações, promovendo a reflexão sobre os pontos de melhoria e os aspectos bem sucedidos.
Os recursos necessários incluem acesso à internet para pesquisa, materiais de escrita para anotações e organização das seções, equipamento de áudio para as apresentações e um espaço adequado para realizar tanto as rodas de debate quanto as apresentações finais. Estes materiais e espaços são fundamentais para o desenvolvimento da atividade, permitindo que os alunos se engajem plenamente no projeto.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula